Notícias

Escola Municipal de Educação Infantil produz seu primeiro Jornal

Projeto de Educomunicação da EMEI Pedro Alvares Cabral Moraes cria seu primeiro Jornal de Registros Pedagógicos

Publicado em: 05/09/2019 8h51 | Atualizado em: 30/11/2020

O primeiro semestre de 2019, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedro Alvares Cabral Moraes, unidade pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, começou de uma forma diferente aos estudantes e educadores. Desde o início do ano letivo a Escola está desenvolvendo o projeto de Educomunicação “Ouvir e Falar, Aqui é o Nosso Lugar”.

O projeto começou com a promoção de rodas de conversa com as crianças do Infantil I e II nas quais elas aprenderam a se expressar, compreender e respeitar a sua própria fala e dos demais colegas. A trajetória rendeu um portfólio de registros e protagonismo. A prática ganhou várias opções de Logos produzidos pelas crianças com tintas, adesivos e outras ferramentas, e, mais tarde, a estampa escolhida pelas próprias crianças se tornou oficial. A partir daí, todas as ações contam com a participação direta dos estudantes através de votações, opiniões, registros audiovisuais e desenhos.

Com o desenvolvimento das práticas, as professoras Maria Gilvaneide Goularte e Andressa Pires viram a necessidade de divulgar, além dos muros da escola, as ações protagonizadas pelos alunos, compartilhando a vivência com a comunidade, os pais e responsáveis. Pensando nisso, o primeiro Jornal da EMEI foi produzido.

As crianças conheceram o conceito de jornal, revista, pauta e se juntaram para decidir o nome do veículo. A votação foi feita em toda a escola, com os alunos, professores, coordenadores, gestores e, no fim, o nome escolhido foi “Olha a Escola”. A primeira edição, publicada em Julho de 2019, contemplou diversas atividades do primeiro semestre, como eventos, passeios e brincadeiras. As pautas foram escolhidas pelos próprios alunos e as professoras responsáveis se encarregaram dos textos e do design. “As crianças conseguem se ver no jornal, suas produções ali, elas se reconheceram e ficaram muito felizes” disse Gilvaneide. O jornal foi lido de forma compartilhada nas salas de aula e distribuído para as famílias.

Já a dinâmica prevista para o segundo semestre desse ano deve ser um pouco diferente. Ao invés de um jornal só para toda escola serão desenvolvidos jornais para cada sala com o novo nome “Olha a Turma”. A matéria é transcrita pelas professoras e a autoria é dada para a criança. “A gente nunca imaginaria que sairia tanta notícia legal e tanta notícia inteligente e interessante por parte das crianças”, diz a professora Andressa sobre o protagonismo das crianças.

Além das professoras Maria Gilvaneide Goularte e Andressa Pires, o projeto conta com o apoio da diretora Andrea Steinvascher, da assistente Tereza Cristina Nicacio e a coordenadora pedagógica Milena Pedroso.

Para conferir o jornal na íntegra acesse o arquivo abaixo. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo amarelo onde se lê Vocacional duas vezes

Programa Vocacional para formação artística está com inscrições abertas

Publicado em: 19/04/2023 11h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra estrutura, com paredes simulando tijolos, que representa entrada de um castelo. No centro está escrito

‘Guardiões da Leitura’ incentiva paixão pelos livros de forma lúdica na EMEF Chico Mendes

Publicado em: 18/04/2023 11h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Plateia de pessoas sentadas em suas cadeiras, elas estão de costas para a fotografia e ao fundo um projetor e quatro pessoas sentadas a mesa.

Rede Municipal de SP contribui com pesquisa sobre alfabetização do governo federal

Publicado em: 17/04/2023 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Abertura do evento, leitura e aprovação do Regimento da Conferência Regional

DRE Jaçanã Tremembé realiza a Etapa Regional na DRE JT da I Conferência Municipal de Educação de 2023

Publicado em: 17/04/2023 4h22 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
1 165 166 167 168 169 1.498