Notícias

Secretaria Municipal de Educação publica material que orienta o trabalho do Professor Orientador de Área

POA é mais um parceiro da equipe docente na garantia dos direitos de aprendizagens dos estudantes

Publicado em: 09/03/2020 18h30 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem com fundo cinza e na frente uma mesa com livros sobre ela, e as escritas "Orientações Gerais" e "POA, Professor Orientador de Área 2020".

A Divisão de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação lançou em março, um documento para orientar o trabalho docente nas Escolas de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, especialmente a respeito do trabalho do Professor Orientador de Área (POA).

A publicação “Professor Orientador de Área – POA” reúne informações importantes para a construção da identidade dos profissionais que atuarão ao lado dos Coordenadores Pedagógicos e dos professores na efetivação do Currículo da Cidade.

A Instrução Normativa que regulamenta a atuação do POA neste ano foi publicada em 2019 e dá a possibilidade para as Unidades Educacionais potencializem a formação continuada e em serviço, dos professores alfabetizadores e dos que atuam com a Matemática e a Língua Portuguesa nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, no Ensino Médio e na EJA. Em 2020, a novidade é que o POA precisa ser designado para exercer a função, devendo ser aprovado pelo Conselho de Escola, mesmo os professores que atuaram como POA no ano passado devem seguir todos os trâmites apontados na Instrução Normativa.

O documento, além de apresentar as atribuições do POA e mostrar como é a construção da sua carga de trabalho nas unidades educacionais, enfatiza que, quer seja ele especialista em Alfabetização, Língua Portuguesa ou Matemática, ele é mais um parceiro dos professores e, sobretudo, do Coordenador Pedagógico para a garantia dos direitos de aprendizagens dos estudantes.

Faz parte das atribuições do POA atuar junto aos educadores no planejamento e acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem como propositor de intervenções, com vistas à implementação curricular na perspectiva da educação integral, equidade e educação inclusiva.

Quer saber mais sobre as atribuições do POA e possibilidades de composição de sua jornada? Acesse a íntegra do material Professor Orientador de Área.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440