EMEF Vargem Grande II promove o projeto “Mercadinho”

Iniciativa tem o objetivo de ajudar os alunos a superarem as dificuldades com a matemática.

Publicado em: 19/01/2017 10h37 | Atualizado em: 30/11/2020
mercadinho_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande II, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve há dois anos entre os alunos da unidade o projeto “Mercadinho”. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver as habilidades matemáticas das crianças e colocá-las em contato com o sistema monetário de forma prática e por meio de situações do dia a dia.

O “Mercadinho” começou em 2015, com uma turma de 30 alunos. Em 2016, com os resultados positivos, ele cresceu e atualmente atende cerca de 150 estudantes. Idealizado pela Professora de Matemática Sônia Regina Leite, o projeto surgiu da necessidade de proporcionar atividades mais prazerosas que ajudassem os alunos a superar as dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática.

O projeto estimula as crianças a resolver cálculos e problemas matemáticos de forma prática e a desenvolver uma consciência crítica em relação ao consumo de produtos. Sônia explica que é possível trabalhar outros conteúdos por meio da iniciativa como, por exemplo, a origem dos alimentos, vitaminas, higiene, alimentação saudável, regiões produtoras, industrialização, transportes, profissões, história do dinheiro e educação financeira.

Ainda segunda a Professora, o “Mercadinho” proporciona grandes avanços e faz os alunos melhorarem o cálculo mental e resolverem mais facilmente problemas matemáticos propostos em exercícios. “Além disso, eles tornaram-se mais observadores e questionadores sobre temas variados como, por exemplo, alimentação saudável, importância da conservação das embalagens, data de validade dos produtos e consumo consciente”, completa.

Integração de conteúdos – Neste ano, os exercícios e atividades do “Mercadinho” são trabalhados também nas aulas de inglês da Professora Talita Graça Pinto. “Isto enriquece ainda mais a atividade, pois além dos alimentos trabalhados em Inglês, os alunos ampliam seu conhecimento sobre outras moedas, como dólar e euro, e efetuam cálculos envolvendo a cotação destas moedas”, comemora Sônia.

No “Mercadinho” os alunos participam de todas as etapas do projeto. A primeira diz respeito à organização do mercadinho e a determinação dos preços: uma parte da turma pesquisa folhetos de diferentes mercados da região e produtos variados e compara preços enquanto a outra organiza os alimentos e demais itens que serão “comprados” por todos durante a atividade.

Em seguida, os alunos observam dos produtos dispostos no mercado e em uma roda de conversa, opinam se a organização está adequada e o que poderia ser modificado, justificando sempre as alterações propostas. Durante o momento das compras, as crianças são incentivados a elaborar listas de produtos que pretendem adquirir, analisar os rótulos, verificar as datas de fabricação e vencimento, calcular mentalmente os valores e conferir o troco.

Confira a galeria de imagens do projeto.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.