Notícias

Projeto “Cara e Cor do Brasil” na EMEI Aristides Nogueira

Iniciativa trabalha temática étnico-racial com as crianças por meio de atividades como leitura, teatro e produção de painéis.

Publicado em: 17/11/2016 15h39 | Atualizado em: 30/11/2020
caraecordobrasil_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Doutor Aristides Nogueira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, promove entre os alunos da unidade o projeto “Cara e Cor do Brasil”. A iniciativa começou a ser desenvolvida neste ano de 2016 e tem o objetivo de colocar às crianças em contato com a diversidade cultural do país e trabalhar a valorização e o respeito às pessoas negras, indígenas e imigrantes.

Atualmente a EMEI Aristides Nogueira conta com 420 alunos e todos participam do projeto. Janaína Martins é Assistente de Diretor na unidade e, segundo ela, a temática étnico-racial já foi trabalhada pela escola em anos anteriores. Em 2016, com a iniciativa, a questão começou a ser abordada de uma forma mais sistematizada na prática pedagógica com os alunos.

O objetivo do projeto “Cara e Cor do Brasil” é promover entre as crianças situações de valorização e respeito às pessoas negras, indígenas e imigrantes. Para isso são promovidas atividades como leituras, teatros, rodas de conversa e produções de vídeos e painéis que abordam a diversidade étnico-racial e o respeito às diferenças. “A nossa intenção é envolver o tema em todas as linguagens infantis”, completa Janaína. Uma vez por mês também são realizadas leituras simultâneas envolvendo todas as turmas.

A iniciativa, no entanto, não fica restrita aos pequenos e também desenvolve atividades para professores e familiares: uma palestra setembro sobre o Samba Paulista e sua trajetória desde a diáspora africana até os dias atuais foi organizada para os professores e teve como orador o sambista e sociólogo Tadeu Kaçula. Já no Dia da Família na Escola, realizado em agosto, houve contação de histórias e oficinas de bonecas abayomis para os pais e responsáveis dos alunos.

O projeto “Cara e Cor do Brasil” atua também na ampliação do repertório cultural das crianças e na construção de relações e processos de identificação mais democráticos. Para isso são apresentados filmes e brinquedos de personagens com os quais eles possam ter uma maior identificação e que contribuam com o progresso da autoestima na construção da identidade das crianças.

Segundo Janaína, já é possível perceber nas crianças os resultados positivos proporcionados pelo projeto como, por exemplo, a melhora nas relações interpessoais e o maior respeito às diferenças e particularidades do outro. “O projeto tem contribuído no processo formativo de todos os envolvidos. Crianças, familiares e servidores da EMEI desenvolveram um olhar mais sensível às questões cotidianas que antes talvez passassem despercebidas”, destaca.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em primeiro plano de dois estudantes jogando xadrez, ao fundo mais participantes também jogam com seus pares.

Vem aí: XIV Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 27/07/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com figura de 3 estudantes, sendo duas meninas e 1 meninos. Eles vestem roupas nas cores azul e branca e tem balões de fala próximo dos rostos com 'bonjour', 'hello', 'ciao', entre outras. . Ao fundo silhueta da cidade. No canto superior direito segue o texto 'Inscrições prorrogadas'.
Fotografia de um menino tocando trompete

Festival Estudantil de Música e Corais está com inscrições abertas até quinta (28)

Publicado em: 26/07/2022 2h21 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de quadra poliesportiva coberta em uma escola

Prefeitura entrega quadra poliesportiva coberta na EMEI Bernardino Pimentel Mendes, na zona norte

Publicado em: 26/07/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina sentada em uma mesa fazendo uma refeição.

Prefeitura garante mais de 92 mil refeições a estudantes da Rede Municipal durante recesso escolar

Publicado em: 25/07/2022 5h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 234 235 236 237 238 1.498