EMEI Ítalo Bettarello desenvolve Projetos Sociais

Projetos desenvolvidos pela EMEI Ítalo Bettarello visam exploração da cultura através de questões sociais.

Publicado em: 02/12/2016 11h55 | Atualizado em: 30/11/2020
EMEI_italo_bettarello_desenvolve_projetos_sociais_740_x_430.jpg

No dia 19 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Ítalo Bettarello da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã-Tremembé finalizou suas atividades pedagógicas com uma festa e exposições dos trabalhos realizados durante todo o ano de 2016.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão os projetos: “Conhecendo Gustavo Rosa”, “Era uma vez… Na África”, “Brincando com Música e Poesia” e “Trânsito Seguro”. Os projetos, cada um com suas particularidades têm como objetivo explorar a diversidade cultural no Brasil.

Era uma vez na África – Desenvolvido pelas professoras Gorete Bezerra de Melo, Eleine dos Santos Silva, Heloisa Mara Georgina Cordeiro Passos e Patrícia Trindade Sant’Anna, o projeto “Era uma vez na África” tem como objetivo trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Brasil. Segundo as professoras, esta exploração proporciona às crianças o contato com outras culturas e consequentemente com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um.

As professoras explicam que no projeto são feitas referências quanto à construção de cada indivíduo, sem distinção ou preconceitos. Este trabalho, segundo elas, começa pelo nome, seguido das características físicas, modos de agir, pensar e da história pessoal de cada um.

Projeto Trânsito Seguro – Segundo a professora Neide Fernandes de Faria Neira, criadora do projeto, o “Trânsito Seguro” tem como objetivo “sensibilizar, conscientizar, desenvolver responsabilidade e respeito no trânsito das crianças, famílias e comunidade escolar”. Além disso, Neide explica que o projeto também pretende “incentivar e construir atitudes de prevenção de acidentes de crianças e adolescentes no transporte em carros, perua escolar, como pedestre, ciclista e contribuir para a redução de acidentes no trânsito”, completa.

Brincando com Música e Poesia – O projeto desenvolvido pelas professoras Priscila Souza Martorello Azevedo, Patrícia Claudia da Silva, Olivia Cardoso Cruz Conceição, Viviani Cibele Stahelim Derks e Mayra Cristina Lopes tem como objetivo aprimorar a sensibilidade das crianças, bem como sua concentração e memória, além de ampliar a linguagem oral, visual e corporal delas.

As professoras explicaram que realizaram atividades e brincadeiras envolvendo as canções trabalhadas durante o ano. Segundo as professoras, as atividades foram feitas de duas maneiras: dirigidas pelas educadoras, como por exemplo, os ensaios para a apresentação na Mostra Cultural e sem intervenção das professoras, como por exemplo, os alunos e alunas dançavam livremente por espaços diferenciados.

Conhecendo Gustavo Rosa – Amanda Fioranti, realizadora do projeto explicou que “foram feitas releituras livres de obras específicas e, em outro momento, das obras que as crianças mais gostaram do artista. Como produto final do projeto, foi feita uma releitura coletiva da obra “Flores enrolados no jornal” (2004), para ser exposta na Mostra Cultural”.

“Todos participaram com muitas empolgação e criatividade de todas as atividades realizadas e é notável o aprimoramento do traçado do desenho de cada criança”, destacou Amanda.

Confira a galeria de imagens.