Notícias

Alunos da EMEF Vargem Grande II exploram o jogo Mancala Awelé

Atividade faz parte do programa “Jogos de Tabuleiro”

Publicado em: 14/03/2017 15h56 | Atualizado em: 30/11/2020

Mancala_740x430.jpg

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande II, localizada em Parelheiros, extremo sul da cidade, começaram neste ano a explorar o jogo Mancala Awelé. A brincadeira trabalha raciocínio e cálculo, coloca as crianças em contato com um jogo da cultura africana e faz parte do programa “Jogos de Tabuleiro”, instituído pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em outubro de 2016.

O Mancala é um jogo de origem africana que surgiu há cerca de sete mil anos. Ele se popularizou no continente e era praticado sem a necessidade de materiais sofisticados. Para jogá-lo, era preciso apenas buracos no chão de terra e sementes. A prática do jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências e promove a integração entre os participantes.

Na EMEF Vargem Grande II, o jogo já se tornou parte das aulas de educação física do 1º ao 3º ano. Eduardo Lopes, professor da disciplina, é o responsável por ensinar as regras da brincadeira aos alunos da unidade. “Quando iniciei a atividade, contei sobre a origem do jogo e um aluno me disse que não poderíamos jogar nas mesas. Tínhamos que jogar no chão, como na África. Não pensei duas vezes: fomos todos para o chão”, comenta orgulhoso.

Ainda segundo o Educador, o Mancala está no planejamento anual e uma vez por semana, durante todo o ano letivo de 2017, os alunos praticarão e aprenderão mais sobre o jogo, que segundo ele já está mudando o comportamento dos pequenos. “Eles vão melhorando cada vez mais. Não somente em relação ao nível do jogo, mas também nas atitudes dentro da escola e com os seus colegas”, comemora.

Programa Jogos de Tabuleiro – foi instituído na Rede Municipal de Educação (SME) em outubro de 2016. A iniciativa tem como objetivo disseminar jogos na Rede Municipal de Ensino como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do estudante e valorizar o ensino de suas técnicas para abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes: Europa (Xadrez), África (Mancala Awelé), América (Jogo da Onça) e Ásia (Jogo de Go).

Veja mais imagens dos alunos da EMEF Vargem Grande II jogando Mancala Awelé.

Saiba mais sobre o Programa Jogo de Tabuleiro da Secretaria Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213