Revista Ocupação Maí - Número 2

Dezembro 2021

Capa

Capa, abertura e editorial

Artigo 1

Artigo 1

Projeto Portas Abertas:
o ensino de português para
migrantes e a educação como
prática dialógica

Carolinne Mendes da Silva

Artigo 2

Artigo 2

Caminhos para uma
Educação Antirracista
Teoria e prática na EMEI Pedreira

Ana Gilda Leocadio
Jacqueline Aparecida da Silva Aguiar Reis

Artigo 3

Artigo 3

Narrativas de um percurso:
do trabalho colaborativo autoral à
busca de uma prática antirracista

Camila Josefa Nunes Rossato

Artigo 4

Artigo 4

Línguas de Sinais Indígenas:
A diversidade linguística nas
diversas etnias

Daniela de Fátima Barbosa Gonzales
Hime Gomes da Silva Candido

Artigo 5

Artigo 5

Shirshasana do Conhecimento:
Desconstrução do Racismo
Eurocêntrico

Deividi de Santana Silva

Artigo 6

Artigo 6

(Re)Pensando a Representação
de Figuras Negras no
Contexto Escolar

Igor Leite Sousa

Artigo 7

Artigo 7

Jogos Matemáticos do
Continente Africano

Jefferson dos Santos Todão

Artigo 8

Artigo 8

Sugestões de Jogos Educativos
sobre a temática Povos
Indígenas do Brasil

Jéssica Gomes de Jesus Oliveira

Artigo 9

Artigo 9

Racismo Estrutural:
autoria e criação poética Educação
Antirracista em tempos de pandemia

Katia Melo

Artigo 10

Artigo 10

Ensinando a transgredir: as
contribuições de bell hooks
na formação de professores:
Desafios e possibilidades para
a construção de uma educação
antirracista na perspectiva do
Currículo da Cidade

Renata Marques dos Santos Pereira

Artigo 11

Artigo 11

A afrocentricidade em Ferréz
e Kiusam de Oliveira e suas
características narrativas

Valdeci Antonio dos Santos