Projeto resgata a memória do esporte na Rede Municipal de Ensino

Projeto tem como objetivo resgatar e registrar a memória do esporte por meio das narrativas biográficas de professores e alunos

Publicado em: 26/08/2019 14h20 | Atualizado em: 30/11/2020
projetomemoriasdoesportenarede_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Esportes, Corpo e Movimento da Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral (COCEU), realizará o Projeto “Memórias do Esporte na Rede – O Esporte da rede na rede”, que tem o objetivo de promover a narrativa sistematizada do Esporte nas unidades educacionais da cidade de São Paulo.

Maria Alice Zimmermann, Diretora da Divisão de Esportes da SME, explica que a Secretaria implementa, promove e acompanha o esporte em suas diferentes manifestações ao longo da sua história como um dos principais elementos de desenvolvimento educacional e também responsável pela iniciação esportiva dos estudantes na cidade. “A prática esportiva orientada para a educação acaba também por revelar não apenas estudantes habilidosos para o esporte de alto rendimento, como também a possibilidade de ampliar horizontes na vida dos alunos, porém, poucos são os registros deixados pelos professores, bem como dos estudantes, sobre esse processo tão importante para a vida das gerações atuais como das futuras.”

Tão importante quanto fazer a pesquisa e encontrar os elementos que unem o presente ao passado é realizar o registro do processo dessa construção e de seus desdobramentos.

Para Zimmermann a realização do projeto reconhece a importância do registro das experiências vividas por professores, estudantes e equipe de profissionais envolvida com a realização dos primeiros jogos escolares e mais recentemente com as Olimpíadas Estudantis e InterCEUs.

A previsão é que o projeto dure um ano e contará com a assessoria da Profa. Dra Katia Rubio, Professora e Coordenadora do Grupo de Estudos Olímpicos da USP, responsável pela Pesquisa “Memórias Olímpicas por Atletas Olímpicos Brasileiros, onde registra a participação de todos os atletas brasileiros que participaram de uma edição Olímpica. O projeto é composto por 3 fases:

1) Sensibilização para a metodologia e sistematização dos registros, que contará com calendário disponibilizado para que as Diretorias Regionais de Educação (DRE) façam seus agendamentos, de acordo com o quadro

2) Pesquisa de Campo, com reuniões com as equipes das DRES (professores Analistas e funcionários indicados), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do trabalho de pesquisa “in loco”, de construção da memória pela pesquisa e resgate de documentos e narrativas;

3) Escrita e preparação de documentos que registrem o processo desenvolvido e seus resultados, garantindo a preservação dessa memória que será registrada em formato de livro, pela escrita dos seus principais atores.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.