Notícias

Crianças do CEI Jd. Shangri-lá descobrem as cores, formas e texturas do milho

Trabalho realizado a partir do recebimento do milho “in natura” encaminhado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar

Publicado em: 16/08/2018 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_jd_shangrila_milho_1_740_x_430.jpg

       A Coordenadoria de Alimentação Escolar encaminhou às Unidades Educacionais, no mês de junho deste ano, o milho verde “in natura”.

     A palavra milho significa “o sustento da vida”. Segundo o historiador Sergio Buarque de Holanda, o milho é o principal alimento da população paulista, sendo chamada por ele de “civilização do milho”. Apesar disso, a urbanização fez com que acontecesse o distanciamento da produção e plantio de diversos alimentos, fazendo com que as suas origens se tornassem desconhecidas por parte de muitas crianças.

      Aproveitando o envio deste alimento, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jd. Shangri-lá Núcleo III, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, que já desenvolve um trabalho pedagógico voltado para a imersão das crianças na exploração e valorização de diferentes culturas, ofereceu a elas a oportunidade de manusearem as espigas, conhecendo-as e descobrindo suas cores, formas e texturas.

     Neste trabalho de exploração e descobertas, as crianças foram as protagonistas, responsáveis por descascar as espigas, encaminhar para o preparo na cozinha e, finalmente, fazer a degustação após o cozimento. A diretora Benedita Mello disse que muitas crianças desconheciam o alimento em sua forma mais natural, chamando-o de “banana”. O resultado desse trabalho foi uma grande aceitação do milho cozido.

    Foi uma experiência que todas as crianças do CEI vivenciaram e, com isso, puderam trocar experiências com os colegas. Ainda de acordo com a diretora, os diálogos entre as crianças mostraram o quanto significativo foi a experiência.

CEI_jd_shangrila_milho_2_740_x_430.jpg

     Essa mesma Unidade possui uma horta e tem desenvolvido trabalhos com as crianças e as famílias. Os familiares contribuem com o cultivo e organização da horta. As crianças também participam de todo o processo de plantio, desde o cultivo do terreno até a realização da colheita. A horta possui muitas hortaliças, legumes e árvores frutíferas, entre elas, uma bananeira. A diretora relatou que colocou dois cachos de bananas verdes colhidos na horta para amadurecerem no corredor da Unidade, possibilitando a toda comunidade escolar acompanhar o amadurecimento da fruta.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mãe amamentando sua bebê. Ela esta sentada em uma poltrona e ao seu lado está o seu companheiro que também olha para a bebê.

Seminário Somos Amigos do Peito 2023 terá inscrições abertas a partir desta segunda-feira (31)

Publicado em: 28/07/2023 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Aluno Monitor
Imagem 1 Certa

DRE Santo Amaro e DRE Capela de Socorro promovem diálogo entre educadoras que são referência na Educação Antirracista

Publicado em: 26/07/2023 2h44 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem de divulgação do Dia Nacional Tereza De Benguela E Da Mulher Negra

SME produz vídeo que destaca educação antirracista e o protagonismo da mulher negra 

Publicado em: 25/07/2023 8h05 - em Secretaria Municipal de Educação

professora de educação infantil lê para crianças

Prefeitura convoca mais Professores de Educação Infantil aprovados em concurso

Publicado em: 25/07/2023 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 116 117 118 119 120 1.479