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Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino visitaram museus da capital paulista em 2024 com abordagem focada na Educação Antirracista

Visitas acontecem através do Projeto Itinerâncias Antirracistas que promove acesso a instituições que reconhecem as produções das populações negras, indígenas e migrantes

Publicado em: 16/05/2025 16h13 | Atualizado em: 16/05/2025
Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro

O Projeto Itinerâncias Antirracistas organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME)  transforma os museus da capital paulista em verdadeiras extensões da sala de aula para fortalecer o aprendizado das histórias e culturas das populações indígenas, africanas, afro-brasileiras e migrantes, além de ampliar o repertório cultural dos estudantes e reforçar o direito ao acesso a vários espaços da cidade. 

No último ano, 25.919 estudantes de várias idades da Rede Municipal de Ensino participaram das visitas guiadas do projeto em instituições como o Museu Afro, o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca, Instituto Moreira Salles e SESC Vila Mariana. Número que mais do que dobrou em relação a 2023 quando foram impactados 11,5 mil estudantes. 

No primeiro trimestre deste ano foram mais de 50 visitas monitoradas realizadas com 2,2 mil estudantes. Até o final de maio esse número deve totalizar 210 visitas e mais de 8,5 mil alunos participantes em 2025. As inscrições seguem abertas para as escolas municipais ao longo do ano. Neste ano a parceria também inclui o Museu das Favelas. Cada unidade pode escolher uma visita que dialogue com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade e com as ações em desenvolvimento. 

A iniciativa é liderada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-raciais (NEER) da SME e surgiu em 2023 através de parcerias com instituições culturais e museológicas com ações que reforçam o comprometimento no enfrentamento ao racismo e à xenofobia. Durante as visitas guiadas os estudantes seguem roteiros com foco na educação antirracista e não xenofobica elaborados em conjunto com os setores educativos dos museus. 

O objetivo do projeto é expandir e qualificar as propostas pedagógicas realizadas nas escolas voltadas à valorização da diversidade etnico-racial e promoção da equidade através de saídas pedagógicas que potencializam o aprendizado dos estudantes sempre com uma continuidade de ações. A orientação é que as escolas sempre realizem atividades antes da visita para preparar os estudantes para compreender melhor as exposições, bem como entender a dinâmica e compromissos das instituições. 

Educação Antirracista

O Projeto Itinerâncias Antirracistas se soma a outras ações desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino da capital paulista que são coordenadas pelo NEER com base nos princípios de Equidade, Educação Inclusiva e Educação Integral, que tem como objetivo central fomentar e promover práticas antirracistas, inclusivas e acolhedoras a todas e todos. Formar profissionais atentos às desigualdades e comprometidos com esses valores. 

A Rede Municipal conta com três documentos de Orientações Pedagógicas que trata dos povos afro brasileiros, indígenas e migrantes que compõem o Currículo da Cidade, disponível online e que foram distribuídos em formato impresso para todas as unidades educacionais. O documento foi elaborado de forma colaborativa com profissionais de diferentes áreas e traz exemplos práticos e fornece subsídio para continuidade da implementação das Leis nº 10.639/2003 e  n° 11.645/2008 que determinam que as redes de ensino trabalhem as temáticas cultura afro-brasileira, indígena e migrante.  

Também foram adquiridos mais de 700 mil livros literários sobre a temática étnico-racial para compor os acervos das escolas municipais. São títulos que também valorizam a diversidade de autoria e são destinados a diferentes públicos. Além disso, foi realizada a aquisição inédita de 128 mil bonecas e bonecos negros e migrantes destinadas às escolas de Educação Infantil, incluindo unidades parcerias, para atividades de cunho pedagógico e antirracista.

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