Notícias

JAM Virtual 2022: evento desafia estudantes e professores a criarem protótipos de robôs

Projetos podem ser enviados até 10 de junho; neste ano ação integra o ‘Scratch Day’ e a  Semana Municipal da Cultura Maker

Publicado em: 18/05/2022 12h32 | Atualizado em: 18/05/2022
Arte com o texto "JAM Virtual 2022" e um aparelho feito com materiais recicláveis com aparência humana que vai executar a ação de pular corda.

O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, lança o  desafio da JAM Virtual 2022. A novidade desta edição é que os professores também poderão participar pela primeira vez como desafiados. Os projetos podem ser enviados até 10 de junho. 

A JAM Virtual 2022 entrará em duas agendas, o Scratch Day, que acontece em maio, e a Semana Municipal da Cultura Maker, que passa a fazer parte da Agenda da Cidade de São Paulo, em junho.

Com o retorno das aulas presenciais, os estudantes poderão contar com o auxílio dos professores e professoras mais de perto, já que em 2020 e 2021 a JAM aconteceu de forma totalmente virtual por causa da pandemia de Covid -19. 

A JAM Virtual é uma maratona de desafios para a produção de protótipos de robôs. Nela, os estudantes trabalham individualmente ou em equipe para cumprir o desafio, tudo feito com a orientação dos professores. Podem participar os estudantes desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino. 

Regina Célia Gavassa, do  Núcleo  Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem, comenta sobre um dos objetivos do evento: “O desafio é engajar os estudantes e os professores a trabalharem de forma integrada e explorar suas habilidades e conhecimentos, serve como um incentivo para eles pois percebem-se como autores daquela produção”, disse.

Desafios

Os desafios da vez serão ‘Construção de Autômatos’ e ‘Brincando com Cores’. 

Desafio 1 – Construção de Autômatos 

Desafia os estudantes a construírem autômatos, que são máquinas que possuem mecanismos internos que possibilitam executar certas tarefas imitando a vida e o movimento de objetos. 

Desafio 2 – Brincando com Cores 

Já o segundo desafio é o Brincando com Cores, no Scratch, uma mensagem secreta que pode ser escrita com uma “tinta invisível”, porém neste desafio, será utilizado filtro de cores para a criação da mensagem.

Acesse aqui as orientações completas sobre a JAM Virtual 2022. 

Visando uma maior participação, cada um dos desafios possui opções para sua produção, assim os estudantes escolhem o que mais se identificam. O NTC-TPA separou alguns vídeos que servem de inspiração para as criações que estão nas orientações completas acima.

As equipes podem mesclar idades e escolas. Os estudantes usam suas habilidades, seus conhecimentos e muitas vezes fazem novas amizades, pois acontece de trabalhar com  pessoas que não conhecem. Para participarem os interessados devem começar a montar sua criação, que pode ser física ou digital.

Entrega

Ao final da criação deverá ser feita a entrega em formato de vídeo ou relatório escrito com imagens. É necessário que os estudantes contem sobre como foi o processo de criação, como funciona e para que serve, lembrando de se identificar, colocando o seu nome e o nome da escola.

Os participantes devem disponibilizar o vídeo ou o relatório em um Google Drive, ou então publicar o vídeo em canal pessoal do YouTube, os links devem ser colocados no formulário de inscrição. 

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Feito isso, o seu desafio já está válido. O estudante pode autorizar ou não a divulgação da sua criação no formulário, se optar por publicar, use a hashtag #JAMVIRTUALTPA2022.

O evento se encerra na Semana Maker e o Núcleo Técnico de Currículo irá fazer uma transmissão ao vivo convidando alguns dos desafiados a mostrarem seus protótipos e falarem como foi a experiência.  

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EAD - Tecnologias para a Aprendizagem

EAD – Tecnologias para a Aprendizagem

Publicado em: 15/04/2016 1h10 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Esferas discursivas e gêneros textuais na escola

Esferas discursivas e gêneros textuais na escola

Publicado em: 15/04/2016 1h09 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Tecnologias para a Aprendizagem

Tecnologias para a Aprendizagem

Publicado em: 15/04/2016 1h09 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Alfabetização Matemática

Alfabetização Matemática

Publicado em: 15/04/2016 1h08 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Práticas de Registro

Práticas de Registro

Publicado em: 15/04/2016 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.245 1.246 1.247 1.248 1.249 1.434