Aqui se aprende com o que se come

O “Aqui se aprende com o que se come” é uma iniciativa que visa incentivar processos de reflexão sobre as práticas alimentares dos bebês, crianças, adolescentes e famílias, em prol de uma alimentação adequada, saudável e sustentável.
Pretende-se oportunizar o desenvolvimento de práticas educativas que valorizem a cultura alimentar, a sociabilidade, a comensalidade, o prazer e que promovam experiências que favoreçam a formação de cidadãos solidários, críticos e responsáveis pelas suas práticas alimentares e com planeta.
Para isso, serão disponibilizados uma vez no semestre, alimentos in natura ou minimamente processados, sendo parte do quantitativo para atividades na escola e outra parte para que os bebês, crianças e adolescentes possam compartilhar aprendizagens junto às famílias.
O público-alvo inicialmente serão todas as CEMEIs e EMEIs, as quais participaram ou estão participando da formação Cozinhas & Infâncias em 2023. Oportunamente os CEIs e EMEFs serão contemplados com a iniciativa sendo que em 2024, pretende-se atingir todas as UEs da Rede Municipal de Ensino.
Acesse as abas abaixo para mais informações!
Acesse aqui o e-book da iniciativa para mais informações e sugestões de possibilidades pedagógicas.
Posteriormente às ações desenvolvidas, preencha o formulário com os relatos das práticas educativas realizadas na sua UE a partir do projeto conforme modelo no final do e-book.
Divulgue para seus colegas o informativo com o resumo do projeto e compartilhe com as famílias as receitas disponíveis na aba “informações para a família”.
Acesse aqui as receitas sugeridas com os alimentos da primeira etapa do projeto:
Receita de nhoque de batata doce (batata doce)
Receita de beiju de mandioca (mandioca)
Receita de curau de milho (leite em pó)
Receita de hambúrguer de ervilha e berinjela (ervilha e farinha de mandioca)
Receita de sopa marroquina harira (lentilha e grão de bico)