Notícias
Iniciativa da EMEF Leão Machado leva técnicas de meditação para estudantes e educadores
Há um ano o Projeto Leão Zen faz parte do cotidiano escolar em escola da zona sul e já apresenta bons resultados
Publicado em: 30/08/2019 12h02 | Atualizado em: 30/11/2020Há um ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leão Machado, da zona sul da cidade de São Paulo, tem estimulado a prática de técnicas de meditação entre estudantes, professores e funcionários. A iniciativa promove a educação emocional e envolve todos os estudantes da unidade, do 1º ano do Ensino Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos. Ao total, são cerca de 800 pessoas beneficiadas diretamente com a ação.
O projeto é chamado de Leão Zen e acontece na unidade que fica na Vila Liviero e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga. As práticas de meditação ocorrem semanalmente e em dois momentos distintos, em sala de aula com o direcionamento de um professor ou professora com uma turma e, de forma coletiva, com a união de várias turmas no pátio da escola. Educadores da unidade também participam das meditações.
O trabalho com estudantes iniciou em 2018 após a ajuda de duas instituições sociais que fizeram ações formativas com os educadores sobre sobre meditação e inteligência emocional. Em 2019, mesmo sem as parcerias, a escola traçou estratégias coletivamente para que o trabalho com meditação não fosse descontinuado. Criaram o nome do projeto e resolveram criar kits de meditação para todas as salas. O kit é composto com uma carta de explicação sobre meditação, por cartões com personagens infantis que apresentam mensagens motivacionais , um sino ou pin que é usado para harmonizar sonoramente o ambiente e um DVD com orientações sobre meditação.
O kit de meditação é chamado de “O Presente” e faz referência à importância de estarmos ligados ao momento presente durante o exercício da meditação e ao presentar, como ato generosidade. Saiba mais sobre o kit montado pela escola neste vídeo.
O objetivo da unidade em trabalhar com meditação é o de favorecer as aprendizagens e as interações nos diferentes momentos dentro e fora da escola, além de promover a educação socioemocional. “Fazemos este trabalho há um ano e já é possível perceber a modificação de postura de alguns dos estudantes nas relações com os colegas e também durante a prática da meditação. Eles acalmam e conseguem ficar silenciados com mais facilidade”, disse a Patrícia Gonçalves Bezerra, Assistente de Direção e organizadora do projeto Leão Zen.
A escola utiliza estratégias lúdicas para que as crianças também façam a meditação de forma prazerosa. Patrícia conta que ao reunir os estudantes, utiliza o pin para marcar cada etapa da meditação. Ao primeiro toque eles silenciam, no segundo fazem postura de herói (coluna ereta), ao terceiro iniciam a meditação atentos à respiração – inspiração. O processo dura em torno de 15 minutos. Os professores relatam que os estudantes retornam às atividades de maneira mais calma e que isso auxilia no convívio escolar e nas aprendizagens.
Patrícia é pedagoga e psicóloga e já está nesta EMEF há seis anos. Para ela, a educação emocional é importante para que crianças, adolescentes, jovens e adultos aprendam a gerenciar suas próprias emoções, pois facilita na conquista dos objetivos, nas relações sociais e nas tomadas de decisão. “Nossa intenção é estender esta prática para o maior número de pessoas. Já temos estudantes que fizeram seus próprios kits e que agora ensinam aos seus familiares as técnicas de meditação”, comemora a educadora.
Outras ações que visam o bem-estar de estudantes e famílias
Frases motivacionais – Ambiente escolar destaca todas as segundas-feiras uma nova frase que motiva a comunidade educativa. Textos falam sobre gratidão, sabedoria, paz, convívio, gentileza e etc.
Escola de Pais – Já há alguns anos a escola promove encontros formativos para as famílias. Há exibição de filmes que desencadeiam reflexões e bate-papo sobre educação, saúde e relacionamento.
Currículo da Cidade – Temas como a meditação e bem-estar dialogam com as bases legais que orientam a Educação Municipal. O Currículo da Cidade, em sua Matriz de Saberes, dispõe sobre as aprendizagens que devem ser garantidas no Ensino Fundamental para a formação de cidadãos éticos, responsáveis e solidários que fortaleçam uma sociedade mais inclusiva, democrática, próspera e sustentável. É possível perceber que vários saberes dispostos na matriz, se relacionam diretamente com a prática de meditação, entre eles: Autoconhecimento e Autocuidado, Autonomia e Determinação, Empatia e Colaboração e Responsabilidade e Participação.
Ainda ligada ao Currículo da Cidade de São Paulo, a temática contribui para Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – do Global para o local e os cinco P’s (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria) que compreendem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e trazem uma abordagem cognitiva, socioemocional e comportamental. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável busca fomentar competências-chave para a atuação responsável dos cidadãos a fim de lidar com os desafios do século XXI.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura 13ª bebeteca da cidade no CEU Tiquatira
Gestão Democrática
Eleições para Grêmios Estudantis 2025: Escolas municipais iniciam processo eleitoral
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo entrega o CEI Laila Saad Gadelho na zona Sul
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga novos critérios para pagamento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)
Alimentação Escolar
SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp
Relacionadas

Educom e USP participam da Semana Mundial da Alfabetização Midiática da UNESCO
Publicado em: 25/10/2023 1h23 - em Educomunicação

CIEJA Campo Limpo realiza 18º Seminário Étnico-Racial nesta quinta-feira (26)
Publicado em: 25/10/2023 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Maestro italiano visita alunos do curso de italiano do CELP Jaçanã
Publicado em: 24/10/2023 1h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para o Desafio Scratch Maker da DRE Guaianases
Publicado em: 23/10/2023 2h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes criam histórias e fazem mesa de autógrafo para receber familiares
Publicado em: 23/10/2023 2h20 - em Secretaria Municipal de Educação