Notícias

Escola municipal recebe exposição Monet À Beira d’Água

Educativo itinerante possui cinco atividades direcionadas aos estudantes do ensino fundamental é vinculado à exposição que ocorre no Parque Villa Lobos

Publicado em: 02/03/2023 8h00 | Atualizado em: 02/03/2023
Um estudante segura um quadro de Monet para os colegas de sala.

Os estudantes da EMEF Sylvia Martin Pires receberam, nesta última terça-feira (28), o educativo itinerante da exposição Monet À Beira d’Água. O itinerante contou com cinco atividades para os estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental e é vinculado à exposição de mesmo nome que ocorre no Parque Villa Lobos.

As atividades foram divididas em cinco partes, chamadas de estações, onde eram trabalhados os conceitos fundamentais do Impressionismo e da obra de Claude Monet. Os conceitos centrais de água, terra, tempo e luz foram explorados com o objetivo de dialogar com o espaço da escola. 

O Coordenador da Equipe de Campo da exposição, Danilo Tomic, destacou a ideia de incompletude presente nos quadros de Monet e mencionou a importância pedagógica. “O impressionismo consegue um resultado rápido da imagem, mas de uma forma incompleta, de uma forma que uma parte da obra esteja no quadro e outra na pessoa que vê.  É justamente nessa incompletude que entra uma relação com o trabalho de Paulo Freire, o conceito fundamental de que a pessoa está se transformando a todo instante e não está completa, pronta ou condenada a ser o que ela é”, afirmou Danilo.

O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na segunda metade do século XIX, na França. As obras se destacaram por se distanciar da estética realista e neo-clássica para abrir espaço a uma forma de arte que explorava luzes, reflexos e movimento. “Os artistas saiam dos ateliês e iam para espaços abertos para captar o efeito da iluminação sob a paisagem”, afirmou Marla O’hara,  professora de artes da EMEF Sylvia Martin Pires.

A primeira parte da exposição foi uma ciranda na quadra com todas as turmas participantes. Para dar continuidade, os estudantes foram divididos em grupos menores e foram até o Laboratório de Educação Digital (LED), onde foi montado um espaço com óculos de realidade virtual. A experiência contou com uma introdução ao impressionismo e um tour virtual pelas principais obras de Monet presentes nos museus de Paris. 

Grupo de estudantes sentados em cadeiras com óculos de realidade virtual

Imersão em realidade virtual no laboratório LED

A terceira parte contou com diversas reproduções das obras de Monet, mas dessa vez as crianças puderam analisar as obras, dialogar entre si e relacioná-las umas com as outras. A análise e as lições sobre o impressionismo foram uma base para a próxima parte, onde os estudantes foram para a sala de arte para elaborar suas próprias obras impressionistas. 

Três imagens com estudantes pintando com lápis pequenos quadros

Estudantes criaram suas próprias obras inspiradas em Monet

A última parte foi uma atividade inspirada na coleção de várias obras de Monet chamadas Ninfeias. Os estudantes relacionaram a reprodução da obra em questão, para atividades que simulavam um rio em movimento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

DRE Butantã realiza primeiro dia da Reunião de Organização de 2016

DRE Butantã realiza primeiro dia da Reunião de Organização de 2016

Publicado em: 29/01/2016 10h43 - em CEU e COCEU

CEU Heliópolis realiza 1ª Mostra de Talentos

CEU Heliópolis realiza 1ª Mostra de Talentos

Publicado em: 29/01/2016 10h21 - em CEU e COCEU

Revisitar

Revisitar, Ressignificar, Avaliar e Replanejar – com a Escola

Publicado em: 28/01/2016 3h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Grupo de teatro Sonharte se apresenta  no CEU Inácio Monteiro

Grupo de teatro Sonharte se apresenta no CEU Inácio Monteiro

Publicado em: 28/01/2016 10h08 - em CEU e COCEU

Ações formativas no 1º encontro do PNAIC DRE Campo Limpo

Ações formativas no 1º encontro do PNAIC DRE Campo Limpo

Publicado em: 27/01/2016 3h22 - em CEU e COCEU

1 1.345 1.346 1.347 1.348 1.349 1.440