Notícias

Seminário e Mostra de Tecnologia

Escolas apresentam projetos de robótica, tecnologia assistiva, aplicativos, games, mídias digitais e programação digital

Publicado em: 15/03/2019 12h38 | Atualizado em: 04/05/2021


acao_e_reflexos.jpg

Cerca de dois mil alunos e professores da Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo ocupam, entre os dias 25 e 26 de novembro, o Pavilhão da Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera, para mostrarem as suas práticas em tecnologia aplicada à aprendizagem. Entre diversas iniciativas, é possível conhecer projetos de escolas sobre robótica, tecnologia assistiva, aplicativos, games, mídias digitais e programação digital.

A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), é chamada de “Seminário e Mostra de Tecnologia – Ação promovendo a Reflexão”. Nos dois dias ocorrem programações simultâneas onde os participantes podem optar em participar de palestras, vivências temáticas, mostra de banners digitais e oficinas, todas desenvolvidas por alunos e professores da RME de todas as regiões da cidade.

01_12_acao_e_reflexos.jpg
Abertura do evento.

Durante o evento ocorre também uma “Jam de Robótica”. A ocasião reune cerca de 300 crianças por dia, que aprendem os princípios básicos do uso do kit de robótica e linguagem de programação, além de cumprirem desafios durante todo o evento.

02_19_acao_e_reflexos.jpg
“Jams de Robótica”.

O aluno Alison Santiago, de 13 anos, estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olegário Mariano, no bairro Jardim São José, na região da Capela do Socorro. Ele participa da mostra apresentando com seus professores e colegas o trabalho de robótica que já desenvolvem há seis meses na escola, dentro do Projeto Robótica, Ética e Cidadania. Ele conta que fazer a montagem dos robôs é bem divertido, mas que prefere fazer a programação. “Montar e ensinar o robô o que ele precisa fazer é muito legal. Eu via na televisão aqueles robôs, mas nunca imaginei que um dia eu pudesse fazer algo parecido. O bom também é que a gente sempre trabalha em equipe. Entre outras coisas, discutimos quais sensores e comandos vamos incluir no protótipo”, disse o garoto.

02_15_acao_e_reflexos.jpg
Alison Santiago trabalhando na programação do seu robô.

Um dos professores que coordena o projeto, Marcelo Penna, disse que robótica e mecânica aplicada fazem parte da rotina de suas aulas de Informática Educativa. “Faço questão de inserir, nas aulas, produção 3D, programação básica e em scratch. Acho que gera autonomia. Em escolas dos Estados Unidos e na Europa já acontece isso e acho que desta forma oferecemos uma experiência proporcional. Creio que devemos dar aos nossos alunos aulas entusiasmadoras, pra curtir”, disse o professor.

Confira alguns registros dos eventos:

Galeria 1
Galeria 2

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com duas capas de periódicos: uma da revista Qualé e outra do Jornal Joca.

SME distribui mais de 500 mil exemplares da Revista Qualé e Jornal Joca 

Publicado em: 28/06/2023 11h00 - em Educomunicação

Fotografia de várias pessoas sentadas em cadeiras olhando para um homem que está a frente falando e atrás dele tem um telão com imagem projetada.

Mais 100 escolas recebem projeto piloto sobre sofrimento emocional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos

Publicado em: 27/06/2023 4h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto aérea da cidade de São Paulo.

Prefeitura inicia obras para construção do CEU Cidade Ademar, o primeiro no modelo de PPP

Publicado em: 27/06/2023 2h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem 1 Certa

Professora da EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz se destaca por práticas antirracistas

Publicado em: 27/06/2023 1h53 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Etnico

SME abre inscrições para curso sobre educação para relações étnico-raciais e para diversidade

Publicado em: 27/06/2023 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 123 124 125 126 127 1.479