EMEF Franklin Augusto comemora o seu cinquentenário

Aberto ao público, evento contou com programação especial para a comunidade escolar

Publicado em: 17/11/2017 9h37 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_Franklin_Augusto_cinquentenario_740_x_430.jpg

No dia 11 de novembro, sábado, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Franklin Augusto de Moura Campos, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, realizou evento comemorativo de 50 anos da unidade educacional.

A iniciativa foi idealizada após a reunião pedagógica de organização que acontece no início de cada ano letivo. Neste ano, o tema escolhido pela equipe escolar foi o cinquentenário da escola, comemorado por meio de homenagens ao patrono Franklin Augusto de Moura Campos.

O evento foi aberto ao público e contou com apresentação do hino da escola pelos estudantes dos 4 º anos, em seguida, houve a apresentação de ginástica rítmica dos alunos dos 1ºs anos com a coreografia “50 anos de Franklin, 50 anos de música”, coordenados pela professora de Educação Física, Cíntia Cristina de Castro Mello, após a coreografia, foi feita uma homenagem aos antigos funcionários da unidade educacional com direito a discurso escrito pela professora Selma e execução da música “Ao mestre com carinho”.

Os estudantes do Ensino Fundamental I e II escreveram cartas para as gerações futuras sobre a conservação do meio ambiente e outros problemas enfrentados na atualidade. Essas cartas foram inseridas em uma “cápsula do tempo” e enterradas no jardim da escola. Elas serão resgatadas em 10 anos.

Outras atividades elaboradas por alunos e professores fizeram parte da programação do evento que contou com a presença de toda comunidade escolar:

• Painel fotográfico apresentando a história da escola
  • Exposição de troféus esportivos e culturais conquistados pela unidade
  • Jogo interativo com as regras da escola
  • Acróstico com as expressões dos alunos e mobiles com ilustrações
  • Maquetes temáticas e ilustrações sobre o bairro
  • Estudos sobre temas ligados à alimentação, saúde e prevenção de doenças
  • Quebra-cabeças com auto-retratos dos alunos
  • Cruzadinha interativa em inglês
  • Jornal mural e jornal falado
  • Releituras e reescritas de autores brasileiros
  • Entrevistas com moradores do bairro
  • Linha do tempo
  • Produção de biografias, poesias, textos jornalísticos e notícias
  • Decoração sobre sistema solar
  • Estudo sobre marcos históricos, sociais e políticos de 1967 a 2017
  • História do futebol e evolução da bola nos últimos 50 anos
  • Produção de vídeo com todos os trabalhos realizados pelos estudantes
Para a gestão da escola, a realização da Mostra Cultural foi possível graças ao envolvimento dos pais, alunos, funcionários e professores da Unidade. “A comunidade compartilhou com a escola suas histórias de vida e do bairro. Os professores diversificaram suas aulas levando, aos alunos, conteúdos enriquecedores”, revela a Coordenadora Pedagógica Margareth Ritter Nesterick, representante da gestão da unidade.

Para a professora Ana Alves Alencar, a festa em comemoração aos 50 anos de EMEF “Franklin” aconteceu com a união e empenho de toda comunidade escolar. “Professores, alunos, gestores e administrativo uniram-se no objetivo comum de realizar um evento marcante e digno desta data única. O que me mais me marcou foram as visitas de antigos professores, sendo que duas professoras lecionaram aqui em 1968, logo após a inauguração em 1967. Vê-los caminhando por espaços bem modificados e relembrando momentos vividos foi emocionante”, comenta Ana.

Franklin Augusto de Moura Campos – médico, nasceu na cidade de Tietê (SP) em 1896. As linhas dominantes dos trabalhos de Franklin de Moura Campos foram os problemas de nutrição. Chefiou em período integral a disciplina de fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo por 33 anos. Foi presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo e membro fundador da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Faleceu em 1962.