Núcleo de Educação para as Relações Étnico – Raciais – NEER

Projeto Itinerâncias Antirracistas

Projeto “Itinerâncias Antirracistas” está em consonância com as diretrizes do Currículo da Cidade e é liderado pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) em colaboração com outros setores da Divisão de Currículo (DC/COPED). O objetivo é ampliar o horizonte pedagógico, proporcionando acesso a diversas expressões culturais, históricas e artísticas, com ênfase na valorização da diversidade étnico-racial e promoção da equidade.
Expo Pequenas Àfricas (1)

O programa ocorre por meio de parcerias da SME com diversas instituições culturais da cidade, incluindo o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP), a Pinacoteca de São Paulo, o Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Moreira Salles (IMS). Durante as visitas, os estudantes seguem roteiros com foco em educação antirracista e não-xenofobica elaborados em conjunto com os setores educativos dos museus. O NEER/SME é responsável pela articulação com as instituições e oferecimento do ônibus para realização da visita.

Essa iniciativa reforça o compromisso com o projeto “São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural” e contribui para consolidar a luta contra o racismo estrutural no campo educacional paulistano. Ao participar ativamente da “Rede de Cidades Educadoras”, a cidade de São Paulo reforça seu compromisso com uma educação integral que ultrapassa os limites das escolas, promovendo a interação e o diálogo com todos os espaços da cidade.

Próximas inscrições: A partir das 10h  do dia 14 de maio