Tecnologias para Aprendizagem

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem concentra os projetos relacionados à educação digital e midiática.

Para o desenvolvimento dos projetos e atividades pedagógicas, as unidades escolares podem fazer uso dos equipamentos disponibilizados nos Laboratórios de Educação Digital – LED.

 

ALUNO MONITOR 

 

Instituído como Programa pela PORTARIA Nº 1.997, DE 19 DE MARÇO DE 2.009, Aluno-Monitor, apoiado pela área de Tecnologias para Aprendizagem – TPA,  tem caráter pedagógico-educacional integradas ao Currículo e aos princípios para o trabalho com tecnologias para a aprendizagens dos estudantes da RME: Cultura Digital, protagonismo, autonomia, inventividade, colaboração, pensamento reflexivo e informação como construção do conhecimento.  

Visa potencializar, em especial, as ações protagonistas dos estudantes na escola, a partir das produções midiáticas e comunicacionais e pela produção de tecnologias que favoreçam positivamente intervenções sociais e territoriais  e neste sentido podem ser lançados temas específicos anualmente pelo NTC/TPA-SME. Há formação oferecida aos professores  responsáveis e indicação de um espeço virtual específico para registro e trocas das ações desenvolvidas.  

 O Aluno Monitor contribui com o Professor Orientador de Educação Digital – POED e Professores das diferentes áreas de conhecimento, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, com suas turmas/classes, em horário regular de aulas dos alunos e em horário anterior ou posterior ao do aluno monitor.  Com seus conhecimentos de tecnologia o Aluno Monitor pode auxiliar na ligação entre os alunos da escola e o projeto. Com esse papel, torna-se o elo entre os POED, professores e estudantes contribuindo assim com a inclusão da escola na cultura digital e o desenvolvimento de habilidades para pesquisar, comunicar e publicar na Internet. 

Como estabelecido na Portaria, o projeto pode ser realizado nas Escolas Municipais da Rede Municipal de Ensino, que mantêm o Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMEFs, EMEFMs, EMEBs) e os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos- CIEJA, sob Coordenação geral da Diretoria de Orientação Técnica-Tecnologias para Aprendizagem, tendo um POED como responsável. 

 

ROBÓTICA CRIATIVA 

Instituído como programa pela PORTARIA Nº 8.699, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2016, a Robótica Criativa valoriza o aspecto lúdico e criativo para oportunizar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático, colaboração, trabalho em grupo e habilidades motoras. Favorece a utilização das tecnologias a partir de experiências de aprendizagens e a  linguagem de programação como ferramentas de experimentação e construção do conhecimento.  

O projeto oportuniza a disseminação da robótica na RME e é uma oportunidade para organizar e orientar o planejamento de projetos interdisciplinares, fortalecer ações protagonistas dos estudantes, com estímulo à liberdade de criação e tomada de decisões e de fortalecimento da Unidade Educacional como espaço de criação e recriação de cultura digital. 

Como experiências de aprendizagens a robótica poderá proporcionar o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, programação e noções espaciais, emocionais e sociais, assim como pode também favorecer olhar mais próximo do território ao propor construções autorais para resolução de problemas de forma inovadora e responsiva.  

Como estabelecido na Portaria, o projeto pode ser realizado nas Escolas de ensino fundamental – EMEFs, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMs, nas escolas de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBS e nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA, tendo um professor de qualquer área do conhecimento como responsável.