Secretaria Municipal de Educação promove a segunda edição do livro de contos produzidos por estudantes do ensino fundamental

Prazo de inscrição prorrogado até 4 de setembro, com alterações no regulamento devido à situação de distanciamento social

Publicado em: 03/06/2020 12h40 | Atualizado em: 01/10/2021
 Fundo na cor azul e bolas coloridas apresenta ao lado esquerdo, a ilustração de um livro aberto com diferentes figuras saindo do livro (castelo, montanhas e dragão), ao lado direito no topo, a palavra convite, logo abaixo consta os dizeres: publicação da segunda edição do livro "Antologia de Contos do Ensino Fundamental". Confira o regulamento. Inscreva-se.

Até 04 de setembro, estudantes  matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) poderão produzir contos autorais para serem publicados na segunda edição do livro “Antologia de Contos do Ensino Fundamental”, o lançamento precisou ser adiado dada a situação de distanciamento social por conta do Covid-19 (Coronavírus), o evento de lançamento está previsto para acontecer em dezembro de 2020.

É importante estar atento às mudanças no regulamento, principalmente no que diz respeito aos seguintes pré-requisitos:

1) Tenham anuência do(a) Diretor(a) de Escola. Tendo em vista o contexto de distanciamento social, a anuência do(a) Diretor(a);

2) Tenham autorização dos (as) responsáveis;

3) A professora ou o professor responsável deve encaminhar os documentos para o e-mail da escola ou do(a) diretor(a) de escola, que deve enviar os anexos com a sua anuência no corpo da mensagem para o endereço da DIEFEM. Só serão aceitos encaminhamentos realizados pelo e-mail institucional da EMEF/EMEFM ou do(a) diretor(a) de escola, isto é, endereços com os domínios: @sme.prefeitura.sp.gov.br ou @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br.

4) O(a) professor(a) responsável deve se comprometer a ir e acompanhar o(a) estudante no dia do lançamento do livro.

Para participar, os gêneros/textos literários aceitos para inscrição são:

3º ano: final de conto

4º ano: final de conto

5º ano: conto popular

6º ano: conto de assombração/mistério

7º ano: conto de aventura

8º ano: conto popular

9º ano: miniconto

O livro será composto por até 132 páginas, incluindo capa e contracapa, além de, no mínimo, quatro produções de cada uma das categorias descritas anteriormente.

Inscrição – Os candidatos só podem inscrever-se em uma das categorias acima.

Deverão ser enviados de modo digitalizado e em arquivos separados, mas no mesmo e-mail – 5 documentos para o seguinte endereço eletrônico: smecopedfundmedio@sme.prefeitura.sp.gov.br , contendo:

Arquivo 1 – Ficha de inscrição devidamente preenchida;

Arquivo 2 – Versão final do texto inscrito em Microsoft Word – sem identificação alguma, seguindo o Modelo;

Arquivo 3 – Versão final do texto inscrito em PDF – sem identificação alguma;

Arquivo 4 – Autorização para uso de imagem digitalizada e devidamente assinada pelo (a) responsável;

Arquivo 5 – Autorização do (a) responsável para publicação do texto na Antologia de Contos do Ensino Fundamental;

Não há um número limite de inscrições para estudantes, todos que desejarem podem se inscrever, porém, o número de textos publicados no livro será limitado de acordo com a categoria de inscritos.

Avaliação – Entre os dias 10/09/2020 a 02/10/2020, uma banca constituída por 32 formadores de Língua de Portuguesa das Divisões Pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação (DREs), além dos formadores da Divisão de Ensino Fundamental e Médio, farão a avaliação dos textos enviados. A banca fará a avaliação em pares, atribuindo notas de 0 a 100 para cada um dos textos, seguindo os critérios estabelecidos no regulamento.

Resultados – Serão divulgados entre 05/10/2020 a 20/10/2020, no site da Secretaria Municipal de Educação. Não serão aceitas interposições de recursos. A escola receberá, no e-mail que enviou os arquivos, o resultado da seleção.

Confira como foi o lançamento da primeira edição do livro Antologia de Contos do Ensino Fundamental , lançado em dezembro de 2019.

ANEXO I – Ficha de Inscrição (abre link PDF)

ANEXO II – Modelo de Autorização de Publicação (abre link PDF)

ANEXO III – Modelo – Final de conto (abre link PDF)

ANEXO IV – Modelo – Contos e Minicontos (abre link PDF)