Programa Rolê Cultural leva estudantes de São Paulo a diferentes espaços da cidade

Investimento da Secretaria Municipal de Educação vai beneficiar 1.150 unidades, abrangendo desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos

Publicado em: 08/11/2019 17h08 | Atualizado em: 06/08/2021
Fotografia de sete crianças dentro do Theatro Municipal

As Escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo passam a receber recursos financeiros que garantirão o aluguel de ônibus de transporte para atividades culturais na cidade. O Programa “Rolê Cultural”, lançado em julho deste ano, vai beneficiar as 1.150 escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e de Educação Bilíngue para Surdos, ampliando ainda mais as experiências e aprendizados por meio de visitas aos diferentes territórios da cidade.

O investimento da Secretaria Municipal de Educação nesta iniciativa é de R$ 6,5 milhões e começa a ser repassado para as escolas municipais via 3º Repasse do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) – Rolê Cultural, já em novembro. O valor do repasse será estabelecido conforme o tipo de Unidade Educacional beneficiária e número de estudantes atendidos, podendo variar entre R$ 1,5 mil a R$7 mil.

Os recursos são reservados, exclusivamente, para o transporte de estudantes nas visitas aos diferentes territórios da cidade, nas atividades externas, em consonância com Currículo da Cidade e o Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional.

Cabe às Diretorias Regionais de Educação (DREs), a fiscalização da aplicação dos recursos do Rolê Cultural. Os valores devem ser utilizados, preferencialmente, até o final do ano letivo de 2019. Eventuais saldos remanescentes, que forem inferiores para uma nova contratação de transporte, poderão ser utilizados em despesas de custeio previstas no Plano Anual de Atividades – PAA e devidamente justificado em ata.