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Professora ensina crianças interpretando personagens que marcaram a história
A cantora e atriz Carmen Miranda foi a personagem escolhida para dialogar com os alunos
Publicado em: 29/08/2017 12h26 | Atualizado em: 30/11/2020O projeto, intitulado Reavivando Carmen Miranda: a pequena notável para além da sala de aula, nasceu na época do carnaval pela busca da professora em trabalhar com um tema que representasse a manifestação da cultura popular brasileira e pudesse quebrar os estereótipos que as crianças já traziam para dentro da sala de aula. “Dentre os diversos carnavais que existem no Brasil, acreditei que trabalhar com a figura da Carmen Miranda seria uma forma significativa de abordar o assunto com as crianças”, observa Carolina.
O projeto tinha a previsão de ser trabalhado apenas no período do carnaval, porém acabou se estendendo por conta do interesse e participação dos alunos. “Eles cantavam as músicas de Carmen diariamente. O momento decisivo para que o projeto continuasse foi quando alguns pais vieram me relatar que as crianças estavam querendo saber mais sobre a vida de Carmen e pediam para procurar na internet. Ao me vestir, percebi que as crianças ficavam intrigadas e, ao mesmo tempo, encantadas”, diz a professora.
A escola e a comunidade atuaram como parceiros colaboradores do projeto, desde a interação com a turma, enquanto a professora se ausentava para se preparar com a personagem, até o processo de maquiagem e customização das roupas feitas pelas mães dos alunos.
De acordo com a fala da diretora da escola, Márcia Ferreira, na exibição da matéria em vídeo feita sobre o projeto, esse trabalho cria uma memória que a criança nunca mais vai esquecer. “Se um dia ela tiver uma referência e ouvir falar sobre a Carmen Miranda, dificilmente ela não terá a imagem da professora vestida, da música, da dança, de quem foi ela e o que ela fez”, comenta Márcia.
Em 2015, a professora havia se vestido de Frida Kahlo e já pensava em trazer para os alunos outras mulheres que influenciaram a história. “Percebi que trazer figuras femininas levanta questionamentos importantes com as crianças. No próximo projeto que estou realizando, vou trazer a figura de mais uma mulher que rompeu paradigmas. Neste novo projeto, estamos fazendo uma conexão entre a escola e o Fablab livre São Paulo e trabalhando o entorno da escola, que está próximo à Praça Ayrton Senna. Temos discutido sobre meios de transporte, educação para o trânsito e como podemos ressignificar a pista de carrinhos desativada dentro da escola”, revela Carolina.
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