Notícias

Clube da Matemática na EMEF Geny Pussinelli utiliza jogos para ajudar na aprendizagem

Objetivo é ampliar e consolidar os conhecimentos de Matemática e de Geometria

Publicado em: 07/10/2016 8h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Clube da matematica_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Geny Maria Pussinelli, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve o projeto Clube da Matemática. A atividade, realizada com os alunos há cinco anos, utiliza jogos para facilitar a aprendizagem e tem o objetivo de ampliar a capacidade de compreensão de diferentes tipos de textos e desmistificar o estereótipo da matemática como uma matéria difícil de entender.

Desenvolvido sempre ao longo de um ano, o projeto Clube da Matemática procura capacitar os alunos nos primeiros meses de aula. Após essa etapa inicial, é feita uma reunião para estudos, preparação e aplicação do material. Os conteúdos abordados durante o projeto são: números e operações em N, significado e representação dos números fracionários, espaços e formas, simetria, grandezas e medidas e tratamento da informação.

“As situações lúdicas impulsionam o prazer pelos estudos, facilitam a investigação de novas soluções dos problemas apresentados nos jogos e oferecem a oportunidade da criança ser ativa no processo de construção do conhecimento de forma cooperativa e colaborativa”, argumenta Fernanda Müller, coordenadora pedagógica da unidade. Ela diz que o projeto foi idealizado há cinco anos, após a percepção de que os alunos tinham dificuldade com a matéria. Ela diz que, ao longo desse tempo, o “Clube” tem gerado bons frutos. “O incentivo aos estudos propiciou a criação de um grupo de estudos que culminou em quatro premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”, destaca.

A formação e a atuação dos alunos são acompanhadas por uma professora, com supervisão da coordenação da escola e de uma professora de matemática da unidade. Mensalmente, é feita uma avaliação das ações do projeto para verificar a efetividade do planejamento e das ações. “Nessa avaliação são analisados os avanços e as dificuldades apresentadas durante o desenvolvimento das atividades”, explica Fernanda.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

Publicado em: 22/03/2016 1h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Educomunicação

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

Publicado em: 22/03/2016 12h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CECI Tenondé Porã participa da ação “Cidadania
1 1.326 1.327 1.328 1.329 1.330 1.479