Notícias
Projeto Leituras e Culturas e Parque Sonoro no CEI Quinta do Sol
Proposta foi apresentada também no Congresso Municipal de Educação para relações Étnico-Raciais
Publicado em: 10/11/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020No mês de junho deste ano foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o II Congresso Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, o evento discutiu a necessidade de promover ações de combate ao preconceito, discriminação e racismo e de promoção da igualdade étnico-racial, e todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) enviaram projetos que trabalharam a temática proposta.
Na DRE Penha foi apresentado o “Projetos Leituras e Culturas e Parque Sonoro”, este em andamento desde o mês de agosto de 2015 no Centro de Educação Infantil (CEI) Quinta do Sol, tem por objetivo principal disseminar a diversidade de títulos literários, narrativas, contos tradicionais e cânticos populares, com uso de recursos materiais variados, incluindo diferentes instrumentos musicais e músicas, a fim de estimular a percepção das crianças quanto à grandiosidade cultural do país.
A professora responsável pelo projeto, Patrícia Alessandra Pereira de Assis, explicou que a proposta começou a ser elaborada a partir das discussões do Projeto Especial de Ação (PEA). Ela notou que as leituras em sala eram feitas de modo muito aleatório e decidiu utilizar o acervo que tinha na biblioteca do CEI para avaliar com um enfoque diferente as culturas Afro e Indígena.
Com isso passou a realizar leituras diárias, e que era possível direcionar aos alunos de qualquer sala e faixa etária. Além disso, com o projeto “Parques Sonoros” do “Programa São Paulo Carinhosa”, pôde produzir e confeccionar instrumentos musicais juntamente com as crianças, e dessa forma as leituras e contação de histórias passaram a ter música.
“Há a expectativa de oferecer às crianças o contato permanente com um amplo repertório de histórias, fruto de construções culturais de nosso território, oriundas, sobretudo, das tradições europeias, africanas e indígenas”, afirmou a professora.
De acordo com ela esse trabalho vem obtendo considerável participação das crianças desde o início de sua implementação, as quais se mostram curiosas e alegres em vivenciar as propostas “Quanto mais ‘brincada’ for a experiência, maior será o envolvimento. E o verso que cantamos iniciando as Rodas, sempre acompanhado de algum instrumento, faz o clima para as histórias chegarem: ‘Tin, tin, tin/ É a hora da história!…’”, explica.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza 11° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos com premiação de R$85,5 mil
Secretaria Municipal de Educação
O Recreio nas Férias 2025 está chegando e as inscrições começam nesta segunda-feira (11)
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Relacionadas
Seminário Somos Amigos do Peito 2023 terá inscrições abertas a partir desta segunda-feira (31)
Publicado em: 28/07/2023 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Cerca de 3 mil estudantes das escolas municipais da capital participam da 15ª Campus Party Brasil
Publicado em: 26/07/2023 6h03 - em Núcleo Técnico de Currículo
DRE Santo Amaro e DRE Capela de Socorro promovem diálogo entre educadoras que são referência na Educação Antirracista
Publicado em: 26/07/2023 2h44 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
SME produz vídeo que destaca educação antirracista e o protagonismo da mulher negra
Publicado em: 25/07/2023 8h05 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura convoca mais Professores de Educação Infantil aprovados em concurso
Publicado em: 25/07/2023 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação