• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Propostas Formativas

Especificações completas dos cursos publicados no Diário Oficial da Cidade. Clique no título do curso e confira as informações

VIII Seminário Internacional da consciência negra – as múltiplas interfaces do branqueamento

Homologação 19512 – publicado no Diário Oficial de 14 de novembro de 2019 – página 45

DRE Pirituba/Jaraguá


Seminário Saúde Escolar – por ações de prevenção e controle de arboviroses

Homologação 19425 – publicado no Diário Oficial de 14 de novembro de 2019 – página 47

DRE São Miguel Paulista


Planejamento de ações formativas nos polos UNICEU

Homologação 19089 – publicado no Diário Oficial de 08 de novembro de 2019 – página 33

Núcleo Técnico UNICEU


Jovens Empreendedores primeiros passos – módulo II – avaliando para aprender

Homologação 19491 – publicado no Diário Oficial de 07 de novembro de 2019 – página 40

Núcleo Técnico UNICEU


Ciclo de palestras: O programa de alimentação escolar e a sustentabilidade – módulo 2

Homologação 19485 – publicado no Diário Oficial de 07 de novembro de 2019 – página 40

Coordenadoria de Alimentação Escolar


Seminário: Prevenção da violência doméstica e do abuso sexual contra bebês, crianças e adolescentes

Homologação 19488 – publicado no Diário Oficial de 07 de novembro de 2019 – página 45

DRE Guaianases


II Seminário Regional Novembro negro: desafios na diáspora Africana

Homologação 19509 – publicado no Diário Oficial de 05 de novembro de 2019 – página 45

DREs Itaquera, Guaianases e São Miguel Paulista


3º Seminário e mostra de tecnologias – ação promovendo a reflexão e conferência Educom SP

Homologação 19487 – publicado no Diário Oficial de 02 de novembro de 2019 – página 44

NTC – Tecnologias para Aprendizagem


Introdução ao estudo das civilizações africanas

Homologação 19474 – publicado no Diário Oficial de 02 de novembro de 2019 – página 59

DRE Penha


Práticas docentes de introdução à robótica: mecânica, elétrica e garimpagem tecnológica

Homologação 19500 – publicado no Diário Oficial de 02 de novembro de 2019 – página 47

DRE Ipiranga


I Seminário de práticas dos CIEJAs: garantia dos direitos e qualidade da Educação de jovens e adultos

Homologação 19481 – publicado no Diário Oficial de 23 de outubro de 2019 – página 29

Divisão de Educação de Jovens e Adultos


Por uma educação antirracista – reflexões e contribuições

Homologação 19493 – publicado no Diário Oficial de 23 de outubro de 2019 – página 33

DRE Butantã


Africanidades – trajetórias do africano no espaço geográfico brasileiro

Homologação 19367 – publicado no Diário Oficial de 23 de outubro de 2019 – página 31

DRE Freguesia do Ó/Brasilândia


Seminário Educação Integral: ampliando possibilidades e conhecimentos

Homologação 19451 – publicado no Diário Oficial de 22 de outubro de 2019 – página 49

DRE São Mateus


Currículo da Cidade: introdução aos modelos instrucionais para a Educação Física

Homologação 19436 – publicado no Diário Oficial de 22 de outubro de 2019 – página 47

DRE Capela do Socorro


Vídeo performance, arte e interdisciplinaridade na escola

Homologação 18119 – publicado no Diário Oficial de 22 de outubro de 2019 – página 42

NTC – Educom


Responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos – teoria e prática pedagógica

Homologação 19462 – publicado no Diário Oficial de 18 de outubro de 2019 – página 50

DRE Penha


Seminário Arquitetando possibilidades: prevenção e posvenção ao suicídio

Homologação 19479 – publicado no Diário Oficial de 16 de outubro de 2019 – página 34

DRE Butantã


Palestra: Ensinar e aprender na diversidade – emoção e razão na aprendizagem

Homologação 19434 – publicado no Diário Oficial de 15 de outubro de 2019 – página 50

DRE Campo Limpo


Cinema negro na escola: perspectivas e diálogos frente às relações étnico-raciais

Homologação 18391 – publicado no Diário Oficial de 15 de outubro de 2019 – página 48

NTC – Educom


Seminário Novembro Negro – Descolonizando Mentes

Homologação 19490 – publicado no Diário Oficial de 08 de outubro de 2019 – página 35

DRE Santo Amaro


O direito inalienável da literatura

Homologação 19476 – publicado no Diário Oficial de 11 de outubro de 2019 – página 49
Área promotora: NTC Sala de leitura


II Encontro: “Dialogando sobre a rede protetiva
Diretoria Regional de Educação – DRE JT – DICEU/DIPED


Resolução de problemas nos anos iniciais
DIPED DRE PJ


DIPED a influência da cultura africana na constituição da identidade brasileira: uma perspectiva cultural
DRE Ipiranga


Educação ambiental na prática escolar: responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos – teoria e prática
DIPED/DRE – Butantã


Olhares decoloniais para o centro histórico da cidade de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá


Formação de professores regentes da Sala de Recursos Multifuncionais
CEFAI Santo Amaro


Práticas inclusivas em educação física – um olhar para o estudante com deficiência intelectual
DRE AS/DIPED/CEFAI


Ação formativa do coordenador pedagógico na qualificação dos registros docente
DRE Itaquera


Tecnologias para aprendizagem e o currículo da cidade: programando no Scratch
Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro


Onde brincam as crianças? Reflexões sobre espaços, criações e interações na educação infantil
APROFEM – Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo


Currículo da cidade: um olhar para os eixos: vida, ambiente e saúde
DIEFEM


A importância da equipe de apoio na construção de uma escola inclusiva
CEFAI – DRE CL


IV encontro de saúde mental e intersetorialidade de Guaianases – educação, saúde e assistência social: da reflexão à construção de um projeto em rede
Diretoria Regional de Educação Guaianases


Iniciando a programação com o Scratch
DIPED/DRE – SM


Introdução à robótica – iniciando a programação
DIPED/DRE-SM


Educação Ambiental na prática escolar: responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos – teoria e prática pedagógica
DRE Campo Limpo


As estratégias de ensino de matemática para a aprendizagem dos números racionais nos ciclos interdisciplinar e autoral
Diretoria Regional de Educação São Miguel


III Seminário Currículo da Cidade: cognição, aprendizagens e diálogos necessários
DIPED DRE Ipiranga


Iniciação ao Jogo de Go – tabuleiro 13×13
Coordenadoria dos CEUS e de Educação Integral


Descobrindo possibilidades no aprendizado da Educação Física
Secretaria Municipal de Educação


A avaliação interna e externa: potencializando o acompanhamento e a gestão das aprendizagens
Diretoria Regional de Educação Butantã


Formação continuada: reflexão e aperfeiçoamento das ações no Atendimento Educacional Especializado – AEE
Diretoria Regional de Educação Butantã


Africanidades – trajetórias do africano no espaço geográfico brasileiro
DICEU – DRE Itaquera


Ciclo de Oficinas: construindo recursos pedagógicos acessíveis
Diretoria Regional de Educação Penha


Jovens empreendedores primeiros passos – JEPP – Módulo I
Núcleo Técnico da Universidade nos CEU – UNICEU


III Seminário Currículo da Cidade: cognição, aprendizagens e diálogos necessários
DIPED DRE Ipiranga


Educação Ambiental na prática escolar: responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos – teoria e prática pedagógica
Diretoria Regional de Educação da Capela do Socorro


Seminário: contextos e perspectivas da educação especial: caminhos para práticas pedagógicas inclusiva
Diretoria Regional de Educação São Mateus


Para aprender e ensinar xadrez na escola – Módulo II
Coordenadoria dos CEUS e de Educação Integral


A Educação Socioemocional: conceitos e práticas no currículo da cidade
SINESP


Enchentes na cidade de São Paulo: o papel da educação no cuidado e prevenção
SME – COCEU/DIGP, Defesa Civil, SMS, AMLURB e SVMA


Propostas formativas para o trabalho com sequência de atividades no Projeto de Apoio Pedagógico
Secretaria Municipal de Educação


A ação docente na Educação Infantil
Sindicato dos Trabalhadores nas unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do município de São Paulo – SEDIN


O programa de alimentação escolar e a sustentabilidade
Homologação 19408 – publicado no Diário Oficial de 19 de setembro de 2019 – página 55
Área promotora: Secretaria Municipal de Educação – CODAE


III seminário povos imigrantes
Homologação 19244 – publicado no Diário Oficial de 19 de setembro de 2019 – página 54
Área promotora: SME/NTC/NEER


Diálogos de formação: ação integrada entre as equipes DIPED & supervisão escolar
Homologação 19383 – publicado no Diário Oficial de 19 de setembro de 2019 – página 59
Área promotora: Diretoria Regional de Educação São Mateus


Música para todos: fazer musical criativo
Homologação 19445 – publicado no Diário Oficial de 18 de setembro de 2019 – página 47
Área promotora: SME/COPED/NTC/AEL


Direitos humanos e o estatuto da criança e do adolescente na educação: história, impacto na sociedade e desafios
Diretoria Regional de Educação Butantã
Homologação 19393 – publicado no Diário Oficial de 18 de setembro de 2019 – página 52
Área promotora: Diretoria Regional de Educação São Miguel


Formação de estagiários “aprender sem limite”
Homologação 19107 – publicado no Diário Oficial de 18 de setembro de 2019 – página 52
Área promotora: CEFAI DRE – SM


Seminário qualidade de vida e sustentabilidade: a educação ambiental na construção de espaços educadores e relações saudáveis
Homologação 19443 – publicado no Diário Oficial de 17 de setembro de 2019 – página 41
Área promotora: Diretoria Regional de Educação São Miguel


O jogo de mancala awelé : ensino e prática para formadores
Homologação 19404 – publicado no Diário Oficial de 17 de setembro de 2019 – página 39
Área promotora: Coordenadoria dos CEUs e de educação integral


O jogo de go: ensino e prática para formadores – módulo I
Homologação 19403 – publicado no Diário Oficial de 17 de setembro de 2019 – página 39
Área promotora: Coordenadoria dos CEUs e de educação integral


Seminário de educação especial: reflexões e práticas das aprendizagens na perspectiva da educação inclusiva
Homologação 19449 – publicado no Diário Oficial de 14 de setembro de 2019 – páginas 48 e 49
Área promotora: CEFAI/DRE Itaquera


Laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
Homologação 19440 – publicado no Diário Oficial de 14 de setembro de 2019 – página 43
Área promotora: SME/COPED/DIEI/DIEE, OSCIP mais diferenças


Seminário regional DRE JT: desafios da educação especial
Homologação 19417 – publicado no Diário Oficial de 14 de setembro de 2019 – página 46
Área promotora: CEFAI JT


Seminário povos indígenas
Homologação 19410 – publicado no Diário Oficial de 13 de setembro de 2019 – página 44
Área promotora: DREs Guaianases, Itaquera e São Miguel


Seminário interfaces da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Homologação 19321 – publicado no Diário Oficial de 13 de setembro de 2019 – página 42
Área promotora: DIPED DRE Freguesia/Brasilândia


Seminário o papel do currículo escolar no enfrentamento à violência doméstica e à violência sexual contra crianças e adolescentes
Homologação 19419 – publicado no Diário Oficial de 12 de setembro de 2019 – página 51
DRE Butantã


Altas habilidades/superdotação no contexto educacional
Homologação 19321 – publicado no Diário Oficial de 12 de setembro de 2019 – página 43
DRE São Mateus


Seminário: “o fazer pedagógico na educação especial na perspectiva da educação inclusiva: diálogos e trajetórias
Homologação 19370 – publicado no Diário Oficial de 11 de setembro de 2019 – página 40
DRE Butantã


Formação continuada: planejando e qualificando ações no atendimento educacional especializado – aee
Homologação 19333 – publicado no Diário Oficial de 11 de setembro de 2019 – página 38
DRE Pirituba/Jaraguá


Curso básico de libras para educadores
Homologação 19382 – publicado no Diário Oficial de 11 de setembro de 2019 – página 40
DRE São Miguel Paulista


Seminário “olhares indígenas no brasil: tradições, histórias e culturas”
Homologação 19438 – publicado no Diário Oficial de 07 de setembro de 2019 – página 45
DRE Pirituba/Jaraguá


Seminário opa! Opinião participativa – uma construção coletiva – grêmio estudantil
Homologação 19416 – publicado no Diário Oficial de 07 de setembro de 2019 – página 47
DICEU – educação integral / DRE-MP


Natureza da ciência no currículo da cidade: refletindo sobre a construção do conhecimento científico
Homologação 19329 – publicado no Diário Oficial de 07 de setembro de 2019 – página 42
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Grêmio estudantil: a voz do estudante na escola
Homologação 19402 – publicado no Diário Oficial de 06 de setembro de 2019 – página 34
DRE Ipiranga/setor DICEU


A pesquisa em documentos e registros fotográficos como processo de aprendizagem – os rios da cidade de São Paulo
Homologação 19330 – publicado no Diário Oficial de 06 de setembro de 2019 – página 32
Arquivo histórico municipal SMC


Alfabetização de jovens e adultos: o olhar do currículo da cidade para eja
Homologação 19310 – publicado no Diário Oficial de 11 de setembro de 2019 – página 37
DIPED Ipiranga


Seminário – a educação como ferramenta de desenvolvimento integral dos estudantes
Homologação 19391 – publicado no Diário Oficial de 06 de setembro de 2019 – página 32
DRE Penha


Seminários regionais – educação em direitos humanos: projeto respeitar é preciso
SME/COCEU – dgpi/vladimir herzog
Homologação 18282 – publicado no Diário Oficial de 05 de setembro de 2019 – página 34
Arquivo histórico municipal SMC


Arte contemporâNEA: experimentação e reflexão sobre as práticas pedagógicas
Homologação 19394 – publicado no Diário Oficial de 04 de setembro de 2019 – página 39
SME/COCEU/DIAP


Libras: pensando na aquisição de língua
Homologação 19388 – publicado no Diário Oficial de 04 de setembro de 2019 – página 45
DRE Butantã


Formação de professores formadores no jogo de xadrez – ensino e prática: avançado
Homologação 19346 – publicado no Diário Oficial de 03 de setembro de 2019 – página 37
Coordenadoria dos CEUs e de educação integral


Avaliação da/ para aprendizagem: desafios e possibilidade
Homologação 19237 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 52
DRE São Mateus


Avaliação: subsídios para diagnósticos e replanejamentos
Homologação 19308 – publicado no Diário Oficial de 13 de agosto de 2019 – página 41
DRE Santo Amaro


Desafios do formador de professores alfabetizadores: aprendizagem do adulto professor
Homologação 19305 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Deficiência física: ampliando o olhar para as potencialidades
Homologação 19292 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Butantã


O professor que ensina matemática por meio da resolução de problemas
Homologação 19264 – publicado no Diário Oficial de 06 de julho de 2019 – página 45
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera e DRE Penha


Diferentes abordagens no ciclo de alfabetização: um olhar interdisciplinar do currículo da cidade
Homologação 19247 – publicado no Diário Oficial de 17 de julho de 2019 – página 34
DRE Butantã


Esporte, cultura corporal e pensamento científico no ensino fundamental
Homologação 19245 – publicado no Diário Oficial de 17 de julho de 2019 – página 34
Diretoria Regional de Educação Butantã


Linguagem de programação scratch
Homologação 19238 – publicado no Diário Oficial de 27 de julho de 2019 – página 46
DIPED MP


Laboratório territórios
Homologação 19414 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 38
COPED – Divisão de Ensino Fundamental e Médio – DIEFM


Seminário “educação integral e currículo: reflexões e práticas
Homologação 19412 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 39
DRE Freguesia/ brasilândia


Educação integral, integrada e integradora: os territórios do saber e sua potencialidade no cenário das aprendizagens
Homologação 19405 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 40
DICEU / DIPED Ipiranga


Mergulho histórico para uma sociedade plural
Homologação 19380 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 36
SME/COCEU/DIGP/DICEU e associação beneficente e cultural b’nai b’rith de São Paulo


CEU olímpico: avanços na avaliação física para o esporte nos CEU
Homologação 19372 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 36
Coordenadoria dos CEU e de educação integral


Pesquisa e intervençao social – desenvolvendo projetos no ciclo autoral por meio do tca
Homologação 19363 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 43

Diretoria Regional de Educação Butantã

A interdiciplinaridade entre arte e educação física adaptada coadjuvantes na perspectiva da educação inclusiva no ciclo de alfabetização
Homologação 19353 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 41
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá


Trocando ideias sobre inclusão -2ª edição
Homologação 18423 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 43
DRE Butantã


Desafios da alfabetização nos anos iniciais – módulo II
Homologação 19306 – publicado no Diário Oficial de 15 de agosto de 2019 – página 36
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Ensinar ciências na perspectiva do currículo da cidade
Homologação 19332 – publicado no Diário Oficial de 13 de agosto de 2019 – página 39
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Contextos formativos na supervisão escolar: conciliação das atividades administrativas e ações pedagógicas
Homologação 19323 – publicado no Diário Oficial de 28 de agosto de 2019 – página 39
Diretoria Regional de Educação Guaianases


III seminário da educação infantil: reflexões para o cotidiano de bebês e crianças pequenas
Homologação 19371 – publicado no Diário Oficial de 29 de agosto de 2019 – página 50
DRE Itaquera


Formação de professores formadores no jogo de xadrez – ensino e prática: iniciação
Homologação 19335 – publicado no Diário Oficial de 29 de agosto de 2019 – página 47
COCEU


Oraturas africanas
Homologação 18382 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 41
DRE Pirituba/Jaraguá


Seminário “viver a literatura de cordel na academia de letras dos professores da cidade de São Paulo – alp”
Homologação 19406 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 38
SME/COPED/NTC/Academia Estudantil de Letras


Pedagogia dos saraus: teoria, prática literária e educativa
Homologação 19415 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 42
DIPED MP


3º encontro regional UNICEU da região noroeste: “concepções e práticas da educação inclusiva no contexto escolar”
Homologação 19278 – publicado no Diário Oficial de 13 de agosto de 2019 – página 39
Núcleo Técnico da universidade nos CEU – UNICEU


Infância leitora
Homologação 19377 – publicado no Diário Oficial de 28 de agosto de 2019 – página 37
DRE Jaçanã Tremembé


Linguagem oral na sala de aula e o currículo da cidade de língua portuguesa
Homologação 19285 – publicado no Diário Oficial de 28 de agosto de 2019 – página 33
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


As estratégias de ensino de matemática na construção de aprendizagens nos ciclos de alfabetização e interdisciplinar
Homologação 19409 – publicado no Diário Oficial de 28 de agosto de 2019 – página 39
DIPED MP


Agosto indígena – cultura e conhecimento dos povos originários brasileiros
Homologação 19355 – publicado no Diário Oficial de 15 de agosto de 2019 – página 39
DRE Santo Amaro


Sequências didáticas para o ensino de matemática
Homologação 19116 – publicado no Diário Oficial de 20 de agosto de 2019 – página 35
DRE Pirituba/Jaraguá


Educomunicação: nas ondas da fotografia
Homologação 18058 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 44
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação


Produção de textos escritos no ciclo autoral
Homologação 19009 – publicado no Diário Oficial de 20 de agosto de 2019 – página 34
SME/ COPED/ DIEFM


Construção de imagens e silêncios na poesia: vivências estéticas e escritas criativas
Homologação 19018 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 40
DRE PE


Vídeo performance, arte e interdisciplinaridade na escola
Homologação 18119 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 37
SME/COPED/NTC-Núcleo de educomunicação


Educomunicação: cinema brasileiro um panorama para os educadores
Homologação 18056 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 37
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação


Um olhar sobre matrizes de referência de avaliações externas e suas relações com o currículo
Homologação 19389 – publicado no Diário Oficial de 24 de agosto de 2019 – página 48
DRE Itaquera


Brincar inclusivo e suas diferentes linguagens
Homologação 19357 – publicado no Diário Oficial de 24 de agosto de 2019 – página 43
SME/DIEI, SME/DIEE, OSCIP mais diferenças


Curso de educação ambiental e trilhas urbanas no parque jardim-apurá búfalos
Homologação 19358 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 40
DRE Santo Amaro


Atendimento na sala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias assistivas
Homologação 19336 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 41
DRE Itaquera


Metodologias ativas na prática pedagógica
Homologação 19324 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 41
DRE São Miguel paulista


Práticas do atendimento educacional especializado a luz do currículo da cidade
DRE Guaianases


A presença indígena na formação histórica e identidade nacional
Homologação 19316 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 40
DRE Penha


Cuidar e educar: noções básicas para o atendimento dos educandos com quadros de deficiência e transtornos globais do desenvolvimento
Homologação 18271 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 37
SME/COPED/DIEE/SPDM


Imprensa jovem leitura crítica da mídia
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Homologação 18065 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 34
DRE Penha


II seminário pedagogia de projetos nas tecnologias da informação
Homologação 19322 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 41
DRE Itaquera


Teatro como expressão literária: módulo II – figurino, cenário e técnicas de encenação
Homologação 19305 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
DRE Penha


1º seminário sobre livro e leitura na cidade de São Paulo: perspectivas para uma cidade leitora
Homologação 19399 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 30
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Seminário de educação especial e inclusiva: compartilhando saberes e práticas
DIEE
Homologação 19305 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Somos amigos do peito – 2019
Homologação 18283 – publicado no Diário Oficial de 16 de agosto de 2019 – página 37
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


A intencionalidade da ação do coordenador pedagógico da educação infantil
Homologação 19392 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 36
DIPED DRE JT


Trocas e olhares: encontros de formação em arte-educação
Homologação 19366 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 30
NTC/NEER em parceria com sesc bom retiro


II seminário de recuperação de aprendizagens: proposições, práticas e orientações didáticas
Homologação 19345 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 30
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Avaliação: um olhar com foco na aprendizagem
Homologação 19276 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 37
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo


Educomunicação: nas ondas do vídeo
Homologação 18057 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 37
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação


Seminário: engenho: experimentação e interatividade (hands-on) no ensino de ciências: a práxis pedagógica
Homologação 19397 – publicado no Diário Oficial de 22 de agosto de 2019 – página 44
DRE – IQ


Deficiência múltipla: recursos e tecnologia assistiva
Homologação 19263 – publicado no Diário Oficial de 20 de agosto de 2019 – página 35
Diretoria Regional de Educação São Miguel


Educomunicação: histórias em quadrinhos como recurso pedagógico em sala de aula
Homologação 18210 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 44
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação


Reflexões sobre a prova São Paulo: matriz de referência, análise de resultados e encaminhamentos pedagógicos
Homologação 19390 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 47
DIPED – DRE Itaquera


Formação de gestores iniciantes – 2019
Homologação 19337 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 47
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro


Currículo da cidade: ensinar ciências no eixo vida, ambiente e saúde
Homologação 19326 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 44
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Formação do professor orientador de área de matemática – módulo II
Homologação 19067 – publicado no Diário Oficial de 16 de agosto de 2019 – página 37
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Docência compartilhada e o currículo da cidade: potencializando aprendizagens no ciclo interdisciplinar
Homologação 19294 – publicado no Diário Oficial de 20 de agosto de 2019 – página 35
Diretoria Regional de Educação Butantã


Acompanhamento da alfabetização em contextos de cultura escrita
Homologação 19111 – publicado no Diário Oficial de 17 de agosto de 2019 – página 55

Diretoria Regional de Educação Penha

Inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida na educação para o trânsito
Homologação 18044 – publicado no Diário Oficial de 26 de julho de 2019 – página 41
CET Companhia de Engenharia de Tráfego


Serpentes, biodiversidade e pensamento científico no ensino fundamental
Homologação 19069 – publicado no Diário Oficial de 10 de agosto de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Butantã


Desafios do formador de professores alfabetizadores: identidade em construção
Homologação 19046 – publicado no Diário Oficial de 15 de março de 2019 – página 40
DIEFM


Portas abertas: português para imigrantes
Homologação 19385 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
SME/NTC/NEER


Educomunicação nas ondas do rádio
Homologação 18055 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação


Educação integral e democracia: uma agenda positiva para a educação nacional
Homologação 19381 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 43
Escola do parlamento


Educação ambiental: caminhos possíveis para a construção de uma escola sustentável
Homologação 19340 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
SME/COPED/NTC/NEA/NEER/umapaz/DRE-DIPED/unesco


O acompanhamento das aprendizagens: as ações do professor orientador de área do ciclo de alfabetização
Homologação 19338 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
DIEFM


Lei 11645/08: 10 anos da história e cultura dos povos indígenas brasileiros no currículo escolar
Homologação 18417 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 45
DRE Campo Limpo/DIPED


Expressões corporais e esportivas ações, reflexões e possibilidades
Homologação 19300 – publicado no Diário Oficial de 13 de agosto de 2019 – página 39
COPED/COCEU


Estratégias e recursos para a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação
Homologação 19282 – publicado no Diário Oficial de 10 de agosto de 2019 – página 38
CEFAI Campo Limpo


Ação formativa do coordenador pedagógico na qualificação dos registros docentes
Homologação 19369 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 38
Diretoria Regional de Educação Itaquera – DIPED


Formação continuada aos professores do atendimento educacional especializado – PAEE – 2019 – módulo II
Homologação 19347 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 35
DRE Jaçanã Tremembé – CEFAI


História, interdisciplinaridade e multimodalidade: a construção da prática didática no cotidiano escolar
Homologação 19298 – publicado no Diário Oficial de 10 de agosto de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação – Itaquera


Programa de formação multicultural em língua italiana para professores da RMESP – módulo III
Homologação 19295 – publicado no Diário Oficial de 09 de agosto de 2019 – página 45
DIEFM e UNICEU


Produção de textos para o ciclo interdisciplinar
Homologação 19195 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 38
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera


O currículo da cidade de São Paulo em história e geografia: análise, reflexão e aprofundamento
Homologação 19283 – publicado no Diário Oficial de 07 de agosto de 2019 – página 41
Diretoria Regional de Educação São Miguel


A educação infantil como espaço social de interações e garantia do brincar na perspectiva da educação inclusiva como princípios para a ação pedagógica
Homologação 19281 – publicado no Diário Oficial de 07 de agosto de 2019 – página 40
DIPED/CEFAI-CL


A sala de leitura na perspectiva do currículo da cidade: repensando práticas e perspectivas literárias
Homologação 19261 – publicado no Diário Oficial de 06 de agosto de 2019 – página 53
Diretoria Regional de Educação Butantã


Transtorno do espectro autista na perspectiva do aee (atendimento educacional especializado) – módulo 2
Homologação 19361 – publicado no Diário Oficial de 06 de agosto de 2019 – página 51
DRE Ipiranga/DIPED/CEFAI


O brincar inclusivo
Homologação 19354 – publicado no Diário Oficial de 06 de agosto de 2019 – página 52
Diretoria Regional Santo Amaro


Sala de leitura e as múltiplas linguagens: explorando a diversidade textual
Homologação 19288 – publicado no Diário Oficial de 06 de agosto de 2019 – página 52
Diretoria Regional de educaçâo Penha


Imprensa jovem leitura crítica da mídia
Homologação 18065 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 34
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação


Tempos, espaços, materialidades e interações na educação infantil
Homologação 19162 – publicado no Diário Oficial de 05 de julho de 2019 – página 52
DIPED DRE Itaquera


Estratégias para facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes com autiSMo
Homologação 19262 – publicado no Diário Oficial de 02 de agosto de 2019 – página 36
Diretoria Regional de Educação São Miguel


O professor de apoio pedagógico e o planejamento das intervenções pedagógicas
Homologação 19258 – publicado no Diário Oficial de 02 de agosto de 2019 – página 36
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera


Educomunicação : blog e mídias sociais na educação
Homologação 18061 – publicado no Diário Oficial de 02 de agosto de 2019 – página 34
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação


Educação integral em tempo integral: desafios, conquistas e resultados – módulo II
Homologação 19286 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Penha


O coordenador pedagógico de ensino fundamental e a sua função de formador de professores
Homologação 19257 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera


O currículo de tecnologias para aprendizagem e o trabalho pedagógico do professor orientador de informática educativa
Homologação 19275 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Butantã


Os desafios da prática docente no projeto de apoio pedagógico – recuperação paralela e o acompanhamento das aprendizagens na perspectiva do currículo da cidade
Homologação 19252 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Butantã


Ensino de libras módulo i e módulo II
Homologação 19320 – publicado no Diário Oficial de 27 de julho de 2019 – página 45
CEFAI – DREJT


Projeto: atenção interdisciplinar no desenvolvimento infantil – sinais de atenção na primeira infância.
Homologação 19234 – publicado no Diário Oficial de 27 de julho de 2019 – página 43
COPED/DIEE em parceria com instituto de ensino e pesquisa apae de São Paulo


Educação ambiental e práticas ambientais no parque liNEAr água poDRE
Homologação 19242 – publicado no Diário Oficial de 02 de agosto de 2019 – página 36
Diretoria Regional de Educação Butantã


Educação para as relações étnico-raciais e o currículo da cidade
Homologação 19269 – publicado no Diário Oficial de 24 de julho de 2019 – página 35
DRE Santo Amaro


A harmonia das formas e espaços geométricos: possibilidades de intervenções junto aos estudantes com o uso dos cadernos cidade
Homologação 19344 – publicado no Diário Oficial de 26 de julho de 2019 – página 34
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera


Inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida na educação para o trânsito
Homologação 19234 – publicado no Diário Oficial de 27 de julho de 2019 – página 43
Companhia de engenharia de tráfego – CET


Mobilidade urbana ”tema de sala de aula”
Companhia de engenharia de tráfego – CET


Sustentabilidade e trânsito
Companhia de engenharia de tráfego – CET


Ações seguras no trânsito
CET – companhia de engenharia de tráfego


Arte na escola
COPED/DIEFM


Libras e currículo: reflexões e praticas – nível I
Diretoria Regional de Educação Penha


Valorização da cultura afrodescendente em ação nas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá


Altas habilidades / superdotação
Diretoria Regional Campo Limpo / CEFAI


Brincar sem fronteiras”jogos e brincadeiras inclusivas
Divisão de Educação Especial


I simpósio de educação alimentar e nutricional
Secretaria Municipal de Educação


A educação integral em tempo integral: por uma política pública de educação na cidade educadora
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


O currículo das tecnologias para aprendizagem na formação de professores orientadores de informática educativa.
Diretoria Regional de Educação São Mateus.


Iv seminário de educação integral: por uma abordagem integradora, transformando espaços em territórios do saber como projeto compartilhado.
Divisão de Ensino Fundamental e Médio.


Projeto brincar para todos
COPED/DIEI/DIEE e laramara


Formação de professores formadores no jogo da onça – ensino e prática
Coordenadoria dos CEU e de educação integral


A contribuição do fazer dos/das estagiário/as dos programas “parceiros da aprendizagem” e “aprender sem limite” na perspectiva do currículo da cidade
Divisão Pedagógica Diretoria Regional de Educação Itaquera


Práticas de linguagem: o jornal na sala de aula
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Educação integral e prevenção às drogas
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro


Curso de formação continuada do programa #tamojunto
COCEU/DIGP


Tempos, espaços, materialidades e interações na educação infantil
DIPED da Diretoria Regional de Educacão Itaquera

Os desafios da gestão escolar no acompanhamento das aprendizagens
Diretoria Regional de Educacão São Miguel


Programa protegendo sonhos: as adolescências, seus contextos de vida e protagoniSMo no processo de aprendizagem
DIEFM


Cinema negro na escola: perspectivas e diálogos frente às relações étnico-raciais
COPED/NTC- nucleo de educomunicação


Programa “aprendendo a lidar com o dinheiro”
DIEFM


Classe hospitalar: atendimento pedagógico aos escolares em tratamento hospitalar
DIEI/DIEFM


Altas habilidades/superdotação
Diretoria Regional Campo Limpo/CEFAI


Para aprender e ensinar xadrez na escola – módulo II
Coordenadoria dos CEUs e de educação integral


Práticas pedagógicas que permeiam a organização da eja na cidade de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá


O ensino por investigaçao em ciências naturais e o curriculo da cidade
Diretoria Regional São Miguel/DIPED


Reflexões sobre os saberes docentes das infâncias
Diretoria Regional de Educação Butantã


Fortalecendo a rede de proteção social
SME/DRE-MP


O ensino por investigaçao em ciências naturais e o curriculo da cidade
Diretoria Regional São Miguel/DIPED


Concepção e práticas de alfabetização e das culturas do escrito
Aprofem


Escravo, nem pensar! – direito do migrante e prevenção ao trabalho escravo e infantil na zona leste de São Paulo
DRE Itaquera em parceria com a ong reporte brasil


CEU, memórias e ação
coord centros educacionais unificados/ed integral


Espacialização dos estudantes imigrantes em São Paulo e nas escolas da DRE São Miguel: realidades e intervenções
DIPED – DRE MP


Reflexões sobre os saberes docentes das infâncias
Diretoria Regional de Educação Butantã


“altas habilidades/superdotação”
Diretoria Regional Campo Limpo/CEFAI


Fortalecendo a rede de proteção social
SME/DRE-MP


Seminário junho imigrante 2019
Diretoria Regional de Educação Ipiranga


O coordenador pedagógico e a gestão pedagógica para as aprendizagens: do plano de ação para uma prática transformadora
Diretoria Regional de Educação Butantã


Investigando os conhecimentos matemáticos dos estudantes – a sondagem de matemática
DRE-SM/DIPED


Uso consciente e responsável da internet
COPED/NTC- tecnologias para aprendizagem


Curso “criativos na escola”
Divisão de Ensino Fundamental e Médio – DIEFM em parceria com instituto alan


A sala de leitura e o currículo da cidade: vivenciando a matriz de saberes e os objetivos de desenvolvimento sustentável na mediação de leitura
Diretoria Regional de Educação São Mateus – Divisão Pedagógica – DIPED DRE São Mateus


Junho imigrante – migração e direitos humanos: a diversidade imigratória nos espaços e tempos das unidades educacionais das DREs Guaianases, São Miguel e Itaquera
Diretoria Regional de Educação de São Miguel, Guaianases e Itaquera


Acompanhamento pedagógico – programa “aprendendo a lidar com o dinheiro” – módulo 1
DIEFM


Esporte e educação como direitos: interfaces entre corpo, gênero e diversidade
Coordenadoria dos CEU e de educação integral


“diálogos sobre a interculturalidade no espaço escolar sob a ótica da imigração na cidade de São Paulo”
DRE Campo Limpo/DIPED


Práticas de leitura na educação infantil
DRE Campo Limpo – DIPED


Ensinar e aprender geografia na perspectiva do currículo da cidade
DIEFM


IIi seminário hortas pedagógicas- DRE Guaianases e faculdade cantareira
Diretoria Regional de Educação Guaianases


Registro: o papel do coordenador pedagógico e os instrumentos formativos de acompanhamento das aprendizagens
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro


Educomunicação: nas ondas da fotografia
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação


Seminário junho imigrante – a diversidade cultural nas escolas da Diretoria Regional de Educação Penha
DIPED DRE Penha


Seminário junho imigrante – educação de qualidade social para todos
DRE Santo Amaro


O apoio no atendimento dos bebês, crianças, jovens e adultos público-alvo da educação especial
Diretoria Regional de Educação Itaquera


Seminário junho imigrante
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá


O papel do coordenador pedagógico na implementação do currículo da cidade – educação infantil
Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro – DIPED educação infantil


Os desafios da gestão pedagógica e a implementação do currículo da cidade: educação infantil
Diretoria Regional de Educação sao miguel


Cuidar e educar: noções básicas para o atendimento dos educandos com quadros de deficiência e transtornos globais do desenvolvimento
SME/COPED/DIEE/SPDM


Implementação do currículo da cidade da educação de jovens e adultos.
COPED/DIEJA


Implementação do currículo da cidade da educação de jovens e adultos – polos regionais
COPED/DIEJA


Ensinar e aprender história na perspectiva do currículo da cidade
DIEFM


Os territórios educativos nas praticas pedagógicas
Diretoria Regional de Educação Penha


Iniciação ao jogo de go  tabuleiro 9×9
Coordenadoria dos CEU e de educação integral


Seminário: reflexões de estudos e práticas para a educação das relações étnico raciais
DRE FB


2º. Grande encontro das comissões de mediação de conflitos da cidade de São Paulo – projeto respeitar é preciso!
SME/COCEU/DIGP


Violência doméstica, ideação suicida e automutilação: possibilidades de diálogo e intervenção na escola
DRE Campo Limpo/DIPED/NAAPA


Educação em direitos humanos: desafios contemporâneos
SME/COCEU/DIGP e instituto vladimir herzog


Implementando o currículo da cidade – tecnologias para aprendizagem – na DRE Campo Limpo
DIPED – DRE Campo Limpo


Imprensa jovem on line – telejornaliSMo
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação


Educomunicação: cinema brasileiro um panorama para os educadores
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação


Repensando o projeto “apoio pedagógico – recuperação das aprendizagens” com os professores de apoio pedagógico (pap).
SME/ DRE PE/ DIPED


O atendimento educacional especializado: pensando em estratégias para os estudantes público alvo da educação especial.
SME/ DRE SM/ DIPED


I seminário: a investigação no ensino de ciências e matemática da rede municipal de ensino de São Paulo
Divisão de Ensino Fundamental e Médio


O coordenador pedagógico, uma trajetória profissional em construção.
DIPED – DRE Ipiranga


A importância da leitura literária na adolescência
Núcleo Técnico de currículo- sala e espaço de leitura


Linguagens artísticas integradas: formação e prática
SME/ COPED/ NTC


Currículo da cidade: educação para o desenvolvimento sustentável
Sinesp


O papel articulador do coordenador pedagógico – saberes & fazeres na implementação do currículo da cidade: educação infantil
SME/ DRE SM/ DIPED


O coordenador pedagógico e a gestão pedagógica: contextos e possibilidades
SME/ DRE SM/ DIPED


Informática instrumental – o excel como ferramenta da prática gestora e administrativa das unidades escolares
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo


Coordenação pedagógica: fundamentos e práticas
SME/ DRE PE/ DIPED


Registro: o papel do coordenador pedagógico e os instrumentos formativos de acompanhamento das aprendizagens
SME/ DRE PJ/ DIPED


Linguagens artísticas da dança e do teatro: manifestações corporais e performance cultural
Secretaria Municipal de Educação/ Coordenadoria pedagógica/Núcleo Técnico de currículo/Academia Estudantil de Letras


Educação ambiental para a construção de escolas sustentáveis: caminho possível para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável
SME/COPED/NTC/Núcleo de educação ambiental


Novas práticas e metodologias de ensino do futebol – futebol callejero
DICEU – Diretoria Regional de Educação Ipiranga


Formação de professores orientadores de sala de leitura
DRE Campo Limpo/DIPED


Formação hortas pedagógicas
Secretaria Municipal de Educação


I seminário de alfabetização da DRE Freguesia/ brasilândia: as implicações e os impactos nas aprendizagens
Divisão Pedagógica – DIPED / Diretoria Regional de Educação Freguesia brasilândia – DRE FB


Imigração e deslocamentos humanos no século XXI
SME/ DRE BT/ DIPED


Formação continuada para professores de apoio pedagógico (PAP)
DRE Campo Limpo/DIPED


Educação, imigração e refúgio: perspectivas educacionais de interculturalidade e direitos humanos
DIPED/DRE Ipiranga


O atendimento educacional especializado: planejando ações que favoreçam a eliminação de barreiras e a participação dos estudantes publico-alvo da educação especial no contexto educacional
Diretoria Regional de Educação São Mateus


Gestão da aprendizagem: desafios e possibilidades
Diretoria Regional de Educação São Miguel


Acompanhamento da alfabetização em contextos de cultura escrita
Diretoria Regional de Educação Penha


O estudo das tecnologias para aprendizagem e o currículo da cidade de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Penha


Prática docente e produção dos saberes sobre as especificidades dos alunos com deficiência visual na educação infantil e ensino fundamental
SME/ DRE MP/ CEFAI


A deficiência física na perspectiva do aee: diálogos sobre a expressão corporal
SME/DREip/DIPED/CEFAI


O currículo e as metodologias para o ensino com as tecnologias para aprendizagem
Diretoria Regional de Educação São Miguel


A mediação de conflitos no ambiente escolar: educação em direitos humanos
DICEU São Mateus


A abordagem técnico pedagógica da modalidade rugby nas unidades educacionais
Coordenadoria dos CEU e de educação integral

O sistema de gestão pedagógica como potencializador dos registros e avaliações
Diretoria Regional de Educação Guaianases


Imprensa jovem leitura crítica da mídia
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação


Educomunicação nas ondas do rádio
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação


Educação especial: vivências na educação infantil
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé


Gestão da aprendizagem: desafios e possibilidades
Diretoria Regional de Educação São Miguel


Currículo da cidade – educação infantil: tempos, espaços, materialidades e interações
Coordenadoria pedagógica – DIEI e Diretoria Regional de Educação – DIPED


Novas práticas e metodologias de ensino do futebol – futebol callejero
DICEU – Diretoria Regional de Educação Ipiranga


Educação ambiental para a construção de escolas sustentáveis: caminho possível para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável
SME/COPED/NTC/Núcleo de educação ambiental


Refúgios humanos: direito à vida em um mundo sem fronteiras
DRE


Iniciação ao jogo da onça e brincadeiras indígenas
Coordenadoria dos CEU e de educação integral


Educação especial: vivências na educação infantil
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé


A poética da direção teatral
Secretaria Municipal de Educação-Coordenadoria pedagógica- Núcleo Técnico de currículo – Academia Estudantil de Letras


Iniciação ao jogo de mancala awelé
Coordenadoria dos CEUs e da educação integral – COCEU


Mobilidade urbana sustentável nos territórios educativos
Diretoria Regional de Educação Penha


Construção de sequencias de ensino investigativas na perspectiva do currículo da cidade: ciências naturais
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo


Favorecendo a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual em sala de aula
SME/ DRE Santo Amaro/ CEFAI


A coordenação pedagógica no ensino fundamental: acompanhamento das aprendizagens e ressignificação das avaliações
SME/ DRE Santo Amaro/ DIPED


O coordenador pedagógico e a reinvenção da ação docente à luz do currículo da cidade – educação infantil: qualificar a escuta, o planejamento e o registro do professor
Diretoria Regional de Educação Guaianases


Sequências didáticas para o ensino de matemática
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá


Currículo da cidade – educação infantil: tempos, espaços, materialidades e interações
Coordenadoria pedagógica – DIEI e Diretoria Regional de Educação – DIPED


Acompanhamento para expansão do projeto e potencialização das atividades das academias estudantis de letra da DRE-iq
Diretoria Regional de Educação Itaquera – Divisão Pedagógica


Programa de desenvolvimento linguístico para professores de língua inglesa da rmesp–associação alumni – módulo 1
DIEFM


Sustentabilidade ambiental– conceituação e dinâmicas práticas
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo


Avaliação, registro e documentação pedagógica na educação infantil
Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro- DIPED


As possibilidades de intervenções pedagógicas junto aos educandos com diagnóstico de deficiência intelectual
Secretaria Municipal de Educação


Educação integral em tempo integral: desafios, conquistas e resultados do programa São Paulo integral
SME/ DRE PE/ DICEU

Grêmio estudantil: o elo de fortalecimento da gestão democrática
Diretoria Regional de Educação Penha


Documentação pedagógica e ações de acompanhamento do coordenador pedagógico na educação infantil: diálogos e possibilidades
SME/ DRE Santo Amaro / DIPED


Formação: alimentação escolar sustentável
SME/ CODAE/ DIEDAN


Acompanhamento, planejamento e formação de formadores de matemática
Secretaria Municipal de Educação

Programa de desenvolvimento linguístico para professores de língua inglesa da rmesp–associação alumni – módulo 1
DIEFM


Acompanhar e planejar: o papel do professor orientador de área do ciclo de alfabetização
DIEFM – republicação


Currículo da cidade, implementação curricular e acompanhamento em língua portuguesa
DIEFM – republicação


Formação do professor orientador de área de matemática
SME / COPED / DIEFM


Formação inicial para posl ingressantes
Núcleo Técnico de currículo/sala e espaço de leitura – NTC/SAEL


Formação continuada – práticas pedagógicas inclusivas e reflexões sobre o atendimento educacional especializado na escola
SME/ DRE PJ/ CEFAI


Serpentes, biodiversidade e pensamento científico no ensino fundamental
Diretoria Regional de Educação Butantã


Números naturais e números racionais positivos no ciclo interdisciplinar
DRE Santo Amaro


Currículo da cidade, implementação curricular e acompanhamento em língua portuguesa
Área promotora: Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Currículo de tecnologias para aprendizagem em ação: da teoria à prática
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá


A avaliação externa e seu papel no acompanhamento e gestão das aprendizagens
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Ipiranga – Divisão Pedagógica


Leitura no cotidiano escola
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Guaianases


Implementando o currículo da cidade na educação infantil: o coordenador pedagógico e o desafio da qualificação dos registros e da documentação pedagógica para o acompanhamento das aprendizagens
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Campo Limpo


Respeitar é preciso!
Área promotora: SME- COCEU/DIGP e instituto vladimir herzog


Currículo da cidade – educação infantil: territórios e princípios
Área promotora: sindicato dos trabalhadores nas unidades de educação infantil da rede direta e autárquica do município de São Paulo – Sedin


Seminário: brincar inclusivo
Área promotora: Divisão de Educação Infantil


Astronomia no currículo da cidade: construindo possibilidades
Área promotora: SME/ COPED/ DIEFM


Seminário diálogos sobre formação e prática docente em língua portuguesa: a produção de texto em foco
Área promotora: DIPED – DRE MP


Espacialização dos estudantes imigrantes em São Paulo e nas escolas da DRE São Miguel: realidades e intervenções
Área promotora: DIPED – DRE MP


Flexibilizações das práticas pedagógicas e o atendimento educacional especializado
Área promotora: DRE Ipiranga – DIPED – CEFAI


Transtorno do espectro autista na perspectiva do aee (atendimento educacional especializado)
Área promotora: DRE Ipiranga – DIPED- CEFAI


Formação continuada aos professores do atendimento educacional especializado – 2019
Área promotora: SME/ DRE JT/ CEFAI


Formação multicultural em lingua italiana para professores da rmesp – módulo I
Área promotora: Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Educação integral e mediação de conflitos no âmbito escolar.
Área promotora: DRE Santo Amaro/ DIPED/ NAAPA


Seminário: o uso de espaços educativos para o desenvolvimento das diretrizes curriculares.
Área promotora: SME/ DRE IQ/ DIPED


Desafios da alfabetização nos anos iniciais – módulo i
Área promotora:SME/ COPED/ DIEFM


I foro de debate da supervisão escolar paulistana
Área promotora:SME/COPED


A gestão pedagógica para a aprendizagem: o coordenador pedagógico como agente transformador
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Guaianases


Jogos e brincadeiras como eixo articulador no currículo da cidade
Área promotora: SME/ DRE ip/ DIPED


Básico de libras
Área promotora: SME/ DRE Santo Amaro / CEFAI


Produção de textos escritos no ciclo interdisciplinar
Área promotora: SME/ COPED/ DIEFM


Produção de textos escritos no ciclo autoral
Área promotora: SME/ COPED/ DIEFM


Prêmio territórios: encontros de conexão e reflexão
Área promotora: COCEU/DIAP


Desafios do formador de professores alfabetizadores: identidade em construção
Área promotora: DIEFM


Prova e provinha São Paulo 2018 – resultados e ações
Área promotora: SME/COPED/NTA


O teatro como expressão literária: leitura, criação e adaptação de textos teatrais
Área promotora: SME/DRE PE/DIPED


A produção de textos escritos nos anos iniciais do ensino fundamental
Área promotora: DIPED DRE MP


Formação multicultural em língua italiana para professores da rmesp – módulo I
Área promotora: Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Formação continuada aos professores do atendimento educacional especializado – 2019
Área promotora: SME/DRE JT/CEFAI


Transtorno do espectro autista na perspectiva do aee (atendimento educacional especializado)
Área promotora: DRE Ipiranga – DIPED- CEFAI


Flexibilizações das práticas pedagógicas e o atendimento educacional especializado
Área promotora: DRE Ipiranga – DIPED – CEFAI


A produção de textos escritos nos anos iniciais do ensino fundamental
Área promotora: DIPED DRE MP


“portas abertas: português para imigrantes”
Área promotora: SME/NTC/NEER


Formação de professores formadores no jogo de go -? Ensino e prática ? Módulo I
Área promotora: Coordenadoria dos CEU e de educação integral


Formação de formadores de língua portuguesa: produção de textos escritos
Área promotora: SME/ COPED/ DIEFM


Laboratório territórios: investigação e desenvolvimento das oportunidades educativas na cidade
Área promotora: COCEU/DIAP


Acompanhamento, planejamento e formação de formadores de língua portuguesa
Área promotora: Divisão de Ensino Fundamental e Médio


Desenvolvendo projetos no ciclo autoral por meio do tca – trabalho colaborativo de autoria
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Guaianases


I seminario de formaçao continuada na SME: proposiçoes formativas
Área promotora: nucleo tecnico do sistema de formacao de educadores


O currículo da cidade e a avaliação para a aprendizagem
Área promotora: DIPED Guaianases


Para aprender e ensinar xadrez na escola – modulo I
Área promotora: Coordenadoria dos CEU e de educação integral


A escola na rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes
Área promotora: SME/DRE BT/NAAPA


Seminário: viver a crônica na academia de letras dos professores da cidade de São Paulo – alp – 2019
Área promotora: Secretaria Municipal de Educação-Coordenadoria pedagógica-Núcleo Técnico de currículo – Academia Estudantil de Letras


O quadro de apoio atuando na perspectiva da educação inclusiva no espaço escolar
Área promotora: SME/DRE IP/CEFAI


O ensino de astronomia na perspectiva do currículo da cidade de ciências naturais
Área promotora: DIEFM

 

 

O direito inalienável da literatura
Homologação 19476 – publicado no Diário Oficial de 11 de outubro de 2019 – página 49
Área promotora: NTC Sala de leitura