• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove I Congresso de Educação Esportiva

Prorrogado, até o dia 10 de julho, o período de inscrição para submissão de trabalhos

Publicado em: 01/07/2019 12h51 | Atualizado em: 30/11/2020

congressoeducacaoesportiva_740x430.jpg

Para valorizar e compartilhar experiências inspiradoras dos educadores das escolas municipais em iniciação esportiva, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Programa Impulsiona organizam a primeira edição do Congresso de Educação Esportiva. O evento acontecerá no CEU Meninos nos dias 09 e 10 de agosto.

O tema da edição é “O esporte e seu potencial transformador: princípios, intencionalidades e boas práticas”. A programação inclui palestras com nomes relevantes na área da Educação e Esporte como Viviane Mosé, Katia Rubio, Rodrigo Mendes e Larissa Galatti, Juliana Cabral, Magic Paula e Tiago Paçoca e exposição oral.

Professores da rede municipal estão convidados a submeterem trabalhos que se relacionem com, ao menos, uma das cinco temáticas abaixo. Os trabalhos devem ser apresentados em resumos de 500 caracteres, no período de 12/06 a 10/07.

Tema 1 – A importância Social do Esporte

Dados divulgados recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (2019) apontam para o aumento da desigualdade de renda no Brasil. Em consequência disso, desencadeia-se a ampliação da vulnerabilidade social e de outros fatores relacionados a esse cenário.

Estudos da ONU e de diversas entidades da sociedade civil, como o Instituto Península, indicam o potencial do esporte como fenômeno para o desenvolvimento humano, que inclui muitas facetas, ampliando sua reflexão além dos aspectos motores, compreendendo as dimensões biopsicossociais, como o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico, constituindo o desenvolvimento integral, a melhora da aprendizagem, a redução de índices de violência e a superação de outros desafios da sociedade contemporânea.

Convidamos trabalhos que abram espaço para a reflexão acerca da importância do nosso papel, enquanto profissionais da Educação, do Esporte e, especialmente, da Educação Esportiva, diante do momento atual do país e das nossas perspectivas para o futuro.

De que modo a sua prática profissional contribui para a transformação da sociedade por meio do esporte?

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Tema 2 – Boas práticas para Inclusão

A Educação Esportiva pode ser importante aliada na busca por mais inclusão e equidade na nossa sociedade. Se todos têm os mesmos direitos, como garantir que estes sejam assegurados? Como garantir que possamos conviver livremente com as diferenças, vivenciarmos a cidadania plena e decidirmos, não com base em obstáculos, mas em possibilidades, os caminhos que queremos seguir?

Convidamos trabalhos que promovam a Educação Esportiva de forma inclusiva, na mais ampla acepção da palavra. De que modo a sua prática profissional contribui para construção de uma sociedade mais inclusiva por meio do esporte?

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Tema 3 – O Esporte como fenômeno de empoderamento e inclusão de jovens

A escola tem o importante papel de promover o protagonismo juvenil entre os alunos. O professor tem o potencial de despertar a liderança nos estudantes para que estes possam pensar e agir de forma independente.

Convidamos trabalhos que utilizem o esporte para incentivar o empoderamento e o protagonismo de jovens na sociedade.

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Tema 4 – Participação Feminina no Esporte

Na busca pela igualdade de gêneros, infelizmente, segundo o relatório “Movimento é Vida” do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a prática de exercícios físicos por mulheres no Brasil é 40% inferior ao de homens. Para piorar, esta diferença aumenta ainda mais quando associada às questões de renda. Quanto mais baixa a renda, maior é a diferença de prática esportiva por gênero.

Sendo assim, implementar estratégias que assegurem a prática esportiva por mulheres nos equipamentos públicos, esportivos e educacionais trata-se de uma questão urgente de equidade. Convidamos trabalhos que auxiliam na construção de uma nova realidade esportiva feminina com vistas a uma sociedade igualitária e justa.

De que modo a sua prática profissional contribui para o empoderamento e protagonismo feminino na sociedade por meio do esporte?

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Tema 5 – Jogos e brincadeiras

Brincar, dentro do universo infantil, é uma necessidade básica que influencia diretamente o desenvolvimento pleno da criança em todas as suas dimensões.

Mas como promover o lúdico em uma sociedade onde os celulares e computadores dominam e temos cada vez menos interação social? Precisamos utilizar os espaços públicos como equipamentos privilegiados para o desenvolvimento de ações que estimulem à imaginação, o jogo, as brincadeiras, o lúdico e o simbólico como elementos fundamentais para nossa existência.

Convidamos trabalhos que contribuam para a ludicidade e interação social por meio de Jogos e Brincadeiras ou por meio do esporte.

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Congresso de Educação Esportiva
O Esporte e seu potencial transformador: Princípios, Intencionalidades e Boas Práticas.
Dias: 09 e 10 de agosto
Horário: 8h às 17h
Local: CEU Meninos
R. Barbinos, 111. São João Clímaco – São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A Rede UniCEU/UAB realiza pesquisa de interesse sobre cursos superiores gratuitos

Entre no link da pesquisa rápida para responder quais cursos ou áreas gostaria de estudar e qual o polo da sua preferência

Publicado em: 26/02/2021 2h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Brasileirinhos, coordenado pela atleta Daiane dos Santos, é ampliado em São Paulo 

Iniciativa já ocorre no CEU Paraisópolis, na zona Sul, e será ampliado para a zona Leste, no CEU Aricanduva 

Publicado em: 26/02/2021 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Aprovados em concurso de Supervisor Escolar e Diretor de Escola são convocados 

Escolhas de unidades devem ocorrer entre os dias 24 e 26 de março via sistema Escola On-Line 

Publicado em: 26/02/2021 12h06 - em Concurso

Prefeitura de SP deposita R$ 67 mi para parcela de fevereiro do cartão-alimentação dos estudantes

Valor de R$ 67 milhões foi distribuído entre 1.076 milhão de crianças e jovens que já frequentavam a rede municipal em 2020 ou se matricularam este ano

Publicado em: 25/02/2021 4h58 - em Alimentação Escolar

Melhores colocados em torneios de jogos de tabuleiro recebem medalhas 

Premiações são referentes aos eventos que ocorreram em formato on-line em 2020 

Publicado em: 24/02/2021 7h28 - em CEU e COCEU

1 2 3 1.142