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O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) atende às unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) no desenvolvimento de práticas pedagógicas para crianças e adolescentes que em virtude de situações sociais, culturais ou emocionais, se encontram em sofrimento ou com significativos prejuízos no seu processo de escolarização. O núcleo atua com equipes multidisciplinares advindas da carreira do magistério municipal, psicólogos, psicopedagogos e coordenadores do NAAPA, em itinerâncias às escolas, em grupos de trabalho e na orientação quanto à articulação da rede de proteção social, objetivando a garantia de direitos de bebês, crianças e adolescentes, notadamente quanto à permanência, desenvolvimento e aprendizagem. Ele é vinculado à Coordenadoria Pedagógica – COPED.

A quem atendemos

O NAAPA atende às unidades escolares da RME de São Paulo no desenvolvimento de métodos, recursos e práticas pedagógicas que possibilitem a permanência, o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças e adolescentes que, em razão da vivência de complexas situações sociais, culturais ou emocionais, se encontram em sofrimento ou com significativos prejuízos no seu processo de escolarização.

O que fazemos

Como um núcleo de apoio, temos o desafio de criar e potencializar condições de enfrentamento das problemáticas vividas nas Unidades Educacionais no que se refere às questões que embaraçam o processo de aprendizagem dos (as) educandos (as).

Neste percurso, que considera a complexidade da vida, as atividades do NAAPA se pautam em práticas pedagógicas e educativas que respeitam a diversidade humana e os diferentes modos e potências do aprender.

Deste modo, apoio e acompanhamento constituem as principais atividades realizadas pelas equipes do NAAPA.

Como fazemos

O NAAPA desenvolve suas atividades com a escola por meio de duas modalidades de atenção:

Na itinerância, que acontece a partir da solicitação da escola: a equipe faz o levantamento de todos os dados relativos à queixa escolar. Esse conjunto de informações, percepções e reflexões que emergem das relações estabelecidas entre equipe escolar e equipes do NAAPA oferecem subsídios para a elaboração do Plano de Acompanhamento Multidisciplinar para a Escolarização – PAME (que será o norteador das ações necessárias)

A segunda modalidade de atenção das equipes do NAAPA são os Grupos de Trabalho – GT:  um espaço de encontro com educadores/as de distintas unidades educacionais, que  visa promover a discussão em grupo e privilegiar o debate e a escuta, potencializando a elaboração coletiva de saberes e práticas que contribuam para o enfrentamento de desafios que, muitas vezes, desmobilizam os/as educadores/as.

Diante das situações de maior complexidade e que demandam a atuação ativa da rede de proteção, as equipes do NAAPA realizam intenso trabalho de interlocução e articulação com profissionais da saúde, assistência social, sistema de justiça e demais membros da rede de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Solicitando apoio

A solicitação poderá acontecer por diferentes meios: documentos oficiais encaminhados pela unidade escolar, solicitação apresentada pela supervisão escolar e demais setores da DRE, situações que surgem a partir das discussões nos GTs, solicitação de agentes externos tais como: Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, Conselho Tutelar, Unidades de Saúde, Serviços de Assistência Social, bem como outros agentes que compõem a rede de proteção social do território e de outros agentes diretamente envolvidos com os processos de escolarização.