Tecnologias para Aprendizagem
O QUE É JAM?

JAM para a Rede Municipal de Ensino significa reunir talentos diversos na produção ou invenção de algo.
Resolução de um desafio em equipes proposto em uma maratona de invenção, criatividade e colaboração em um evento presencial ou de forma on-line.
É uma estratégia formativa e de engajamento de professores e estudantes em processos de aprendizagem.
Para a composição das equipes, incentiva-se o respeito a diversidade de gênero, etnia e idade diversas com a orientação de um professor mediador de qualquer área do conhecimento.
GAME JAM 2023
A GAME JAM é uma maratona de programação que consiste em um encontro dinâmico de desenvolvedores de jogos, realizado em um período breve e intenso.
Inscrições de 05/07 a 10/08
Leia mais sobre o desafio, regulamento e inscrições nesse link
Durante o evento, os envolvidos se empenham no planejamento, concepção e desenvolvimento de um jogo de autoria. O grupo de participantes é caracterizado por sua diversidade, e parte do desafio envolve estabelecer relações entre colaboradores para viabilizar uma criação coletiva.
O propósito desta Game JAM é estimular o desenvolvimento de jogos digitais inéditos, em temáticas específicas, produzidos por equipes de professores e alunos das Escolas Municipais de São Paulo, de forma a:
- Fomentar o desenvolvimento de soluções lúdicas inovadoras para promover o amadurecimento de relações pautadas pelos conceitos de “empatia e colaboração”, “Autonomia e Determinação“, Comunicação” e “Resolução de Problemas” compreendidos dentro da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade.
- Aprofundar estudos e incorporar nas produções os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) envolvendo especialmente os 5 P’s: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.
- Explorar os recursos e instrumentos dispostos nos laboratórios de Educação Digital – LED, constantes em todas as Unidades de Ensino Fundamental e Médio, assim como os equipamentos de uso pessoal como notebook e Tablets distribuídos para os Professores e Estudantes.
- Incentivar o trabalho em equipe e multidisciplinar e a gestão de talentos entre os professores e estudantes no desdobramento das resoluções de tarefas complexas e o desenvolvimento dos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem dos Currículo de Tecnologias em seus 3 eixos Programação, Letramento Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação.
- De acordo com o item 5.b do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero, promover o empoderamento das mulheres, através do fomento ao aumento de uso de tecnologias de base, em particular, as tecnologias de informação e comunicação, por meio da obrigatoriedade e do mínimo de uma estudante do gênero feminino, por equipe.