1ª Rodada de Negócios – Frutas, Legumes e Verduras – 2024
Para compradores das OSCs e CEIs Parceiros
Programação:
– Abertura: Leonardo Spicacci Campos – Coordenador da CODAE
– Dinâmica da Rodada: Agnes Hanashiro – CODAE/NAAF
– Apresentação dos Produtores – Catálogo de Produtores
- COOPAFASB – Marcelo Fukunaga – Sete Barras/SP
- TERRA VIVA – Caio Rennó e Everton Oliveira – Sorocaba/SP
- RAIZ VERDE- Abdeel Lima e Andrea Lima – Iperó/SP
- URBAN FARM – Lais Ferreira – São Paulo/SP
-Rodada nas mesas de negociação – produtores e compradores
-Roda de impressões – Wilson Pailo – CODAE/NAAF
–Conclusão e brunch de contatos – Cláudia Macedo – CODAE/NAAF
APOIO: EMASP
2º Encontro de Agroecologia e Agricultura Familiar. Territórios educativos mais saudáveis e sustentáveis – 2024
Para mantenedores de unidades parceiras
Programação:
– Abertura: Secretário Adjunto da SME: Bruno Lopes Correia e Coordenador da CODAE: Leonardo Spicacci Campos
– Palestra de sensibilização: “Agricultura familiar, agroecologia e alimentos orgânicos: pequenas ações e grandes impactos positivos ao meio ambiente” – Roseli Allemann (SVMA/ UMAPAZ)
– Experiências bem–sucedida na Rede Municipal de Ensino com Rosilene Jeremias Santos – Diretora do CEI Benjamin Antonio Salles Arcuri (DRE Ipiranga) e Cesar Bisconti da Urban Farm – Horta urbana orgânica
– Ações da CODAE com Wilson Pailo (SME/CODAE/NAAF)
- Lançamento da Vitrine da Terra – Portal da Agricultura Familiar. Catálogo virtual de produtos e produtores familiares, rurais ou urbanos
– Apresentação dos expositores da Feira da Agroecologia e Agricultura Familiar
- Feira da Agricultura Familiar e Alimentos Orgânicos. Conheça os expositores
- Agricultura Familiar no CEI Parceiro. Informações para produtor e para as OSCs
– Feira da Agroecologia e Agricultura Familiar
1º Encontro Municipal de Alimentação Escolar e Agroecológica – 2022
Para mantenedores e CEIs parceiros
⚠️Se você participou do evento, acesse aqui o seu certificado!
📆 Data/Horário: 09/11/2022 (quarta-feira) das 8h às 14h30
👥Público-alvo: mantenedores dos Centros de Educação Infantil (CEI) Parceiros
📌Local: CEU Casa Blanca Prof. Solon Borges dos Reis
🔖Realização: SME/CODAE, SMDET/COSAN; Apoio: CAE, COMUSAN, Comissão Gestora da Lei de Orgânicos
Objetivo
Aproximar os mantenedores de unidades educacionais da Rede Parceira aos agricultores, tirar as suas dúvidas e apoiar a aquisição de frutas, verduras e legumes orgânicos ou de base agroecológica e a implementação de hortas escolares conforme previsto na Lei Municipal. Para este fim, a programação conta com palestras de representantes das secretarias integrantes do Plano de Ação do Decreto 56.913/16 (SME, SMS, SVMA e SMDET), pesquisadores, agricultores e educadores; Exposição de alimentos/agricultores; e mais.
Por que é importante?
- Garantia de alimentos mais saudáveis para as crianças
- Cuidar da saúde das pessoas e do meio ambiente
- Cumprimento da Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar
É possível e acessível
Conheça o exemplo do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) e seu Programa CREN+Orgânico.
O CREN- Centro de Recuperação e Educação Nutricional em parceira com o Instituto Kairós deu início ao projeto CREN Mais Orgânico. A iniciativa visa introduzir alimentos orgânicos ou de base agroecológica nas refeições das crianças atendidas pelo CREN no Semi-Internato da Vila Jacuí. Essa ação está alinhada com a Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei 16140/15), , com meta progressiva de aquisição de alimentos 100% orgânicos ou de base agroecológica até 2026. Com a implementação do projeto CREN Mais Orgânico, a equipe pedagógica do Semi-Internato tem desenvolvido com as crianças oficinas sobre o patrimônio alimentar, os alimentos nativos, a história que os alimentos carregam, o simbolismo e os valores e o respeito ao meio ambiente. Dentre os resultados, tiveram a redução de gastos com a compra de FLV, diminuição do desperdício e da geração de resíduos.
Materiais do encontro:
Rede de apoio:
A plataforma da prefeitura Sampa+Rural reúne iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar. De forma simples, é possível encontrar dados sobre onde comprar produtos locais, quem são os agricultores da cidade e quem comercializa esses produtos. Você também pode cadastrar a horta da sua escola aqui e ter a chance de receber o Selo Sampa+Rural!! A plataforma traz ainda atrações turísticas ligadas à natureza e turismo rural e iniciativas da sociedade civil e poder público para tornar a cidade mais conectada às práticas sustentáveis.
AGRICULTURA FAMILIAR E AGROECOLÓGICA
Os alimentos da agricultura familiar já fazem parte dos cardápios escolares desde 2013 na cidade de São Paulo, e desde então, a quantidade e variedade de produtos não param de crescer. Acompanhe essa evolução e saiba mais sobre o trabalho e o compromisso da CODAE com a Agricultura Familiar. Em breve, lançamento de uma nova plataforma digital.
Coletânea de materiais de apoio no site da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE/SME) sobre hortas escolares.
Os Viveiros Municipais produzem mudas de espécies vegetais ornamentais herbáceas, arbustivas e arbóreas destinadas às unidades municipais da cidade de São Paulo, para plantios em praças, parques, escolas, canteiros centrais e demais áreas verdes. São eles:
– Viveiro Manequinho Lopes, localizado no Parque Ibirapuera: produção de herbáceas e arbustivas. Produz PANC para atender demandas de escolas municipais;
– Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo: produção de herbáceas e arbustivas. Produz PANC para atender demandas de escolas municipais;
– Viveiro Harry Blossfeld, localizado no Parque Cemucam (cidade de Cotia): produção de exemplares arbóreos
Solicite mudas de hortaliças tradicionais (PANC) e frutíferas para plantio nas suas escolas!! Acesse aqui o tutorial.
ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM (UMAPAZ)
Junto à sede da UMAPAZ no Parque Ibirapuera, a EMJ oferece cursos regulares de Jardinagem, Recursos Paisagísticos, Hortas, Sementes, Arborização, além de atividades de curta duração como palestras, oficinas, vivências, trilhas e minicursos. Possui um espaço educador, o Campo Experimental, onde são realizadas as aulas práticas e demonstrativas dos cursos regulares, oficinas, vivências, visitas monitoradas e dias de campo. Possui diversos cursos sobre horta para as suas escolas participarem!! Confira a programação mensal e o curso online “Encontros sobre Horta Agroecológica” no canal de Youtube da UMAPAZ.
ESCOLA DE AGROECOLOGIA DE PARELHEIROS (UMAPAZ)
Instalada no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, na região de Parelheiros (ZN), tem como objetivo difundir as práticas agroecológicas para uma agricultura mais sustentável, além de integração socioambiental para a população em geral. Algumas atividades oferecidas são: oficinas, cursos, trilhas, palestras, viveiro de mudas de PANC e Biblioteca de Sementes (em fase de implantação).
Possui 15 tecnologias sustentáveis implantadas como demonstração e 12 vitrines de vídeos disponíveis online aqui ensinando sobre a construção destas técnicas sustentáveis para aproveitamento de água de chuva, irrigação sem gasto de energia, armazenamento e tratamento de água de pias e chuveiros ecológicos, compostagem em pequenos espaços, aproveitamento de resíduos orgânicos domésticos, entre outras técnicas que podem ser implementadas nas escolas e em toda comunidade. Contato: escoladeagroecologia@prefeitura.sp.gov.br
PROGRAMA AMBIENTES VERDES E SAUDÁVEIS (PAVS/SMS)
O PAVS faz a gestão dos projetos socioambientais nas Unidades de Saúde (UBS) e pode apoiar as hortas escolares biodiversas e arborização, orientação sobre alimentação saudável, orientação para gerenciamento de resíduos nas escolas, dar informações sobre cuidados com água, ar e solo e também sobre a cultura e comunicação ambiental. Conforme a disponibilidade, eles podem ser procurados para oferecimento de atividades educativas e agendamento de visitas nas hortas pedagógicas de algumas UBS. O território de Santo Amaro/Cidade Ademar conta ainda com 2 viveiros que atendem demandas locais.
Oriente as suas escolas a procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima, estreitar parcerias e reconhecer outros apoios no seu território!! Confira aqui o mapa.
Desde 2017, o Viva Agroecologia estimula, com diversos materiais educativos, a implantação da biodiversidade das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) na pedagogia, nas hortas e nos cardápios escolares, buscando contribuir com uma sociedade mais saudável, solidária e sustentável. O projeto buscou aplicar o que está previsto no Dec. 56913/16, que regulamentou a Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei 16140/15), que traz como um dos seus grandes focos a Educação Alimentar e Nutricional e o propósito de que a horta escolar biodiversa possa, quando possível, suplementar a alimentação escolar, propiciando a pedagogia prática e vivencial.
- Lei Municipal nº 16.140, de 17/03/15 – dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar
- Decreto Municipal nº 56.193, de 05/04/2016 – regulamenta a Lei nº 16.140/15
- Portaria SME nº 007, de 17/11/2016 – constitui a Comissão Gestora
- Carta da FAO reconhecendo os avanços na implementação da Política Municipal de SAN na cidade de São Paulo
- Carta do Mecanismo da Sociedade Civil da ONU
- Caderno de Sugestões – Guia Alimentar para a População Brasileira na prática das equipes de saúde, educação e assistência social em Goiás
Ata da reunião de 15 de Março de 2023 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 15 de Fevereiro de 2023 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 13 de Março de 2019 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 18 de Dezembro de 2018 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 01 de Novembro de 2018 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 13 de Julho de 2018 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 11 de Abril de 2018 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 27 de Fevereiro de 2018 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 30 de Janeiro de 2018 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 15 de dezembro de 2017 da Comissão Gestora
Ata da reunião de 30 de outubro de 2017da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 02 de outubro de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 04 de setembro de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 03 de agosto de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 29 de junho de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 25 de maio de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 27 de abril de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 31 de março de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 09 de março de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 01 de fevereiro de 2017 da Comissão Gestora.
Ata da reunião de 14 de dezembro de 2016 da Comissão Gestora.