Prêmio Professores do Brasil

Premiação visa reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas de todo país.

Publicado em: 27/04/2018 14h02 | Atualizado em: 30/11/2020

premio_profbrasil2018_740x430.jpg

No dia 26 de abril, quinta-feira, foram abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula.

Podem participar Professores da educação básica da rede pública de todo o país. A premiação será em agosto e os interessados podem se inscrever até 28 de maio, pela internet.

Durante o período de inscrições, os professores devem enviar um relato da prática pedagógica desenvolvida com os estudantes.

O prêmio é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Os participantes vão concorrer nas categorias Educação/Creche, Educação Infantil/Pré-Escola, anos iniciais do Ensino Fundamental/1º, 2º e 3º anos, anos iniciais do Ensino Fundamental/4º e 5º anos, anos finais do Ensino Fundamental/6º ao 9º ano e Ensino Médio.

Na etapa estadual, os três primeiros colocados em cada categoria recebem certificado e o vencedor, um troféu. Na etapa regional e nacional, a premiação em dinheiro varia entre 5 e 7 mil reais, com oferecimento de viagem e troféu.

Além dessas, os professores podem concorrer em uma das cinco categorias nas seguintes temáticas:

1.  O esporte como estratégia de aprendizagem
2.  O uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional
3.  Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento no ensino fundamental e médio
4.  Práticas inovadoras de educação científica
5.  Educação empreendedora

A premiação para as temáticas especiais inclui premiação em dinheiro para os professores vencedores ou escolas, viagens e participação em programação de TV ligada à educação.

As inscrições podem ser feitas na página do prêmio.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.