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Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Saiba mais sobre as considerações iniciais do documento orientador do Programa São Paulo Integral

Publicado em: 18/12/2015 15h12 | Atualizado em: 30/11/2020

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O compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas, em sintonia com o Plano Municipal de Educação (PME) vigente e com o Programa Mais Educação São Paulo, é o destaque das considerações iniciais do documento orientador “São Paulo Integral – ampliando e construindo novos caminhos pedagógicos”.

O texto ainda aborda a trajetória de escuta às práticas e experiências já realizadas na Rede Municipal de Ensino, o conceito de Cidade Educadora como elemento norteador e essencial, a necessidade de diálogo com a sociedade civil e as demais Secretarias, uma concepção de Educação Integral em tempo integral que se renove na sua implementação ao contemplar vozes de todos os envolvidos e o desafio de proporcionar, a todos, um ensino capaz de promover uma sociedade emancipadora que se mantenha cada vez mais viva.

Clique aqui e veja o capítulo “Considerações Iniciais”.

Clique aqui e veja o documento orientador “São Paulo Integral – ampliando e construindo novos caminhos pedagógicos” na íntegra.

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Considerações iniciais

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) apresenta ao debate o

documento “São Paulo Integral: ampliando e construindo novos caminhos pedagógicos”.

Mais do que refletir sobre o imperativo contexto, nestas páginas são expressos princípios,

diretrizes e propostas, assumindo o compromisso com uma política pública de Educação que,

além de se alinhar ao vigente Plano Municipal de Educação de São Paulo (PME), apresenta

rigorosa coerência e sintonia ao dever maior da atual gestão: uma educação pública de

qualidade social para todos e todas, cujo percurso se iniciou com a implantação do Programa

“Mais Educação São Paulo” (2013), um marco político e histórico em nossa cidade.

O conceito de Cidade Educadora é trazido como elemento norteador e essencial, evidenciando

a necessidade em dialogar, a partir deste documento, com as demais Secretarias e a

sociedade civil e suas respectivas ações.

Desempenhamos uma escuta sensível às práticas e experiências já realizadas em nossas

Unidades Educacionais, sob a mediação e protagonismo das treze Diretorias Regionais de

Educação, o que possibilitou a construção de um percurso reflexivo e de intenso debate.

Neste sentido, submetemos este documento à consulta pública e apresentamos este programa

sob caráter aberto, intencionado em mobilizar uma ampla ação em que se fortaleçam todos os

sujeitos e instituições comprometidas e empenhadas por novos tempos, novas mudanças.

Uma Cidade Educadora, que necessita ser educada ininterruptamente, afirma a educação como

um direito amplo e irrestrito e ressignifica todo o legado e experiências do passado,

longínquo e recente, cujos conceitos apropriados e reincorporados em seus aspectos mais

amplos se redimensionam somente por meio das experiências das Unidades Educacionais da

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Desse modo, apresentamos uma concepção de Educação Integral em tempo integral, assumindo-a

como diretriz pedagógica, que não se esgota nessas páginas, renovando-se na sua

implementação ao contemplar as vozes das crianças e adolescentes, das famílias e de todos

os profissionais envolvidos. Contudo, compreendemos a complexidade em propor um sentido

concreto e objetivo aos conceitos de currículo, de articulação de projetos e de gestão

democrática na perspectiva da Educação Integral.

Respeitando a autonomia e garantindo o acesso ao acervo pertencente ao patrimônio cultural,

artístico, científico e tecnológico, em articulação às experiências e aos saberes dos

educandos e dos territórios da Cidade de São Paulo, propomos mais um desafio: de fazermos

juntos muito mais, proporcionando a todos um ensino capaz de promover em nossa sociedade

rupturas tais, onde a utopia por uma sociedade emancipadora se mantenha cada vez mais viva.


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