Notícias

Projeto Pequenos Gigantes formará educadores de CEIs indiretos e conveniados

Iniciativa será desenvolvida pela SME em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE

Publicado em: 23/05/2016 17h45 | Atualizado em: 04/05/2021

pequenos_gigantes_740_x_430.jpg

Professores que atuam nos Centros Educação Infantil (CEIs) indiretos e conveniados da Rede Municipal de Ensino poderão participar de formação que tem objetivo formar para a atuação preventiva em casos de sinais de atraso do desenvolvimento infantil. Ação contemplará, em suas duas primeiras etapas, cerca de 3600 profissionais e será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE.

O projeto para formação se chama Pequenos Gigantes e foi lançado nesta segunda-feira, 23 de maio, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, quando formalizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a SME e a APAE. Assinaram o termo de Cooperação o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita e o Sr. Felipe Clemente Santos, Diretor-Presidente da APAE. A Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Fátima Antônio, presenciou o ato e falou aos presentes sobre os objetivos do projeto.

“Esta formação faz parte de uma política de infância para a cidade de São Paulo, que está inserida no Programa São Paulo Carinhosa e que envolve uma série de ações voltadas à infância. É uma política que vê nossos bebês e nossas crianças como sujeitos de direitos. Desta forma, é fundamental que profissionais que atuam em nossas unidades educacionais estejam participando deste projeto para que a gente possa cada vez mais garantir a qualidade social dos nossos alunos”, disse Fátima Antônio.

“O quanto antes a gente compreender o que elas (crianças) possuem, antes poderemos intervir no seu desenvolvimento. Conseguir iniciar um trabalho específico com crianças com cerca de 2 anos gerará um benefício gigantesco para o futuro”, enfatizou o Diretor-Presidente da APAE.

O Secretário Chalita ressaltou a importância da parceria, devido ao nível de excelência que a APAE demonstra em anos de atuação no Estado de São Paulo. “O cérebro é algo que necessita ser estimulado e eu não tenho dúvidas que estas crianças, de 0 a 3 anos, que hoje são acolhidas em nossas escolas terão um desenvolvimento diferenciado”, ressaltou Chalita.

O evento contou com a apresentação cultural de cerca de 20 estudantes do Centro de Integração e Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera. Eles fizeram apresentação de dança circular.

pequenos_gigantes_2_740_x_430.jpg

Projeto Pequenos Gigantes – Termo de Cooperação entre SME e APAE-SP que tem o objetivo oferecer formação e acompanhamento aos educadores de CEIs Indiretos e Conveniados. Os temas e conteúdos a serem abordados tratarão de questões relacionadas com desenvolvimento infantil para uma atuação integrada e pró ativa no caso de sinais de atraso.

O Projeto acontecerá em quatro etapas e envolverá o estudo do cenário com a articulação entre a APAE e a SME, por meio das Diretorias de Educação Especial e de Educação Infantil, Diretorias Regionais de Educação, e Unidades Escolares. Qualificação profissional, assessoria em campo e a disseminação dos conhecimentos estão previstas nas etapas. Nos dois primeiros momentos cerca de 3.600 educadores estarão envolvidos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida” 

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.434