Notícias

Equipes de COPED e DIPED fazem balanço dos trabalhos desenvolvidos

O encontro aconteceu na quarta, 7 de dezembro, na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ

Publicado em: 08/12/2016 15h51 | Atualizado em: 04/05/2021

equipes_de_COPED_e_DIPED_fazem_balanco_dos_trabalhos_desenvolvidos_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu na última quarta, 7 de dezembro, a reunião de encerramento das equipes da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e das Diretorias Pedagógicas (DIPED) das 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade de São Paulo. A ação teve o objetivo de avaliar e fechar os trabalhos desenvolvidos entre 2013 e 2016.

O encontro aconteceu na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVMA), reuniu diretores e representantes das DIPED, supervisores técnicos das Diretorias Regionais de Educação, diretores de Divisão e Núcleo da COPED da SME e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, e da Secretária Adjunta Municipal de Educação, Fátima Antonio.

Entre as ações da COPED desenvolvidas nesta gestão estão:

  • A implementação da Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino – Programa Mais Educação São Paulo, instituído em 2013, que reorganizou os ciclos no Ensino Fundamental. O programa focou o currículo, a formação, avaliação e gestão pedagógica;
  • Instituição do Plano Municipal de Educação (PME) com vigência até 2025;
  • Criação do Núcleo de Apoio e Acompanhamento à Aprendizagem (NAAPA);
  • Adesão do Programa Projovem Urbano – oportunidade para 1.200 jovens completarem o Ensino Fundamental;
  • Criação do Programa Transcidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O programa garantiu a matrícula de 100 travestis e transexuais, além de formação específica para educadores. 
  • Criação do Programa “São Paulo Integral”;
  • Criação de Projeto de Robótica Educacional;
  • Criação do Programa Paz nas Escolas;
  • Criação de quatro polos de Educação em Direitos Humanos nos CEUs, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
  • Política de Educação Especial Paulistana – garantiu 30 mil vagas em cursos na área de Educação Especial;
  • Criação do Sistema de Formação de Educadores (CEU – FOR) – 452 mil vagas em cursos de formação pedagógica.
  • Criação da UniCEU – Parceria com as principais Universidades Públicas federais e estaduais por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Cerca de 7.200 vagas em cursos superiores e de aperfeiçoamento gratuitos e de qualidade. 
  • Formação Continuada dos Educadores indígenas que atuam nos três Centro de Educação e Cultura Indígena (CECIs).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de professora na sala de leitura, dois estudantes olham atentamento para ela. Todos usam máscaras

SME divulga classificação prévia dos interessados na contratação temporária

Publicado em: 07/01/2022 9h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Em cima, os dizeres: Gratificação de difícil Acesso. No meio: desenho de um mapa, com um localização ao centro, destacada por um pin

Gratificação de Difícil Acesso: saiba como identificar o distrito da sua escola

Publicado em: 06/01/2022 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com um professor usando máscara de proteção individual e estudantes sentados em suas cadeiras.
Imagem mostra uma sala de escape room com o ambiente decorado em forma de castelo de bruxa. Na sala é possível ver uma janela com imagem de cemitério, uma bruxa voando em sua vassoura, caldeirão, estante de poções.

Professores e estudantes de escola municipal de São Paulo criam ‘escape room’ pedagógico

Publicado em: 03/01/2022 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Vila Carrão

Mudanças no PTRF dão mais agilidade no repasse de verba às escolas 

Publicado em: 03/01/2022 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 262 263 264 265 266 1.477