Notícias

Povos Indígenas e o Currículo da Cidade de São Paulo 

Material está disponível on-line e oferece uma releitura da presença indígena no Brasil e em São Paulo 

Publicado em: 19/04/2021 18h13 | Atualizado em: 20/04/2021

Capa do currículo da cidade dos povos indígenas

Você sabia que São Paulo tem como parte integrante do Currículo da Cidade um material totalmente dedicado à cultura dos povos indígenas?  

Pois é! Desde 2019, São Paulo possui um documento que contempla reflexões críticas acerca da presença dos povos originários em território nacional, sua diversidade, suas culturas, seus modos de conceberem a existência e suas respostas ancestrais aos dramas do cotidiano por eles vividos. O conteúdo está disponível para acesso on-line e download   

O livro oferece ainda uma releitura da presença indígena no Brasil e em São Paulo.  Procura desconstruir conceitos, imagens preconcebidas e empobrecedoras da rica experiência de vida que os povos originários desenvolveram ao longo de sua trajetória histórica que os relegou a um passado remoto negando-lhes contemporaneidade, mantendo-os nos rodapés da história brasileira.  

Quem escreveu o Currículo da Cidade?

Um dos diferenciais da rede municipal de São Paulo é ter contado com a colaboração de dois escritores conhecidos na formulação do material: Cristino Wapichana e Daniel Munduruku.

O Currículo da Cidade – Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas expõe reflexões importantes, tais como: o que sabemos sobre os povos indígenas brasileiros? O que precisamos saber para que não repitamos os estereótipos, os estigmas, os preconceitos? Como educar o olhar de nossas crianças para que possam crescer compreendendo as diferenças que existem entre os diversos sistemas culturais? Podemos ser brasileiros sem nossos povos originários? 

Rede municipal é pioneira no desenvolvimento de políticas educacionais

São Paulo é pioneira em pensar políticas educacionais para as populações migrantes, indígenas e afro-brasileiras. O Currículo da Cidade – Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas foi elaborado em 2019 seguindo o ritmo da oralidade e contando histórias tradicionais. Ele está em sintonia com os avanços do debate pedagógico em torno da Lei Nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e das Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008 (que tornaram obrigatório o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos ensinos fundamental e médio nas escolas públicas e particulares brasileiras). 

Clique para acessar on-line o Currículo da Cidade – Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas ou fazer o download. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2023 10 11 At 16.25.19

Projeto de Clubes de Xadrez da RME é reconhecido no Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público

Publicado em: 11/10/2023 4h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com fundo amarelo com a figura de um menino. Segue com o texto

CEUs oferecem programação especial para o Dia das Crianças

Publicado em: 11/10/2023 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fundo branco onde se lê

EMEF Ibrahim Nobre promove Festa Literária para debater igualdade de direitos

Publicado em: 11/10/2023 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo roxo com a palavra

Curso nos CEUs ensina a fazer currículo e como se dar bem em entrevista de emprego

Publicado em: 10/10/2023 2h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora do CIEJA em momento de oficina.

SME abre processo seletivo para professores atuarem nos CIEJAs em 2024

Publicado em: 10/10/2023 12h19 - em Educação de Jovens e Adultos

1 108 109 110 111 112 1.498