Secretaria Municipal de Educação moderniza criação de vagas em creche

Novo Portal permitirá cadastro de prédios para implantação de CEIs em São Paulo; meta é criar mais 35 mil vagas até o final de 2020

Publicado em: 21/11/2019 11h13 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem com um monitor de computador na página de Imoveis do novo portal da SME, com o endereço da web embaixo.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou nesta quinta-feira (21) uma nova ferramenta para a criação de vagas em creche na cidade de São Paulo. Já está disponível para acesso o portal “imóveis.sme”, onde os interessados poderão cadastrar um imóvel para atendimento em creche. A ferramenta também disponibiliza um mapa da cidade mostrando as regiões que possuem maiores demanda.

Interativo e de fácil acesso, o Portal possibilitará a SME a criação de um banco de imóveis que ajude no planejamento das ações para a expansão das vagas. Os munícipes poderão acessar os requisitos mínimos que os prédios deverão ter, sendo de alvenaria, bem ventilado, que receba iluminação natural, banheiros com possibilidade de adaptação para fraldário/vasos infantis, cozinha ampla, com espaço para refeitório e dispensa, entre outros.

Após o cadastro, a área técnica da SME analisa a demanda da região, a planta e fotos do prédio enviadas e retornam ao interessado com proposta de vistoria ou deposita esse cadastro no “banco de imóveis” (quando não tem demanda no momento). Se houver aprovação para implantação de Centro de Educação Infantil (CEI), a informação será encaminhada para Diretoria Regional de Educação (DRE) para a finalização do processo de locação. Os custos permanecerão com as mantenedoras.

O secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, comentou que a nova ferramenta dará mais agilidade nos processos de locação de imóveis. “Temos uma meta e ao final desta gestão atingiremos a marca de 85 mil vagas em creche. Decidimos criar uma nova ferramenta para que proprietários de imóveis ou imobiliárias nos deem opções para implantação de novas CEIs em São Paulo”, destacou Bruno.

Os interessados poderão acessar o Portal através do endereço: http://imoveis.sme.prefeitura.sp.gov.br/.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação possui 2,9 mil Centros de Educação Infantil espalhados por toda a cidade. Deste total, 47% são imóveis alugados e o restante são próprios municipais. Em média, são gastos R$ 9.060,60 mensalmente por prédio locado.

Menor Fila da História

Atualmente, a cidade de São Paulo possui a menor demanda para toda a série histórica, contabilizada desde 2007. O número de vagas oferecidas também é o maior já registrado, com 338,8 mil crianças atendidas. Nos últimos 5 anos foram criadas 112 mil vagas. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação universalizou o atendimento na pré-escola em 2017, atendendo mais de meio milhão de crianças na educação infantil.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação