Seminários Regionais de Educação em Direitos Humanos

Formação oferecida a educadores que integram as Comissões de Mediação de Conflitos

Publicado em: 17/08/2018 13h16 | Atualizado em: 30/11/2020

seminarios_ed._direitos_humanos_1_740_x_430.jpg

Ocorreu nesta segunda-feira, 13 de agosto, no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, a abertura oficial dos Seminários Regionais – Educação em Direitos Humanos: “Projeto Respeitar é Preciso!”. O encontro propôs o compartilhamento de práticas pedagógicas que respeitam a diversidade dos estudantes e a realização de oficinas pedagógicas temáticas sobre temas dos Direitos Humanos.

Os seminários acontecem nesta semana em outras DREs e têm o objetivo de divulgar experiências educacionais que promovam a cultura da Educação em Direitos Humanos e a reflexão sobre o cotidiano das Unidades Educacionais, de modo a possibilitar a elaboração e implementação de novas práticas pedagógicas, a melhora na mediação de conflitos e a cultura de paz.

Estiveram presentes na abertura oficial a professora e socióloga Maria Victória Benevides, o Coordenador da Coordenadoria dos CEUs e de Educação Integral, Rafael Sândalo Palhares, e Rogério Sotilli, diretor do Instituto Vladmir Herzog, instituição que possui parceria com a Secretaria Municipal de Educação nesta ação. Educadores que integram as Comissões de Mediação de Conflitos nas unidades educacionais e nas Diretorias Regionais de Educação Butantã, Ipiranga e Santo Amaro também participaram do encontro.

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor José Dias da Silveira fizeram um cortejo do exterior para o interior do auditório. Eles apresentaram a arte e cultura dos povos africanos por meio dos orixás Exu, Nanã, Obaluae, Iemanjá, Oxóssi, Ewá, Obá, Logum Edé, Oxum, Xangô, Iansã e Oxalá.

O diretor da EMEF Prestes Maia, Edivaldo Cardoso da Silva, apresentou as ações de sua unidade que promovem melhor convívio entre estudantes, equipe docente e funcionários a partir da gestão do clima escolar. A ideia é que a escola possua um ambiente de convivência harmoniosa, onde se garanta o direito de aprender aos estudantes.

A diretora da EMEF Doutor José Dias da Silveira, Maria Cecília Carlini, falou sobre as práticas que são desenvolvidas em sua unidade e que promovem o bem-estar de estudantes e funcionários. A ação é chamada “Humanizar e Ocupar – um coletivo em busca de experiências cognitivas e seus lugares”. A diretora mostrou a reestruturação de alguns ambientes da unidade, ação que favoreceu as experiências de todas as pessoas da escola. Entre as mudanças estão a integração da sala de professores com um jardim com árvores frutíferas, que possibilitou a ampliação do espaço de convívio e estudo dos educadores, a melhoria de acesso e criação de um espaço de leitura no bosque da escola, instalação de espelhos no pátio da escola e sala de artes e melhoria da acústica das salas de aula, que possuem janelas voltadas para o pátio e quadra.

A Professora de Educação Infantil, Lilian Pereira de Souza Onório, e a Diretora de Escola, Débora Iza de Lima, apresentaram as práticas incorporadas por todos os funcionários no Centro de Educação Infantil (CEI) Enedina de Souza Carvalho, que acolhe e valoriza as famílias como participantes, também, do projeto de Educação em Direitos Humanos.

Após as exposições orais, os participantes foram encaminhados para oficinas pedagógicas sobre os seguintes temas: direito de brincar, direito ao corpo, direito à informação, direito à cidade, direito ao território e direito ao diálogo.

Confira a galeria de imagens.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.