Notícias

Formação possibilitará aprimoramento da acolhida à população LGBTQIA+ nos CEUS

No mês do Orgulho LGBTQIA+, curso tratará de questões de gênero, sexualidade e diversidade com os profissionais das 58 unidades da capital

Publicado em: 10/06/2022 15h51 | Atualizado em: 10/06/2022

Fachada de um CEU com o recorte de uma bandeira com as cores do arco íris

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para LGBTI+ da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), une esforços para garantir e aprimorar as políticas públicas de atendimento da comunidade LGBTQIA+ nos Centros Educacionais Unificados – CEUs. No mês do Orgulho LGBTQIA+, será oferecida uma formação com os profissionais das 58 unidades da capital.

A iniciativa vai possibilitar que nos dias 14, 15 e 21 de junho os gestores, os gerentes e coordenadores de educação, de esporte e de cultura,  que atuam nos CEUs, ampliem seus conhecimentos sobre as questões de gênero, sexualidade e diversidade. A partir da formação, a ideia é que os profissionais planejem ações em seus territórios para aprimorar a acolhida e o atendimento à população LGBTI+ nas unidades, tendo em vista seus direitos e particularidades.

A formação será desenvolvida pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais e o Núcleo de Gênero e Diversidade da SME, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para LGBTI+ da SMDHC. Na perspectiva do Currículo da Cidade, a ideia é estimular ações que estejam atentas à luta LGBTQIA+ e tragam uma concepção de atendimento que rompa barreiras, esteja aberta à diversidade humana e contribua para o combate de quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.

Nossos CEUS e Unidades Educacionais já reconh​ecem​ e garantem o uso do nome social pelos alunos e funcionários transexuais e travestis. A ação faz parte do Programa Transcidadania, ação Intersecretarial da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo elevar a escolaridade, fortalecer as atividades de colocação profissional, promover a reintegração social e resgatar a cidadania para a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Núcleo de Gênero e Diversidade – com base nos três princípios orientadores do Currículo da Cidade, contribui para a articulação de ações e políticas educacionais sobre as questões de gênero, sexualidade e diversidade. Propõe reflexões sobre equidade social e educação inclusiva, sempre na perspectiva da Educação Integral das crianças, adolescentes e adultos da Educação Básica Municipal.

Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – A Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais atua em parceria com outros setores da Secretaria Municipal de Educação, outras Secretarias e Instituições da Sociedade com o objetivo de melhorar o aprendizado relacionado à educação em direitos humanos, democracia participativa, cidadania, promoção da saúde e bem-estar físico, mental e social, buscando o desenvolvimento sustentável e da cultura de paz e não violência.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM)

Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM)

Publicado em: 19/07/2016 4h57 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Centros de Educação Infantil (CEI)

Centros de Educação Infantil (CEI)

Publicado em: 19/07/2016 4h57 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS)

Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS)

Publicado em: 19/07/2016 4h57 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

DRE São Miguel encerra semestre de formação dos Gestores Escolares com palestrantes convidados

DRE São Miguel encerra semestre de formação dos Gestores Escolares com palestrantes convidados

Publicado em: 19/07/2016 4h57 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME e Plateinha – Edição de 07 de julho

Publicado em: 19/07/2016 4h56 - em CEU e COCEU

1 1.243 1.244 1.245 1.246 1.247 1.542