Festival no CEU Jaçanã encerra projeto sobre obra de Renato Russo

Alunos dos 7ºs anos refletiram sobre a atualidade das canções e realizaram apresentações artísticas no Teatro do CEU Jaçanã

Publicado em: 29/11/2017 17h41 | Atualizado em: 30/11/2020

ren_russo_740_x_430.jpg

No dia 7 de novembro, alunos e comunidade da CEU EMEF Jaçanã assistiram ao Festival Legião Urbana, finalizando um projeto interdisciplinar desenvolvido ao longo do segundo semestre com as turmas de 7º anos. Cada turma apresentou uma performance da música que representava a sua sala e foi avaliada por uma comissão julgadora.

O Festival é resultado de um extenso trabalho dos alunos dos 7ºs anos da CEU EMEF Jaçanã que, durante todo o segundo semestre deste ano, desenvolveram várias atividades com canções da Banda Legião Urbana. Além do estudo dos gêneros “Poema” e “Canção”, foi produzido um grande mural onde os alunos responderam de maneira espontânea e contextualizada às perguntas que são, na verdade, títulos e trechos emblemáticos de músicas da Banda: “Que país é esse?”, “Será?”, “O que você vai ser quando você crescer?”.

Outra atividade realizada consistiu em uma troca de recados entre alunos, em que eram escolhidos trechos das músicas da banda, numerados e dispostos no corredor de fluxo dos alunos. As visitas educativas à Exposição Renato Russo, no Museu da Imagem e Som – MIS, possibilitaram conhecer um pouco mais da biografia e do processo criativo do compositor. Um concurso selecionou o logotipo do evento entre aqueles elaborados pelas turmas.

No dia 10 de novembro a Banda Legião Urbana Cover do Brasil fez uma apresentação, com foco no resgate das músicas que foram abordadas durante o período do Projeto.

Para a professora de Português Mônica Aliberti, que coordenou as atividades, “o desenvolvimento desse projeto foi muito significativo, porque percebemos a atuação autônoma e crítica dos alunos, além da percepção por parte deles de que é possível aprender em outros espaços e tempos”.

O projeto foi apresentado no Encontro com Educadores do Museu da Imagem e do Som – MIS, no dia 11 de novembro, juntamente com os projetos desenvolvidos pela EMEF Bartolomeu Campos de Queirós (DRE São Mateus) e pela EMEF Sebastião Francisco, o Negro (DRE Itaquera), que também foram selecionados na convocatória do Núcleo Educativo do MIS para atividades pedagógicas que envolvessem as canções da Legião Urbana.

“A apresentação do projeto no MIS foi uma oportunidade única de trocar experiências sobre as possibilidades diversas de inovações em sala de aula. Foi uma experiência enriquecedora para nós”, conclui Mônica. Para Liana das Neves, educadora do MIS, “foi especialmente gratificante ver o engajamento e o compromisso dos professores com o seu trabalho nas escolas. Durante as visitas feitas por esses alunos ao museu, foi visível o resultado do trabalho dos professores: os grupos foram participativos e demonstraram bastante curiosidade em relação à exposição”.

A Exposição Renato Russo seguirá no MIS até 28 de janeiro de 2018 e o Núcleo Educativo oferece visitas mediadas. Para saber mais, acesse: www.mis-sp.org.br/educativo.

Veja a galeria de fotos

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação