Notícias

Alunos da EMEF Vargem Grande II exploram o jogo Mancala Awelé

Atividade faz parte do programa “Jogos de Tabuleiro”

Publicado em: 14/03/2017 15h56 | Atualizado em: 30/11/2020

Mancala_740x430.jpg

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande II, localizada em Parelheiros, extremo sul da cidade, começaram neste ano a explorar o jogo Mancala Awelé. A brincadeira trabalha raciocínio e cálculo, coloca as crianças em contato com um jogo da cultura africana e faz parte do programa “Jogos de Tabuleiro”, instituído pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em outubro de 2016.

O Mancala é um jogo de origem africana que surgiu há cerca de sete mil anos. Ele se popularizou no continente e era praticado sem a necessidade de materiais sofisticados. Para jogá-lo, era preciso apenas buracos no chão de terra e sementes. A prática do jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências e promove a integração entre os participantes.

Na EMEF Vargem Grande II, o jogo já se tornou parte das aulas de educação física do 1º ao 3º ano. Eduardo Lopes, professor da disciplina, é o responsável por ensinar as regras da brincadeira aos alunos da unidade. “Quando iniciei a atividade, contei sobre a origem do jogo e um aluno me disse que não poderíamos jogar nas mesas. Tínhamos que jogar no chão, como na África. Não pensei duas vezes: fomos todos para o chão”, comenta orgulhoso.

Ainda segundo o Educador, o Mancala está no planejamento anual e uma vez por semana, durante todo o ano letivo de 2017, os alunos praticarão e aprenderão mais sobre o jogo, que segundo ele já está mudando o comportamento dos pequenos. “Eles vão melhorando cada vez mais. Não somente em relação ao nível do jogo, mas também nas atitudes dentro da escola e com os seus colegas”, comemora.

Programa Jogos de Tabuleiro – foi instituído na Rede Municipal de Educação (SME) em outubro de 2016. A iniciativa tem como objetivo disseminar jogos na Rede Municipal de Ensino como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do estudante e valorizar o ensino de suas técnicas para abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes: Europa (Xadrez), África (Mancala Awelé), América (Jogo da Onça) e Ásia (Jogo de Go).

Veja mais imagens dos alunos da EMEF Vargem Grande II jogando Mancala Awelé.

Saiba mais sobre o Programa Jogo de Tabuleiro da Secretaria Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440