Notícias

SME promove seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular

As discussões tiveram o objetivo de subsidiar os educadores a contribuírem com a consulta pública proposta pelo MEC

Publicado em: 03/03/2016 10h42 | Atualizado em: 04/05/2021

base_nac_comum_curricular_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria Pedagógica – COPED, realizou durante todo o dia 24 de fevereiro um Seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento teve como principal objetivo subsidiar os educadores para refletir e contribuir sobre o texto preliminar que está em consulta pública até 15 de março no portal do Ministério da Educação.

O encontro aconteceu no CEU Butantã e contou com a participação dos Supervisores Escolares, Diretores Regionais de Educação, equipe das Diretorias Pedagógicas das DREs, do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), Professores e Coordenadores Pedagógicos.

A primeira etapa do dia contou com abertura feita pela Coordenadora da COPED, Fátima Antônio, na presença das diretoras das divisões de Educação Infantil (DIEI) Sonia Larrubia, de Ensino Fundamental e Médio (DIEFM), Márcia Cordeiro e Lívia Antogiovanni, da Educação de Jovens e Adultos (DIEJA).

Com o intermédio das Diretoras de cada nível de ensino, as assessoras da SME, Silvia Cruz, Maria Helena Bertolini e Silmara de Campos apresentaram os principais pontos sobre a BNCC, a fim de promover a reflexão e o debate sobre a Educação Básica.

Na parte da tarde, o seminário também contou com a exposição de prática da Professora de Língua Portuguesa Débora Baroudi, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Gomes Cardim, que fez uma comparação entre o currículo usado na Rede Municipal de Ensino (RME) e o proposto pelo BNCC. As assessoras da SME para a Educação Infantil, Bruna Ribeiro, Cristina Pires e Sonia Fernandes propuseram reflexões sobre a avaliação na Educação infantil, a linguagem da música e o componente curricular “Arte” na BNCC, respectivamente.

Consulta pública – Base Nacional Comum Curricular – Proposto pelo Ministério da Educação, o objetivo da consulta pública é promover um amplo entendimento do material preliminar, com a participação de professores e estudantes, escolas e secretarias de educação, associações profissionais e sociedades científicas, pesquisadores e pais, sobre os conhecimentos aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante a sua trajetória na educação básica.

O texto preliminar da BNCC está disponível para consulta e contribuições até 15 de março através do site: basenacionalcomum.mec.gov.br/

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440