Notícias

Dezembro Migrante: Construindo Propostas de Combate à Xenofobia

Entre outubro e dezembro 50 educadores participaram de curso que celebra a diversidade dos povos.

Publicado em: 22/12/2023 16h19 | Atualizado em: 22/12/2023
imagem com desenho de um globo terrestre

No mês em que se celebra o Dia Internacional dos Migrantes (18 de dezembro), 50 educadores da Rede Municipal de Educação finalizaram o curso “Dezembro Migrante: Construindo Propostas de Combate à Xenofobia”. A iniciativa, promovida pela Divisão de Currículo, por meio do Núcleo de Educação Étnico Racial – Migrante, foi iniciada em outubro com uma visita ao Museu da Imigração. 

Já no primeiro encontro os participantes puderam conhecer a história do museu, que já foi uma hospedaria de migrantes, e iniciar o planejamento de visitas com suas turmas.

A cidade de São Paulo, que nos últimos anos têm testemunhado um aumento significativo na chegada de migrantes internacionais, recebeu, em 2023, mais de 11 mil alunos migrantes de mais de 100 nacionalidades diferentes. Além disso, mais de 19 mil matrículas foram realizadas para alunos brasileiros cujos responsáveis nasceram em outros países, reforçando a potência da diversidade cultural na Rede Municipal de Ensino.

Carolinne Mendes, responsável pela frente Povos Migrantes do NEER, destacou a importância da visita prévia: “A formação possibilitou que os profissionais da educação pudessem planejar a visita cuidadosamente, começando a sensibilização para os temas que seriam tratados no Museu da Imigração.”

Como atividade de conclusão da formação, os(as) cursistas apresentaram seus percursos, utilizando diversas abordagens para sensibilizar os alunos sobre a temática da migração. Segundo Carolinne, “Percebemos que alguns iniciaram essa sensibilização com o uso de livros literários com o tema da migração que já estavam nas escolas, por exemplo, outros utilizaram vídeos e imagens que sugerimos. Assim, possibilitaram que a visita fizesse sentido. Muitas turmas depois continuaram o estudo a partir dos conteúdos do museu e da preservação de memória, algumas, por exemplo, montaram suas próprias coleções na escola, colocando em prática a ideia de curadoria e sempre com o olhar que tornasse visível a diversidade.”

A diversidade de métodos não apenas sensibilizou os educadores, mas também permitiu a construção de propostas eficazes de combate à xenofobia, fortalecendo a rede educacional como um ambiente acolhedor e plural.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Capa dos Materiais de Orientação para Kit de Educação Infantil
Imagem com duas capas de periódicos: uma da revista Qualé e outra do Jornal Joca.

SME distribui mais de 500 mil exemplares da Revista Qualé e Jornal Joca 

Publicado em: 28/06/2023 11h00 - em Educomunicação

Fotografia de várias pessoas sentadas em cadeiras olhando para um homem que está a frente falando e atrás dele tem um telão com imagem projetada.

Mais 100 escolas recebem projeto piloto sobre sofrimento emocional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos

Publicado em: 27/06/2023 4h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto aérea da cidade de São Paulo.

Prefeitura inicia obras para construção do CEU Cidade Ademar, o primeiro no modelo de PPP

Publicado em: 27/06/2023 2h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem 1 Certa

Professora da EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz se destaca por práticas antirracistas

Publicado em: 27/06/2023 1h53 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 142 143 144 145 146 1.498