Normas para publicação
A Revista Ocupação Maí é um periódico científico quadrimestral com acesso livre e irrestrito por meio digital. A designação Maí está relacionada ao povo originário da região do norte do Abomé, atual República do Benin. A revista tem por objetivo compartilhar práticas e pesquisas de profissionais da educação, da SME/SP, relacionando educação e as temáticas afro-brasileira, indígena e das populações migrantes e suas Interseccionalidades, por meio da publicação de artigos científicos e relatos de prática pedagógica.
As inscrições para submissão de artigos devem ser enviadas conforme datas divulgadas.
Só serão validadas as inscrições com o envio dos textos completos e da autorização para publicação preenchida e assinada. Se houver imagens de terceiros é preciso anexar no formulário as autorizações para publicação das imagens.
Dos critérios para seleção dos textos:
1) Podem ser submetidos artigos científicos regulares e relatos de prática de autoria de profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
2) Serão aceitos para publicação apenas trabalhos inéditos. Não serão aceitos trabalhos já publicados em anais ou suplementos (congressos, simpósios, encontros, semana acadêmica, jornada) e em dissertação/tese que foram publicadas de alguma forma, mesmo no site da instituição de pós-graduação.
3) São aceitos artigos nas áreas de conhecimento relacionadas com a educação para as relações étnico-raciais, com foco em questões relativas à aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, temáticas da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, respectivamente e dos povos migrantes que vivem no Brasil, e suas interseccionalidades.
4) O artigo poderá ter no máximo três autores. Porém, é importante destacar que em caso de sua utilização para fins de evolução funcional só são aceitos artigos publicados por um(a) único(a) autor(a).
5) Será aceito apenas um artigo por autor (es) em cada edição.
6) Os trabalhos devem ser enviados, na forma de anexo, pelo formulário de envio.
A inscrição deve ser feita pelo e-mail institucional (@sme.prefeitura.sp.gov.br). Esse deve ser indicado no contato. Por meio de e-mail será realizado o contato com os autores que tiverem os textos aprovados. Não nos comunicaremos por outro meio (Whats App, telefone, etc).
7) Os artigos enviados serão avaliados pela Comissão Técnica do NEER. Esta avaliação será feita na modalidade simples-cego, no qual apenas a identidade dos revisores é mantida em sigilo, inclusive após a publicação do artigo.
8) A Comissão Técnica poderá tomar as seguintes deliberações:
- a) Reprovar o artigo sem observações, nos casos de plágio e/ou autoplágio com qualquer documento já publicado mediante relatório do software CopySpider. Este é um software gratuito que pode ser utilizado pelos autores. A taxa de similaridade não poderá ser maior que 3%. Neste caso, o artigo será recusado sumariamente;
- b) Reprovar o artigo quando apresentar qualidade técnica insuficiente seja pela inconsistência na redação científica, metodologia e resultados apresentados;
- c) Reprovar o artigo que não se relacionar aos temas propostos (povos originários, africanos e afro-brasileiros e migrantes) e não tratar de ensino e educação;
- d) Solicitar correções no artigo mediante parecer dos editores e revisores. Os autores terão a oportunidade de realizar os ajustes e uma nova avaliação será conduzida para verificar a consistência técnico-científica do trabalho;
- e) Aprovar o artigo;
- f) Serão publicados apenas os artigos aceitos pela comissão técnica-científica.
Obs.: não caberão recursos aos artigos e relatos de prática recusados. A decisão sobre os artigos pela Comissão Técnica é irrecorrível.
Dos critérios para publicação dos artigos:
1) Os artigos serão publicados em formato PDF, sem restrições, no site da Revista Ocupação Maí. A inscrição do trabalho implica em autorização para a publicação integral, sem qualquer ônus ao NEER.
2) As informações apresentadas no trabalho são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Desse modo, recomenda-se que solicitem aos depoentes e/ou das instituições pesquisadas a autorização para uso de dados e imagens (fotos de terceiros) utilizados nos textos (modelo de autorização abaixo).
3) Além do artigo é necessário o envio dos seguintes documentos:
a) autorização para publicação assinada pelos (as) autor(as) (ver modelo de autorização no final do edital);
b) autorização de depoentes, em caso de textos que façam uso de relatos;
c) autorização para uso e publicação de imagens, em caso de textos que houver a inserção de imagens de terceiros;
d) em caso de uso de imagens, sejam fotografias ou iconografias extraídas de livros, elas devem vir também separadas em arquivo jpg e com o mesmo nome da legenda presente no texto. Solicita-se ainda boa resolução.
Normas e regras para envio dos textos:
O envio do texto implica a cessão dos direitos autorais.
- O texto deve conter de 8 a 13 páginas, contando bibliografia.
- Os arquivos deverão ser salvos na extensão “doc” ou “rtf”, digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word (arquivos salvos em pdf não serão avaliados).
- Fonte Times New Roman, 12, e espaçamento 1,5, justificado;
- Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm;
- Título deve conter fonte 14 em negrito e subtítulo, quando houver, fonte 12, em negrito.
- Resumo deve conter no máximo 15 linhas;
- Palavras-chave (três);
- Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas;
- O tamanho máximo de arquivo aceito é de 3MB. Caso seu trabalho contenha imagens estas deverão ser escaneadas no formato TIF ou JPG, gravadas no próprio documento, mas enviadas também separadamente nomeadas pela legenda presente no texto e acompanhadas de autorização para publicação;
- As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão do programa editor de texto (não enviar fotos de tabelas);
- As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (SILVA, 1993, p. 11-14);
- As citações a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo: (SILVA, 1993, p. 11-14);
- O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;
- As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.
- As páginas não devem ser numeradas.
Dúvidas entrar em contato com: smecopedneer@sme.prefeitura.sp.gov.br