Projeto estimula estudantes a produzirem documentário, curta-metragem e jornal

Alunos da EMEF Profª Maria Antonieta D’Alkimin Bastos têm a oportunidade de experimentar e criar materiais com diferentes linguagens

Publicado em: 03/10/2022 15h14 | Atualizado em: 04/10/2022

Fotografia mostra 5 estudantes que estão sentados à frente de notebooks. Na mesa vemos mouses, fios e headset.

Estudantes da EMEF Profª Maria Antonieta D’Alkimin Bastos, da DRE Butantã, estão participando de um projeto de extensão de jornada que inclui produção de documentários, curtas-metragens e um jornal. Os alunos são do ciclo autoral e estão entre o 6º e 9º ano.

O projeto começou com trabalhos de cinema e audiovisual. Os alunos produziram documentários, reportagens, sinopses e eles mesmos deram a ideia de produzirem um jornal. A professora orientadora do projeto, Paula Leocádia, deu apoio para que eles começassem  a produção.

Os estudantes vão em busca das pautas, escrevem as notícias e fazem fotos e ilustrações, com liberdade para escrever sobre aquilo que vai ao encontro com seus interesses, trabalhando o protagonismo e autonomia desses estudantes. Normalmente as matérias são sobre o cotidiano da escola. A revisão e diagramação do material finalizado são feitas pela professora.

“Esse é um momento de experimentar a linguagem de forma mais prazerosa, experimentar a Língua Portuguesa através de outros métodos”, disse a professora Paula Leocádia. Ela ainda comentou que os estudantes são bem engajados e que algumas vezes ficam até em dias que não há aula do projeto, para finalizar o trabalho.

A primeira edição do Jornal D’Alkimin foi publicada em meados de setembro, com matérias sobre a história da escola, homenagens a um professor que faleceu e projetos que aconteceram dentro da unidade. Será publicada uma edição por mês e a de setembro já está sendo finalizada, as reportagens seguirão a temática do Setembro Amarelo, mostrando as atividades produzidas e mensagens sobre a prevenção do suicidio.

O material finalizado é divulgado pelas redes sociais da escola. No mural da escola fica uma edição impressa exposta e é entregue uma em cada sala, além de os estudantes compartilharem com família e amigos.

Clique aqui e confira a primeira edição do jornal D’Alkimin

Cinema e produções audiovisuais

Um estudante está de pé e segura um microfone. ele está de costas para uma lousa que está escrito "democracia".

Estudante do projeto em uma gravação de documentário.

Antes de darem início à produção do material jornalístico, a turma do projeto Fortalecimento das Aprendizagens estava estudando sobre a elaboração de textos para produções audiovisuais.

As experimentações de linguagens eram feitas através de roteiros, sinopses, críticas, reportagens, documentários, entre outros. Os estudantes faziam toda essa tarefa de conhecer o que vem antes de um filme ser lançado.

Quando estavam familiarizados com essa linguagem, os estudantes passaram a tirar essas produções do papel. Foram gravados 4 documentários e 1 filme de ficção, todas as produções foram em curta-metragem.

Os próprios estudantes que gravaram e apresentaram os documentários, a professora dava auxílio e fez as edições. Esses documentários foram sobre a professora Maria Antonieta D’Alkimin Bastos, que dá nome à escola; a história do ping pong, a fome no Brasil, entre outros. Para o filme de ficção, que foi de terror, eles também atuaram. A gravação foi feita na brinquedoteca e nos arredores da escola e a obra leva o nome de “A criatura”. Quando estão finalizados, são exibidos nas salas de aulas para as turmas da escola.

Outros documentários ainda estão em fase de produção. As aulas do projeto são intercaladas entre o jornal D’Alkimin e as produções audiovisuais. Tudo é feito em parceria, os estudantes trabalham em equipes e com a professora nas produções, que entram como método para que eles estudem gramática e conheçam diversos gêneros textuais na prática.

Clique aqui e assista ao filme “A criatura”

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação