Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove gincana virtual de Mancala Awelé

Jogo apresenta referência a aspectos sociológicos, linguísticos, matemáticos, culturais e tradicionais dos povos africanos

Publicado em: 13/08/2020 11h34 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem com o jogo Mancala.

Entre os dias 10 e 30 de agosto de 2020, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SME) promoverá a “Gincana de Mancala Awelé”, um jogo tradicional de povos africanos que compõe o Programa de Jogos de Tabuleiros nas unidades da Rede Municipal de Ensino. Esta edição ocorrerá de forma virtual.

A Gincana será dividida em 3 etapas, com datas específicas para cada uma e, em cada etapa, estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino responderão, acessando o devido link, 10 questões sobre o Jogo de Mancala Awelé, que valerão pontuação de acordo com o número de acertos. A pontuação será cumulativa para as três etapas.

Todos os participantes terão acesso à sua pontuação, tal como à correção de suas respostas. Para isso, basta acessar o link a seguir, um dia depois do término do período de respostas de cada etapa: https://bit.ly/Pontuação-GincanaMancala. Premiação: Serão enviadas medalhas aos 10 estudantes e 3 educadores que atingirem maior pontuação ao final das 3 etapas.

A tabela abaixo trás informações importantes:

Etapa Quando Onde acessar Pontuação Temática das Questões
1ª Etapa 10 a 16 de agosto de 2020 https://bit.ly/GincanaMancala1 1 ponto para cada acerto Mancala Awelé: regras
2ª Etapa 17 a 23 de agosto de 2020 https://bit.ly/GincanaMancala2 2 pontos para cada acerto Mancala Awelé: táticas
3ª Etapa 24 a 30 de agosto de 2020 https://bit.ly/GincanaMancala3 3 pontos para cada acerto África: origem do Mancala

 

Sobre o Mancala – O Mancala é um jogo de origem africana que surgiu há cerca de sete mil anos. A prática desse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências, além de promover integração e intercâmbio de conhecimentos entre os estudante

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.434