Estudantes da EJA promovem intervenção artística em prol da sustentabilidade

Ação chama atenção sobre a produção e o descarte do lixo na sociedade contemporânea

Publicado em: 02/10/2018 18h09 | Atualizado em: 30/11/2020

No sábado, 15 de setembro, estudantes e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, apresentaram uma instalação e intervenção artística na Mostra Cultural da EJA com o objetivo de chamar a atenção para a extração de recursos naturais e a importância dos catadores de lixo.

A apresentação, repetida para os estudantes da EMEF na segunda, 17 de setembro, também propôs pensar a sustentabilidade vinculada aos 5Rs (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar, Recusar) para estimular uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos e promover a redução do consumo exagerado e do desperdício. A iniciativa também proporcionou a vivência e a valorização das linguagens artísticas no trabalho coletivo realizado na EJA.

As áreas de ciências e geografia trabalharam com os estudantes o tema da produção, consumo e descarte de lixo na sociedade nos meses de julho e agosto, em parceria com a sala de informática. Nesse processo, foram abordados temas como a lei nacional de resíduos sólidos e o funcionamento dos aterros sanitários. Também foram feitas rodas de conversa baseadas em fragmentos dos documentários “Estamira”, “Lixo Extraordinário”, e dos poemas “Luxo” e “O Bicho”. Nas aulas de português, foram trabalhados os verbos no modo imperativo.

Na intervenção artística, os visitantes foram convidados a entrar na instalação previamente montada na Sala de Informática. Lá, os participantes se depararam com ruídos emitidos pelos computadores, ao exibirem o poema visual Luxo, de Augusto de Campos. Na medida em que entravam, os convidados tinham de desviar dos resíduos pendurados no teto. No centro da sala, um dos estudantes já estava sentado em uma cadeira com correntes ligadas a uma televisão.

Quando todos estavam acomodados, a televisão foi ligada em trechos de propagandas previamente selecionadas pelos estudantes. Enquanto o personagem “o homem na cadeira” e os visitantes assistiam aos comerciais, os demais estudantes, caracterizados de catadores, entravam carregando sacos de lixo nas costas, observando o espaço, as pessoas, e então, também paravam diante da TV.

Em um determinado momento, os comerciais foram interrompidos e todos os estudantes recitaram o poema “O Bicho”, de Manuel Bandeira. Na sequência, foi exibido videoclipe da música Tevê, de Zeca Baleiro e Kléber Albuquerque.

Assim que a música terminou, os personagens começaram a largar os sacos de lixo e um deles estendeu a mão ao homem preso à cadeira. Todos saem. Quando retornam, leem as palavras escritas no chão: “Reduza o consumo, repense, reutilize, recuse produtos que destroem a natureza, recicle, não seja enganado, você realmente precisa disso?”.

A performance da Mostra Cultural da EJA contou com a participação de estudantes da Etapa Complementar II, Etapa Final I e II e com os professores Elisangela Costa, Andre Mazini, Ailton Jacinto, Paulo Zerbato e Osita do Carmo.

Veja a galeria clicando aqui.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação