SME promove atividades culturais em maio que celebram os trabalhadores

Programação é totalmente virtual e transmitida gratuitamente para qualquer interessado.

Publicado em: 28/04/2021 11h10 | Atualizado em: 07/05/2021

banner de divulgação do Maio Trabalhadores Da Cultura

Durante todo o mês de maio, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo promove atividades virtuais em celebração aos trabalhadores. Com foco especial naqueles que atuam na área da cultura e educação, o período contará com espetáculos musicais e de dança, oficinas, entrevistas, rodas de conversas e palestras virtuais transmitidas gratuitamente nos canais de comunicação oficiais da SME a qualquer interessado.

A iniciativa é organizada pela Divisão de Cultura (DIAC) da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). A escolha do tema coincide com o fato de que em 1º de maio é comemorado nacionalmente o Dia do Trabalhador. A ideia é propor o cruzamento entre cultura, educação e trabalho, através de ações culturais e de formação, para toda comunidade escolar da Cidade de São Paulo e interessados no assunto.

1º de Maio Cultural

No sábado (1), feriado do dia do trabalho, uma programação cultural bem diversificada será transmitida na página do Facebook da SME. O 1º de Maio Cultural iniciará às 11 horas, com um espetáculo e uma oficina de circo com o grupo Muccioloco Circus. Na sequência, ao meio dia, é a vez da apresentação musical do Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli. Às 13 horas, a dançarina Anelise Mayumi apresentará o espetáculo “Contágio: A Dança na Cápsula do Tempo”. Interessados em poesia poderão participar, às 15 horas, da vídeo-aula “Poesia como espaço de cura”, com o professor e poeta Daniel Carvalho. A palestra “Relações entre o conceito de trabalho e as Artes Visuais” será ministrada por Renato Almeida, às 17h.  Para fechar o dia, às 19 horas, o cantor, compositor e poeta baiano Péri apresentará seu repertório de música popular brasileira.

Shows Musicais

Durante o mês também será possível acompanhar musicais que prometem agitar pessoas de diferentes gostos musicais. No dia 13, a Orquestra de Sucata fará show utilizando instrumentos alternativos, confeccionados de sucata e material reciclado. A transmissão inicia às 17 horas na página do Facebook.

Entrevistas

A programação virtual também ocorrerá no Canal do YouTube Pedagógico da SME. Uma série de entrevistas será transmitida às terças-feiras, às 17 horas. No dia 4, a entrevista será com o Maestro Edilson, do Instituto Baccarelli. A ilustradora Nina Giandoso falará sobre seu processo de criação no dia 11. No dia 18, é a vez do produtor cultural e diretor artístico, Gabriel Fontes Paiva. Encerrando o ciclo de entrevistas, no dia 25, o canal contará com a Ginasta Olímpica Daiane Dos Santos.

Rodas de Conversa

Também pelo YouTube, às quintas-feiras, às 17 horas, será possível participar das Rodas de conversa sobre Produção Cultural mediadas pelo profissional da área, Iago Furtado. Produção Cultural e Mercado de Trabalho, Cultura como Recurso, Gestão e Planejamento de Eventos e Circo como Linguagem Cultural serão os temas tratados durante a ação. No dia 20, também às 17 horas, ocorrerá uma oficina que vai ensinar os participantes o processo de criação de PodCast com tutorial apresentado pela educadora Taize Grotto.

Todas as atividades do mês serão transmitidas online nas páginas do Facebook e Youtube da Secretaria Municipal de Educação e na dos 46 Centros Educacionais Unificados. Os espetáculos contratados pela Divisão de Cultura da SME por meio de Proart, parcerias com produtoras e artistas através de Leis de Incentivo e articulação direta com colaboradores da área de cultura e educação.

Confira a programação completa do mês de maio.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs