Entrega do 13° Prêmio Paulo Freire

Reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos nas Escolas Municipais

Publicado em: 18/09/2018 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020

premio_paulo_freire_740_x_430.jpg

Na noite de segunda-feira, 17 de setembro, o salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo foi palco para a entrega do 13° Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal.

Nesta edição de 2018 foram 81 projetos inscritos. Conheça-os clicando aqui ou assista a uma animação apresentando os inscritos.

Uma novidade desta edição foi a premiação por categoria: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II/Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Os primeiros lugares de cada categoria ganharam uma Salva de Prata e os segundos e terceiro lugares receberam Placas de Homenagem, totalizando 12 trabalhos premiados. A Câmara Municipal editará um livreto com os projetos premiados e enviará para todas as escolas e bibliotecas do município, a fim de disseminar essas práticas e dar publicidade aos projetos.

No evento, os alunos Manuela Machado Gumbys e João Victor Aragão da Silva, do CEU EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos, participaram como mestres de cerimônias da sessão e seus companheiros de Imprensa Jovem fizeram a cobertura jornalística.

A mesa solene foi composta pelo vereador Toninho Vespoli, representando a Câmara, Patricia Pimenta Furbino, representando o SINPEEM (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal), ambos membros da comissão julgadora, a educadora Solange Aparecida Cabrito de Amorim, vencedora da edição de 2017 e por Lutgardes Freire, filho do professor Paulo Freire.

Por ocasião da publicação da Lei nº 16.948/18, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Paulistana, foi entregue a seu filho, Lutgardes, uma placa de reconhecimento.

Conheça os vencedores:

Categoria Educação Infantil

1. Diretor e diretora de escola por 1 dia – EMEI Nelson Mandela – DRE Freguesia / Brasilândia
  2. Desconstruindo o mito do lápis cor de pele – EMEI Eduardo Carlos Pereira – DRE Jaçanã / Tremembé
  3. Família …. início de nossa história – CEI Chácara Bela Vista I – DRE Jaçanã / Tremembé

Categoria Ensino Fundamental I

1. Futuro doador – EMEF Professora Wanny Salgado Rocha – DRE Penha
  2. Patrulheiros do futuro – EMEF Ulysses da Silveira Guimarães – DRE Capela do Socorro
  3. Reciclar: ação para a sustentabilidade – EMEBS Helen Keller – DRE Ipiranga

Categoria Ensino Fundamental II e Médio

1. O migrante mora em minha casa – EMEF Infante Dom Henrique – DRE Penha
  2. Spot radiofônico – vozes que encantam, comemoram e representam! – EMEF Altino Arantes – DRE Ipiranga