Notícias
Projeto idealizado por professora da rede compartilha objetos e conhecimentos sobre a cultura indígena
Ação permite intercâmbio cultural e maior contato com itens do cotidiano dos povos originários
Publicado em: 15/08/2023 15h48 | Atualizado em: 15/08/2023
A professora Renilde Passos leva para suas aulas na EMEF Dep. Caio Sérgio Pompeu de Toledo e no CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves (ambas unidades da DRE Guaianases), objetos da cultura indígena para que os estudantes tenham maior contato e conhecimento. A partir disso, ela teve a ideia de compartilhar esses itens para que outros educadores pudessem trabalhar sobre este tema na prática.
Esse é o projeto “Nossas Raízes”, onde Renilde monta caixas com itens da cultura indígena de seu acervo pessoal como colares e sementes para aprenderem sobre a construção, filtro dos sonhos, maraca, pau de chuva, zarabatana, entre outros.
Além de circular pelas escolas onde atua, essas caixas são emprestadas para outros educadores, que levam para suas unidades e mostram os itens para os estudantes que podem manipular e conhecer de perto os objetos, potencializando o aprendizado sobre a cultura dos povos originários.
“Comecei usando com meus estudantes e achei que seria legal que outras turmas também tivessem contato com objetos da cultura indígena. É difícil ter nas escolas, então eu faço esses empréstimos”, disse Renilde sobre a criação do projeto.
Junto aos objetos, Renilde também envia uma sugestão de livro do acervo da escola, geralmente de autores indígenas, para que além de ver e manipular o objeto, o estudante conheça mais sobre a cultura como um todo.
“A ideia central é combater estereótipos preconceituosos, proporcionando conhecimento. É importante conhecer a cultura indígena, que são nossas raízes. É importante conhecer a verdadeira história dos povos originários. A cultura indígena é uma cultura viva que a gente precisa trabalhar nas escolas para não estereotipar”, falou.
A professora idealizadora do projeto ainda relata que um professor levou uma caixa para realizar atividades com sua turma e ao chegar lá a direção escolar pediu que fosse trabalhado com todos.
Após o uso, os educadores devolvem as caixas e compartilham fotos e relatos de como usou aqueles itens e como eles contribuíram para o ensino dos estudantes. As experiências são divulgadas nas redes sociais.
Renilde também usa esses itens em suas aulas. Durante as atividades, a professora recebeu vídeos de indígenas da comunidade Kariri-Xokó, na Bahia. Um conta um pouco sobre como é feita a maracá e canta uma canção de sua cultura para mostrar como ela é usada. No outro, uma indígena explica sobre o artesanato com as sementes e conta que as mais usadas são a de açaí, mulungu e coco.
Os vídeos foram apresentados para os estudantes da EMEF Dep. Caio Sérgio Pompeu de Toledo, onde Renilde é Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL). Eles ficaram felizes em aprender sobre a cultura indígena com os próprios indígenas, o que fortaleceu ainda mais esse intercâmbio cultural.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o EducaVest, cursinho pré-vestibulinho gratuito para os estudantes da Rede Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para envio de textos para os livros Descobrir-se Autor e Revelar-se Autor da Academia Estudantil de Letras (AEL)
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME convida educadores a cadastrarem projetos de Educomunicação
Saúde Escolar
CEU Perus recebe roda de conversa promovida em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil sobre prevenção do câncer de colo de útero
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação inicia a distribuição do 1º ciclo do Programa Leve Leite
Secretaria Municipal de Educação
Curso "Imprensa Jovem: Estudante Mediador dos ODS/UNESCO" terá inscrições abertas nesta quarta (26)
Relacionadas

Estão abertas as inscrições para o EducaVest, cursinho pré-vestibulinho gratuito para os estudantes da Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 28/03/2025 1h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições abertas para envio de textos para os livros Descobrir-se Autor e Revelar-se Autor da Academia Estudantil de Letras (AEL)
Publicado em: 28/03/2025 10h03 - em Secretaria Municipal de Educação

SME convida educadores a cadastrarem projetos de Educomunicação
Publicado em: 27/03/2025 5h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Perus recebe roda de conversa promovida em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil sobre prevenção do câncer de colo de útero
Publicado em: 27/03/2025 4h04 - em Saúde Escolar

Secretaria Municipal de Educação inicia a distribuição do 1º ciclo do Programa Leve Leite
Publicado em: 26/03/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação