Sala e Espaço de Leitura – SAEL
Projetos
A Rede Municipal de São Paulo reconhece a leitura como essencial para a formação crítica e cidadã dos estudantes, promovendo acesso a livros e atividades que despertam o prazer pela leitura. Dentro desse contexto, os projetos da Sala de Leitura têm sido fundamentais.
__________________________________________________________________________________________________________________
Projeto Clube de Leitura
O Clube de Leitura é o lugar destinado aos acontecimentos leitores. Esses clubes oferecem um espaço para que os estudantes compartilhem suas impressões sobre os livros, debatam temas relevantes e construam uma compreensão coletiva das obras. O clube funciona como um ambiente colaborativo, onde a leitura é discutida e refletida, enriquecendo a experiência literária.
Aqui estão algumas das diversas experiências de leitura que o Clube de Leitura oferece:
- Recomendar obras a outros participantes;
- Comparar e discutir diferentes interpretações de um mesmo texto;
- Relacionar o texto lido a outras obras literárias;
- Explicar os critérios utilizados na seleção das obras discutidas.
Para saber mais sobre o Projeto Clube de Leitura conheça o Caderno Orientador para Ambientes de Leitura, o Roteiro de Trabalho 1 do Projeto AdoLêSer e o Caderno 2 do Projeto AdoLêSer.
Projeto Slam
O Slam é uma competição de poesia oral onde os participantes recitam poemas autorais, geralmente abordando temas sociais, políticos, culturais e pessoais. Surgido nos Estados Unidos nos anos 1980, o slam visa democratizar a poesia e torná-la acessível ao público. No ambiente escolar, o slam vai além da competição; é uma ferramenta de expressão artística e reflexão crítica, permitindo que os estudantes discutam questões relevantes como racismo, desigualdade e identidade.
___________________________________________________________________________
Projeto Jovens Mediadores de Leitura
O projeto promove simultaneamente a formação dos jovens leitores e o seu protagonismo na constituição da comunidade de leitores, foi instituído pela portaria nº 4359 de 16/07/2014, os estudantes Jovens Mediadores de Leitura atuam fazendo leituras para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na própria unidade, como também nas ações de mediação de leitura em outros espaços e equipamentos do entorno, como: CEIs, EMEIs, asilos, posto de saúde, nas casas de moradores da comunidade.
Saiba mais sobre o Projeto Jovens Mediadores consultando o Caderno Orientador para Ambientes de Leitura, o Roteiro de Trabalho 1 do Projeto AdoLêSer e o Caderno 2 do Projeto AdoLêSer.
Confira as fotos das atividades realizadas pelos estudantes que participam do projeto Jovens Mediadores:
Projeto Sarau
O sarau é um encontro cultural que reúne pessoas em torno de várias formas de arte, como literatura, música, poesia, dança e teatro. Esses eventos são espaços para a troca de ideias, leitura de textos e apresentações artísticas, promovendo interação e participação ativa. Nas escolas, os saraus têm um grande potencial transformador, pois oferecem um ambiente onde os estudantes podem expressar suas percepções e criações artísticas.
Saiba mais sobre ações e projetos dos POSLs consultando a Instrução Normativa nº 34/2019.
Projeto Minha Biblioteca
O Projeto Minha Biblioteca, atualmente normatizado pela Instrução Normativa SME nº 10 de 24 de abril de 2019, tem por objetivo promover e ampliar a prática leitora dos estudantes, por meio do contato com os livros, além de estimular a inserção e a participação das famílias no processo de formação desses estudantes como leitores. As obras literárias do projeto, voltadas para crianças, jovens e adultos, são entregues para os estudantes da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de formarem sua biblioteca pessoal.
O recebimento das obras para análise é realizado por meio de publicação de edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Educação – SME. A Comissão de Análise e Seleção, instituída pela SME, avalia e seleciona as obras literárias inscritas.
Saiba mais sobre os processos de aquisição e distribuição dos livros:
Instrução Normativa SME nº 10 de 24 de abril de 2019
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Projeto Jornal Mural
Visa criar um espaço de comunicação visual dentro da escola, onde estudantes e professores podem compartilhar informações, notícias, opiniões e produções artísticas. O jornal é montado em um mural fixo, geralmente em áreas de grande circulação, como corredores ou salas de aula. Estimula a Leitura, desenvolve a compreensão. A presença de textos variados no mural, como notícias, crônicas e poesias, estimula os estudantes a lerem mais, despertando o interesse por diferentes gêneros literários.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Esses projetos são exemplos do compromisso da Rede Municipal em criar uma cultura de leitura nas escolas, transformando o ambiente escolar em um espaço de aprendizado e expressão artística.