Notícias
Protagonismo para escrever e engajamento político para mudar
EMEF na zona Sul constrói trajetória que conduz a comunidade escolar para a democracia e a autoria
Publicado em: 02/06/2016 16h16 | Atualizado em: 04/12/2020Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Pedro de Carvalho Neto, alunos e professores constroem uma trajetória que leva a comunidade escolar para a democracia e para o protagonismo. A escola, desde 2014, possui um Grêmio Estudantil atuante e uma equipe de jovens jornalistas que já produziu cinco edições de informativos.
A EMEF está localizada no bairro do Capão Redondo e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo. Com 26 anos de existência e 537 alunos, somente em 2014 a escola conquistou a sua primeira composição de Grêmio Estudantil quando organizou uma comissão eleitoral formada por alunos participantes do Conselho de Escola e um professor. A partir daí, criou um estatuto para reger o processo eleitoral e foi divulgada a abertura de inscrições para as chapas representativas dos alunos. Três chapas disputaram o processo eleitoral, por meio de votação eletrônica, e uma foi eleita.
Durante o mandato, o grupo que representava os alunos trabalhou bastante e obteve algumas conquistas. Organizaram festas temáticas para arrecadar recursos, feira de troca de livros, mutirão de limpeza e campanha do agasalho para doação em asilo.
Em 2015, ficou muito claro para a comunidade escolar que a vivência política iniciada em 2014 ocasionou um processo eleitoral mais acirrado. “Foram nove chapas disputando as eleições”, comemora o Professor de História Luciano Grassini, que orienta os alunos do Grêmio.
Conscientização política – Com sete anos de magistério e quatro nesta EMEF, Luciano acredita que a presença dos Grêmios Estudantis nas escolas inicia um processo de conscientização política importantíssimo. “Tento mostrar para os alunos que o poder está no povo e que o político apenas nos representa. E que é nosso dever, de forma organizada, criticar, negar e melhorar as propostas do governo”, diz Luciano.
Outro instrumento de engajamento social e pedagógico que os alunos da escola utilizam é o jornal escolar JP Informa. Também liderado pelo Professor Luciano e iniciado em 2014, o projeto acontece no contraturno escolar e faz parte do Mais Educação São Paulo. Desde abril deste ano, a publicação tem acontecido mensalmente e aborda diversas temáticas. Os alunos se dividem por assuntos de interesse, produzem imagens e escrevem sobre jogos, história, adolescência, comportamento, etc. Além dos alunos do projeto, qualquer estudante pode contribuir enviando textos.
O professor conta que, muitas vezes, os assuntos abordados no jornal possuem ligações com os conteúdos que as crianças aprendem nas aulas dos demais professores. “Conseguir estimular que esta escola possua alunos autores e que eles escrevam com autonomia, a partir das suas vivências, é motivo de muita alegria para mim”, diz o professor.
O grupo já produziu cinco edições do jornal e se prepara para lançar o sexto número do periódico no mês de junho.
Confira as edições digitais do JP Informa.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Relacionadas
CEU Parque Bristol – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 4h24 - em CEU e COCEU
Sessão CineMinha nos CEUs
Publicado em: 08/10/2015 4h07 - em CEU e COCEU
Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial