Notícias

Prefeito recebe alunos vencedores da Mostra Cultural Capa de Caderno

Autores dos 26 desenhos escolhidos para ilustrar as capas das agendas e cadernos do material escolar 2019 serão homenageados

Publicado em: 11/12/2018 14h48 | Atualizado em: 04/05/2021

CAPA_CADERNO_740X430.jpg

De Secretaria Especial de Comunicação

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider, apresentam, nesta quinta-feira (6), no auditório da Prefeitura, os 26 desenhos selecionados da Mostra Cultural Capa de Caderno. A iniciativa teve como tema “Mobilidade Urbana: o caminho para a escola” e foi aberta a todos alunos da Rede Municipal de Ensino. As imagens escolhidas vão ilustrar as capas das agendas e cadernos do material escolar 2019.

“Um ato como este mostra, acima de tudo, que a construção de uma política de educação não pode vir de cima para baixo. Ela é uma construção coletiva que envolve os pais, os professores, a comunidade e os alunos. Quanto mais as pessoas se envolverem e participarem desta construção, mais nós iremos atingir os nossos objetivos para uma educação pública de qualidade”, disse o prefeito Bruno Covas.

Durante o evento, os alunos autores das ilustrações receberão exemplares de literatura infantil e infanto-juvenil e haverá a entrega simbólica dos cadernos ou agendas do material do próximo ano, com os desenhos nas capas.

A comissão organizadora do evento, composta por integrantes da Coordenadoria Pedagógica(COPED), da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU), recebeu 545 trabalhos: 128 na categoria Pré-Mirim (Educação Infantil), 118 Mirim (Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização), 123 Infantil (Ensino Fundamental – Ciclo Interdisciplinar), 111 Juvenil (Ensino Fundamental – Ciclo Autoral) e 65 Jovens e Adultos (Ensino Médio/EJA).

“Mais do que enxergar a arte, este concurso é um desafio para os alunos explorarem a cidade. Desenhar o caminho de casa até a escola é uma forma de mostrar aquele pedacinho da cidade que a gente mais vê, observar as pessoas, os problemas e as coisas boas e também para tomarmos a consciência do mundo em que vivemos e como transformá-lo, juntos, respeitando o outro e trabalhando em cada um essa diversidade que encontramos na cidade”, afirmou o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

Esta edição, a 10ª desde que a iniciativa teve início, propôs a reflexão sobre o deslocamento das pessoas na cidade, especificamente o trajeto da casa até a escola, e remeteu às paisagens, situações e pessoas presentes nesse percurso. De acordo com a professora Minéa Paschoaletto Fratelli, que responde pela Coordenação Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação, as produções dos estudantes revelam conhecimentos que envolvem a cultura. “Isso permite que, ao criarem, eles expressem essa construção”, afirma.

Segundo Minéa, os trabalhos apresentados possibilitaram que os estudantes participantes do concurso “tivessem um olhar diferenciado às cenas do cotidiano”.

Confira as imagens selecionadas neste link.  

Veja mais imagens clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF)

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF)

Publicado em: 02/12/2015 3h01 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Mão teclando em um laptop e outra mão preenchendo a lápis um relatório.

Como as Unidades Educacionais avaliam o DAE?

Publicado em: 02/12/2015 12h25 - em Alimentação Escolar

Curso Ciclo de Alfabetização: Olhar para os Sujeitos da Aprendizagem

Curso Ciclo de Alfabetização: Olhar para os Sujeitos da Aprendizagem

Publicado em: 01/12/2015 4h30 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

DAE participa do Encontro Nacional das Cidades Educadoras de 2015

DAE participa do Encontro Nacional das Cidades Educadoras de 2015

Publicado em: 01/12/2015 11h47 - em Alimentação Escolar

Oficinas de arte simultânea na EMEI Alfredo Volpi

Oficinas de arte simultânea na EMEI Alfredo Volpi

Publicado em: 01/12/2015 11h24 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 1.423 1.424 1.425 1.426 1.427 1.479