São Paulo celebra os 80 anos da Educação Infantil

Comemoração terá exposições, oficinas, exibição de filmes, congresso e eventos gratuitos no Parque do Ibirapuera

Publicado em: 08/10/2015 18h06 | Atualizado em: 21/09/2021
memorial_ensino_municipal_II_740_x_430.jpg

Em 2015, a Educação Infantil na Cidade de São Paulo comemora 80 anos de história. Para celebrar a trajetória, iniciada em 1935 com a criação dos Parques Infantis por Mario de Andrade, na época diretor do Departamento de Cultura da cidade, a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Alana, realiza a partir de outubro uma série de ações por toda a cidade. Dentre elas, um Congresso Comemorativo, uma programação especial aberta ao público no Parque do Ibirapuera e atividades promovidas pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Para iniciar a programação especial, a Prefeitura de São Paulo vai iluminar, a partir da noite desta segunda, 5 de outubro, cinco pontos da cidade com a cor laranja âmbar: o Viaduto do Chá, a Ponte das Bandeiras, a Biblioteca Mario de Andrade, a Estátua do Borba Gato e o Monumento às Bandeiras. A iluminação especial também poderá ser vista pelos paulistanos nos dias 6, 16 e 17 de outubro. O projeto conta com apoio da Secretaria de Serviços.

Também nesta segunda, 5 de outubro, entre 18h e 21h30, e no dia 6 de outubro, das 8h às 17h30, será realizado no Auditório do Anhembi o Congresso Comemorativo “80 anos da Educação Infantil Paulistana: participação, escuta e diálogos sobre as infâncias”. O evento, que contará com a participação de 4.500 professores, gestores e profissionais que atuam nas unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME), promoverá debates e divulgará boas práticas educativas realizadas nas escolas.

No dia 17 de outubro acontecerá a celebração “80 anos da Educação Infantil Paulistana no Parque Ibirapuera”. Entre 9h e 13h30, educadores e educadoras que atuam nas unidades de Educação Infantil da RME e do Instituto Alana promoverão oficinas culturais e uma feira de trocas de brinquedos para cerca de 4 mil participantes, entre profissionais da RME, bebês e crianças e seus familiares e responsáveis. A programação será aberta e gratuita, o que possibilita aos moradores da cidade de São Paulo a oportunidade de conhecerem de perto projetos e ações que fazem parte da rotina dos alunos da RME. Clique aqui e veja a programação completa.

Desde o começo deste ano, uma série de atividades já acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) para marcar a data. Clique aqui e conheça as ações que se estendem até o fim do ano.

Veja, abaixo, a programação do Congresso Comemorativo:

05 de outubro – 18h às 21h30

18h: Acolhimento
19h: Apresentação cultural
19:30h : Abertura solene com participação de autoridades.
20h: Conferência: A Educação Infantil Paulistana no contexto nacional, com a Prof. Ms. Célia Serrão (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
21h30: Encerramento

06 de outubro – 08h às 17h30

8h às 9h – Credenciamento
9h às 10h – Conferencias simultâneas.

Participantes:
Profª. Drª. Ana Lucia Goulart de Faria (Unicamp);
Profª. Drª. Marina Célia Moraes Dias (USP);
Profª. Drª. Márcia Gobbi (USP);
Prof.ª Ms. Maria Cristina de Campos Pires;
Profª. Drª. Mônica Pinazza (USP);
Profª. Ms. Renata Dias (SME/CEU Alvarenga);
Profº Rafael Ferreira Silva (SME/Núcleo Étnico Racial);
Prof.ª Ms. Sonia Larrubia Valverde (SME/DOT-EI).
10h às 12h30 – Mesas-redondas/oficinas

Mediadoras:
Profª. Ms. Ana Paula Ferreira da Silva (Universidade Presibiteriana Mackenzie) ;
Prof.ª Cinthia Bettoi Pais (SME/DRE IP);
Profª Rosangela Gurgel Rodrigues (SME/DOT-EI);
Prof.ª Shirley Maria de Oliveira (SME/CEI Suzana Campos Tauil);
Profª Vera Tomasulo Bruno (SME/DRE PJ);
Prof.ª Ms. Waldete Tristão (USP)
12h30 às 14h – Almoço

14h às 16h30 – Mesas-redondas/oficinas.
Mediadoras:
Prof.ª Ms. Bruna Ribeiro (Assessora SME/DOT-EI);
Prof.ª Ms. Fernanda Borsato (SME/Núcleo Étnico Racial);
Prof.ª Ms. Márcia Cordeiro;
Prof.ª Ms. Maria Cristina de Campos Pires;
Prof.ª Ms. Silvana Lapietra Jarra.

16h30 às 17h30 – Mesa de encerramento.
Profª Drª Maria Malta Machado Campos

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação